Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Ações e Programas
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e para o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o 20 estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
Execução Orçamentária***
| ORÇAMENTO – 2025 | ||||
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 848.440.606,00 | R$ 848.440.606,00 | R$ 260.389.203,57 | R$ 62.227.015,94 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 06/05/2025
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| ORÇAMENTO – 2024 | ||||
|---|---|---|---|---|
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 818.051.101,00 | R$ 1.076.319.458,70 | R$ 972.193.636,43 | R$ 896.671.534,10 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 15/12/2024
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| ORÇAMENTO – 2023 | ||||
|---|---|---|---|---|
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 688.921.938,00 | R$ 932.212.785,06 | R$ 831.500.828,14 | R$ 621.591.369,97 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 15/12/2023
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| ORÇAMENTO – 2022 | ||||
|---|---|---|---|---|
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 643.393.246,00 | R$ 745.101.992,68 | R$ 641.197.545,46 | R$ 505.632.736,71 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 15/12/2022
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| ORÇAMENTO – 2021 | ||||
|---|---|---|---|---|
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 518.532.281,00 | R$ 498.298.096,35 | R$ 453.025.600,49 | R$ 338.707.473,86 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 15/12/2021
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| ORÇAMENTO – 2020 | ||||
|---|---|---|---|---|
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 492.722.250,00 | R$ 583.233.254,65 | R$ 531.365.962,32 | R$ 510.014.971,67 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 15/12/2020
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| ORÇAMENTO – 2019 | ||||
|---|---|---|---|---|
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 412.270.206,00 | R$ 471.114.465,39 | R$ 433.405.416,41 | R$ 425.898.439,73 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 15/12/2019
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| ORÇAMENTO – 2018 | ||||
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Item
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Orçado
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Atualizado | Empenhado | Liquidado |
| Valores | R$ 478.216.840,00 | R$ 438.532.249,71 | R$ 365.163.921,13 | R$ 359.805.953,93 |
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Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças – SOF Atualização: 15/12/2018
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**Valores referentes à execução do presente ano foram atualizados no dia 06/03/2025.
*** Valores referentes à execução dos anos anteriores foram atualizados no último mês de cada ano.
Acesse o quadro detalhado de despesas.
*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS).
*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra " Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa".
Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência
Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.
Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.
Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas.
Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página:
Acesse o Programa de Metas 2025-2028.
METAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA NO PROGRAMA DE METAS 2025-2028:
Meta 93 - Criar o Programa de Requalificação de Equipamentos Culturais “SP+Cultura – Requalifica” e revitalizar 25 espaços culturais, para que sejam mais adequados às atividades desenvolvidas e confortáveis para o público (SMC).
Meta 94 - Abrir 2 novas unidades da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), ampliando o acesso à formação cultural de qualidade para crianças e adolescentes e fortalecendo o surgimento de vocações (SMC).
Meta 95 - Inaugurar o Memorial dos Aflitos, em honra ao legado da população negra escravizada na cidade e para a promoção de uma cultura antirracista (SMC).
Meta 100 - Viabilizar um centro de economia criativa na Casa das Retortas, com foco nas indústrias da moda, gastronomia e madeira (SMC e SP Urbanismo).
Meta 101 - Abrir 5 novos equipamentos de economia criativa voltados especialmente aos jovens das periferias (SMC e SMDET).
Meta 110 - Criar o City Pass, cartão de venda combinada de atrativos e experiências, para o crescimento do turismo integrado na cidade (SMTUR, SMC e SMDET).
METAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA NO PROGRAMA DE METAS 2021-2024:
Meta 51 - Ampliar o acervo de arte urbana do Museu de Arte de Rua (MAR) de São Paulo, com a realização de 260 novos painéis (grafite) em muros e empenas da cidade.
Meta 52 - Atribuir maior destaque ao acervo referente à periferia e suas manifestações e expressões artístico-culturais, adquirindo livros e reformando mobiliários para melhor aproveitamento dos espaços.
Meta 53 - Implantar dez salas de cinema nos CEUs.
Meta 54 - Inaugurar a Casa de Cultura Cidade Ademar.
Meta 55 - Estimular o nascimento e fortalecimento de iniciativas de economia criativa e de diversidade cultural e intelectual na cidade por meio da implantação de quatro estúdios criativos da juventude – Rede Daora.
Meta 56 - Implantar quatro distritos criativos.
Meta 84 - Implantar quatro unidades da Escola Municipal de Iniciação Artística - EMIA.
Plano Municipal de Cultura - PMC
O Plano Municipal de Cultura, conforme Decreto Nº 57.484/2016, é um instrumento de planejamento das políticas culturais do município. Busca promover o pleno exercício da cidadania cultural e dos direitos culturais, estabelecendo mecanismos de gestão democrática e colaborativa com os demais entes federados e a sociedade civil.
Plano de Ação da Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.
Metas vinculadas a Controladoria Geral do Município no Plano de Ação da Agenda 2030:
META 11.4: Fortalecer as iniciativas para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural do Município de São Paulo, por meio de ações de identificação, proteção e valorização.
META 16.2: Proteger todas as crianças e adolescentes do abuso, exploração, tráfico, tortura e todas as outras formas de violência.
MANUAIS E RELATÓRIOS
- Manual de Parcerias - 2021
- Relatório de Gestão - 2023
- Relatório de Gestão - 2022
- Relatório de Gestão - 2021
- Relatório de Gestão - 2020
- Relatório de Gestão - 2014
- Relatório de Gestão - 2013
- Relatório de Gestão - 2005 - 2008
- Balanço "Em Cartaz" - 2013 - 2016
- Balanço "Em Cartaz" - 2009 - 2012
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