Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 18 de Novembro de 2025 | Horário: 15:09
Compartilhe:

Espaços culturais da Prefeitura de São Paulo recebem atividades em celebração ao Dia da Consciência Negra (20)

Ações gratuitas acontecem em teatros, centros culturais, bibliotecas, museus e casas de cultura
 Espetáculo “O Território do Samba” no Teatro Paulo Eiró. Foto: Divulgação

São Paulo, novembro de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo realiza, durante o Mês da Consciência Negra, uma programação gratuita em diversos espaços culturais. Nesta quinta (20), os equipamentos recebem oficinas, leituras cênicas, apresentações teatrais e outras atividades.

Além do feriado, a semana contará com atividades do tema em diferentes regiões, que podem ser acessadas no site oficial da
SMC.

A Biblioteca Paulo Duarte, no Centro de Culturas Negras, no Jabaquara, terá programação especial durante toda a semana. No feriado (20), as atividades começam com um almoço comunitário, das 12h às 14h, seguido de uma roda de conversa com intervenção cênica, das 15h às 16h, na qual atores interpretam personalidades representadas nas vidraças da biblioteca, como Zumbi dos Palmares, Carolina Maria de Jesus, Luiz Gama e Mãe Sylvia de Oxalá e às 17h, o sarau Canto de Dandara finaliza as atividades.

Na Biblioteca Mário de Andrade, acontece a oficina “Diálogo entre temática Queer e a Negritude”, às 14h e 16h, na quinta (20). Inserido no coração do Mix Brasil e da Temporada França–Brasil 2025, o ciclo é proposto pela associação Stop Homophobie e reúne ativistas, criadores de conteúdo, artistas e pesquisadores da França, Martinica, Bélgica e Brasil. Nesta semana também, acontece o Clube de Leitura Tereza de Benguela. O encontro de quarta - feira (19), contará com a roda de samba do Grupo Preta Batuque, e será o último encontro do clube no ano de 2025. Essa oficina valoriza não só as escritas literárias de mulheres negras, como também as suas composições. Ultrapassando o formato de roda de samba, o encerramento do clube é também uma roda de leitura.

O Museu Casa da Imagem recebe, às 14h, no dia 20, a oficina “Escrever e reimaginar: experiências negras em São Paulo”, com Henrique Male. A atividade interativa propõe a escrita como instrumento de memória e autoconhecimento, inspirada no conceito de Escrevivência, de Conceição Evaristo. Cada participante deve levar uma fotografia pessoal para construir narrativas relacionadas à experiência negra na cidade.

A Casa de Cultura M’Boi Mirim apresenta na quinta (20), às 19h, o espetáculo “Auto do Boi Prateado”, criado no Terreiro do Asé Barulépè, de Duque de Caxias (RJ). A montagem revisita elementos do Bumba-Meu-Boi e destaca referências de fé e ancestralidade vinculadas a Òsógìyán.

O Centro Cultural Olido recebe no feriado (20) o Festival Consciência Negra Olido das 11h às 21h, com atrações ao longo do dia. A Cia Mapinguary abre a programação com duas sessões de “África Dentro da Gente”, às 11h e 12h, seguidas de feira criativa, debates com atletas de basquete e a apresentação “O Baska é Preto”, com o coletivo Quadrela Paraisópolis. O saguão recebe o Baile Zimbabwe, das 15h às 20h; o Samba do Meio Dia, das 18h às 19h30; e o Samba no Gogó, às 19h30. A programação inclui ainda uma Oficina de Capoeira com o Mestre Peroba, das 18h30 às 21h, e o Baile de Samba Rock com Caio Rocha, das 18h às 21h, na Vitrine da Dança.

O Teatro Paulo Eiró segue com o espetáculo “O Território do Samba”, em cartaz. De 19 a 22/11 das 21h às 22h30, e no domingo (23), das 19h às 20h30. A peça acompanha uma escola de samba em crise após o rebaixamento no carnaval e discute disputas internas e o futuro da comunidade.

Confira outras programações gratuitas:
https://spmaiscultura.prefeitura.sp.gov.br/

 

Escrito por: Giovanna Leite Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 21 Casas de Cultura, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

collections
Galeria de imagens