Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Centro Cultural Olido recebe Escuta Pública para conversar sobre o Museu de Arte de Rua (MAR)

Projeto Peroá da artista Amanda Lobos, feito no CEU José Bonifácio, executado com o edital de 2025 do MAR (Foto: KatDuo - https://www.instagram.com/katduo/)
São Paulo, 09 de dezembro de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, realiza uma Escuta Pública do Graffiti e da Arte Urbana para dialogar com o projeto do Museu de Arte de Rua (MAR), na próxima quarta-feira (17), às 19h, no Centro Cultural Olido. A conversa é realizada presencialmente e aberta ao público interessado.
O objetivo da Escuta Pública é abrir um espaço de diálogo para ouvir a comunidade artística do graffiti e das artes urbanas. Para isso, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa convida todos os artistas, produtoras, produtores, coletivos ou pessoas que integram a cena da arte urbana em São Paulo para fortalecer o debate e contribuir para a construção do programa.
As conversas, sugestões, perguntas e ideias que surgirem no dia serão levadas em consideração para o edital do MAR 2026. Neste ano, foram realizados mais de 60 projetos artísticos em murais em todas as regiões de São Paulo. Confira alguns deles aqui.
Sobre o Museu de Arte de Rua (MAR)
A iniciativa, criada em 2017, tem como principal propósito fortalecer e reconhecer as Artes Urbanas, atuando em duas frentes principais: os "Projetos Especiais", que estabelecem parcerias com órgãos e setores da Administração Pública para a criação de intervenções artísticas, e os "Editais", nos quais o MAR promove concursos públicos para selecionar projetos de arte urbana nas categorias Solo (muros) e Altura (prédios). As inscrições são abertas a artistas de todo o Brasil, com a condição de que as intervenções sejam realizadas no município de São Paulo.
Além de fomentar e ampliar as expressões artísticas presentes nos espaços públicos da cidade de São Paulo, o MAR tem como objetivo reconhecer e enaltecer a diversidade da Arte Urbana e promover sua disseminação em todas as macro e microrregiões da cidade, democratizando o acesso à cultura e de suas manifestações artísticas e reinterpretando e otimizando o espaço urbano para além da visão convencional da cidade.
O edital para o Museu de Arte de Rua (MAR) de 2025, com inscrições de propostas artísticas de graffiti, stencil e lambe-lambe/cartazes, tiveram suas inscrições compreendidas entre os dias 6 de março até 28 de abril deste ano. A edição de 2025 teve uma novidade: a destinação de 80% do recurso do edital para propostas de artistas ou coletivos que não tenham sido contemplados pelos Editais passados do MAR, incentivando novos olhares e artistas. O valor total do edital foi de R$4,2 milhões, com o recorde de 637 inscritos e contemplou 66 propostas de intervenção, todas elas sendo entregues ainda em 2025.
Serviço:
ESCUTA PÚBLICA DO GRAFFITI E DA ARTE URBANA – MAR 2025
Quando: Quarta, 17/12 – 19h às 21h
Onde: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 – Centro
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Suzane Rodrigues
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
