Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025 | Horário: 19:14
Compartilhe:

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NOS ESPAÇOS DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

-

BIBLIOTECAS

Programação Completa: https://prefeitura.sp.gov.br/web/cultura/w/abertura-da-biblioteca-paulo-duarte-com-atividade-especial-e-programa%C3%A7%C3%A3o-com-cinema-oficinas-e-teatro-a-semana-da-consci%C3%AAncia-negra-nas-bibliotecas-p%C3%BAblicas

CENTROS CULTURAIS
15/11
Atração: Samba do Brigadeirão
Local: Centro Cultural da Juventude - Ruth Cardoso, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha
Horário: 15h às 17h
Sinopse: Há 5 anos, nasceu na Praia Grande um projeto que já se tornou tradição: a Roda de Samba Brigadeirão. Idealizado por Welkerton (Telinho), apaixonado pelo samba desde a infância, o encontro começou de forma simples, reunindo familiares e amigos que aprenderam a tocar com ele. O que era apenas uma celebração entre conhecidos cresceu e ganhou força, tornando-se um espaço de convivência, aprendizado e valorização da cultura popular.

Atração: SHOW RESPLANDECER ROSA MORENA-CANTA CLARA NUNES
Local: Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental
Horário: 15h às 19h
Sinopse: A cantora, compositora e atriz Rosa Morena, uma voz muito respeitada do samba paulistano, anuncia no Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá, o CCN Jabaquara, a circulação do espetáculo seu espetáculo inédito dirigido pelo maestro Waldir Santos o “Show Resplandecer: Rosa Morena Canta Clara Nunes”. Mais do que um tributo, o projeto é uma celebração da memória, da força da mulher no samba e da cultura popular brasileira. Inspirada desde sempre pela obra e pela trajetória de Clara Nunes, Rosa Morena não se limita a interpretar canções, ela revive a energia e a narrativa que fizeram de Clara um patrimônio nacional. Antes do show tem roda de conversa e sarau com atividades artísticas e mic aberto. As atividades começam às 15 e o show está marcado para às 18:00, é gratuito.

Atração: Onde nascem os sonhos– Clarin Cia. de Dança
Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
Horário: 17h às 21h
Sinopse: Os bailarinos da Clarin Cia. de Dança, oriundos de comunidades do Rio de Janeiro e São Paulo, possuem experiências diversas em dança, da capoeira ao ballet, passando pelo funk, breaking e outras danças populares brasileiras, que formam a base da concepção coreográfica de Fênix Com uma postura de resistência à miséria e à violência, Fênix busca encontrar a força da vida na invenção festiva, denunciando a necropolítica enquanto afirma a vida, valorizando o que mobiliza corpos em coletivo e a pluralidade de ritmos e movimentos.
 

18/11
Atração: Projeto Soul Samba Rock

Local: Centro Cultural Grajaú R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América

Horário: 18h às 20h

Sinopse: A aula tem início às 18h com a apresentação e teoria básica da história do samba rock e seus passos básicos, depois inicia-se com aquecimento/alongamento e partimos para a prática dos passos básicos e se desenvolve a partir do desenvolvimento da turma.

Atração: COLIBRI - Solo Maria Emilia

Local: Centro de Referência da Dança, Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo

Horário: 19h às 20h

Sinopse: Colibri, da artista Maria Emilia Gomes, é um solo de dança contemporânea criado a partir dos desejos da intérprete de voar. Inspirada no pássaro que dá nome à obra, a coreografia atravessa memórias e invoca outras narrativas de seu território de infância, marcado por apagamentos históricos e contextos de exploração. Em cena, elementos cênicos surgem como metáforas e simbologias que conectam a intérprete ao Congado Mineiro, ao rio Gualaxo do Norte, ao rompimento da Barragem de Fundão e a fabulações de crianças de comunidades periféricas de São Paulo e sul da Bahia. Entre céus e serras, “Colibri” sankofa, reivindica dança como tecnologia e amor como possibilidade de existir. A obra é marcada, também, pelo olhar da intérprete e seu corpo preto abre caminho para a inventividade na qual “uma multidão”.


19/11
Atração: João Carllos e Banda - Rock Preto

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo,

Horário:13h30 às 14h30

Sinopse: O Rock Preto chega com força total para celebrar e valorizar a essência da música rock e seus pioneiros. O evento, que acontecerá em breve, tem como objetivo principal fortalecer a cena do rock, destacando suas raízes, seus ícones e a sua influência cultural ao longo dos anos.

Com uma programação repleta de shows, palestras e atividades voltadas para artistas, fãs e entusiastas do gênero, o Rock Preto busca criar um espaço de troca, reconhecimento e valorização do movimento rock. A iniciativa destaca a importância de preservar e promover a história e a evolução do rock, reconhecendo seus precursores e inspirando novas gerações a continuarem essa trajetória musical.


Atração: OFICINA - PERCUSSÃO CUBANA

Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Horário: 14h às 16h

Sinopse: A percussão cubana é a alma do ritmo — uma linguagem que atravessa gerações, unindo tradição e modernidade. Desde a chegada dos africanos a Cuba, os tambores, as claves e os congas se tornaram protagonistas da nossa música. Ao longo do tempo, a percussão cubana não apenas fundamentou gêneros como o son, a rumba e o mambo, mas também influenciou movimentos como o jazz e o hip hop.

20/11

Atração: Programação Especial Dia da Consciência Negra

Local: Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental

Horário: 10h às 21h

Sinopse: Programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, iniciaremos com atividades de contação de histórias Afro Kids, na sequência teremos a instalação de uma feira para mulheres negras Afro Empreendedores-Afro Ellas, desfile Grupo Maracatu e no hall externo teremos Djs tocando um repertório da ( Black Music-Samba Rock Samba e Axé), iremos servir acarajés diretamente das mãos de uma baiana típica e visita guiada, finalizamos a programação com Baile Black e muito Samba Rock com os professores de dança Diplomatas.

Atração: FESTIVAL CONSCIÊNCIA NEGRA OLIDO

Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Horário: 11h às 21h

Sinopse: O Centro cultural contará com eventos durante todo o dia 20/11, atrações confirmadas:

CIA MAPINGUARY ÁFRICA DENTRO DA GENTE: Terá duas apresentações 11h e 12h na sala Paissandu - Com ampla pesquisa de personagens folclóricos e da tradição da Cia Mapinguary na utilização de bonecos grandes de vara: como o Mapinguary - monstro da Amazônia - e o Chibamba - uma lenda afro brasileira do interior de Minas Gerais -, apresentamos nosso carnaval com músicas criadas a partir de lendas e contos populares. A apresentação contou com um pequeno cortejo acompanhado de uma bandinha musical com a participação do público.

FEIRA CRIATIVA

DEBATE ATLETAS BASQUETE

APRESENTAÇÃO "O BASKA É PRETO" + QUADRELA PARAISÓPOLIS

BAILE ZIMBABWE: Estará tocando nos intervalos das programações das 15h às 20h no saguão. É um baile, a Zimbabwe é um movimento cultural. Seus DJs históricos fazem a pista vibrar com hits que moldaram a cena black paulistana, misturando clássicos do funk, soul e novidades com o mesmo DNA de resistência e liberdade.

Baile Samba Rock: Baile de Samba Rock com Caio Rocha, das 18h às 21h na Vitrine da Dança. Apresentação de samba rock aberta ao público, em que serão compartilhados os conceitos básicos, a história do movimento cultural e as intervenções artísticas com movimentações características (passos) da dança.

SAMBA DO MEIO DIA: Roda de samba ocorrerá das 18h às 19:30h no saguão. Em formato de roda de samba, o grupo formado por familiares e amigos pretende contribuir para a manutenção da nossa cultura popular, servindo de base para as novas gerações, assim esse espetáculo apresenta o cancioneiro de terreiros, com emblemáticos sambas de Zeca pagodinho, Paulo César Pinheiro, entre outros que fazem alusão aos orixás do panteão africano.De partido alto ao samba dolente, passando por Ijexá e grandes sucessos, a roda de Samba do Meio Dia, convida o jovem talento kako Chocolata para entregar ao público um show vibrante, com o melhor da cultura do Samba.

OFICINA CAPOEIRA: Oficina de Capoeira com o Mestre Peroba, ocorrerá das 18:30h às 21:00h na sala café. Oficina de capoeira com movimentos de ataque e defesa que se combinam, aulas de musicalidade com os instrumentos que compõem a roda de capoeira, movimento fluidos que nos permitem a ginga e seus deslocamentos, rodas de conversa sobre temas preestabelecido que permeiam a história da capoeira em comunhão com a história do Brasil diálogos sobre ancestralidade, movimentos que desafiam as leis da gravidade, diálogos sobre fundamentos e tradições formação de roda e confecção de instrumentos.

SAMBA NO GOGÓ: Roda de Samba que vai ocorrer no saguão às 19:30h. O Samba no Gogó nasceu em 2023 do desejo do tradicional articulador cultural da zona norte, Zezão, de resgatar o verdadeiro samba de chão – aquele que pulsa no gogó e na palma da mão, com calor humano e energia comunitária. Com trajetória iniciada no fim dos anos 1990, quando produzia baladas blacks e já exaltava a cultura preta, a grupo apresenta uma roda de samba autêntica, onde o canto coletivo e o batuque de mãos se tornam protagonistas.A proposta é uma celebração à essência do samba, unindo clássicos que atravessaram gerações e sucessos que embalam as rodas contemporâneas, num encontro que valoriza a ancestralidade e a potência criativa do povo preto.


Atração: Roda de Capoeira Contemporânea com Mestre Jaburu

Local: Polo Cultural e Criativo Chácara do Jockey, Rua Santa Crescência, 201 e 323 - Portaria 4 e 5

Horário: 11h e 12h

Sinopse: A Roda de Capoeira Contemporânea é um espetáculo cultural que une tradição, movimento e ancestralidade. Inspirada na sabedoria e trajetória do Mestre Jaburu, a apresentação integra elementos clássicos e modernos da capoeira, revelando a riqueza de sua expressão corporal e musical. Com momentos dedicados ao Jogo de Santa Maria, que traz teatralidade e simbolismo, e ao Jogo de Una, com seus gestos fluidos e ritualísticos, a roda se transforma em uma narrativa viva da herança afro-brasileira. A presença do Maculelê, com seus bastões, cantos e ritmos percussivos, amplia ainda mais o poder coletivo do espetáculo. Mais do que uma exibição, a roda é um encontro de corpos, sons e histórias — uma celebração do legado cultural que pulsa no presente com energia e respeito.


Atração: FESTIVAL SAMBA NO GRAJAÚ ESTRELA DO TERCEIRO MILÊNIO - ESPECIAL DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Local: Centro Cultural Grajaú R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque America

Horário: 14h às 21h

Sinopse: No dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o G.R.C.S.E.S. Estrela do Terceiro Milênio realiza, no Calçadão Cultural do Grajaú, o evento “Festival Samba no Grajaú”, uma grande celebração em homenagem à cultura negra e às tradições que formam a identidade do nosso território.

A programação reúne importantes grupos de samba e pagode da região – Samba da Praça Grajaú, Pagode da 27, Quem Samba Fica, Samba da Esquina e Pagode da Pegada da Coruja – que representam a força das comunidades periféricas e sua contribuição histórica para o samba paulistano.

Mais do que um evento musical, o Festival Samba no Grajaú é um gesto de resistência, valorização da memória e fortalecimento do pertencimento coletivo. O Calçadão Cultural se transforma em ponto de encontro, troca e celebração, reafirmando o papel do Grajaú como território de arte, ancestralidade e orgulho negro.

Atração: Capoeira Com Mestre Peroba

Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Horário: 18h30 às 21h

Sinopse: Roda de capoeira com a guiança do Mestre Peroba


Atração: Africanse Dança corpo memória

Local: Centro de Referência da Dança, Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo

Horário: 19h às 20h

Sinopse: Artista e pensadores imigrantes africanos no Brasil em particular na cidade de São Paulo reúnem -se pelo ofício da dança e afins, para celebrarem

o mês da conciencia negra pelo projeto AFRIKANSE Dança – Corpo e Memória

Uma proposta que vem para completar a apresentação do 1º balé afrikano em São Paulo, Mesa de conversa com principais nomes da dança africana na cidade junto de afro-brasileiros, fazedores e pensadores da dança na diáspora. Assim como também uma cerimônia de entrega de troféus para agentes e bailarinos da arte e cultura africana.

 

21/11
Atração:
Jesse Royal

Local: Centro Cultural Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1100 - Água Branca

Horário: 18h às 19h30

Sinopse: Royal é o segundo álbum de estúdio de Jesse Royal, lançado em 2021 pela Easy Star Records. Indicado ao Grammy de Melhor Álbum de Reggae, o trabalho mistura reggae com R&B, soul, afrobeats e hip-hop, trazendo letras que falam de amor, empoderamento, espiritualidade e crítica social. Com participações de Vybz Kartel, Protoje, Stonebwoy, Samory I, Kumar e Runkus, o disco confirma Jesse Royal como uma das vozes mais marcantes do reggae contemporâneo.

Atração: Exposição Consciência Negra - Anima

Local: Centro Cultural da Diversidade - Rua Lopes Neto, 206 - Itaim Bibi

Horário: 18h às 19h

Sinopse: A exposição “Consciência Negra – Memórias, Resistências e Futuro” chega para celebrar, refletir e reafirmar a importância da cultura afro-brasileira na formação da nossa sociedade. Por meio de obras visuais, fotografias, instalações, performances e narrativas orais, o público é convidado a revisitar a trajetória do povo negro no Brasil e reconhecer suas lutas, conquistas e legados.

Mais do que uma exposição, o evento é um ato político e poético: provoca reflexões sobre o racismo estrutural, valoriza a identidade afro-brasileira e aponta caminhos para um futuro mais justo e igualitário.

Atração: Encontro Charme

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, R. Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo

Horário: 18h às 20h

Sinopse: Em outubro de 2019, os grupos Step Black e Black Broken uniram forças para criar o Encontro Charme, um movimento dedicado a reunir e fortalecer a comunidade de passinho charme do Brasil.O charme é mais que uma dança, é uma expressão cultural vibrante do Rio de Janeiro. Inspirado pelo movimento soul e funk, o charme foi popularizado no Brasil pelo DJ Corello nos anos 80, e se tornou uma dança social, onde as pessoas se movem juntas em uma sintonia única. O nosso evento é uma homenagem aos antigos bailes de São Paulo, conectando a experiência dos veteranos com a energia das novas gerações.Nossa missão é clara: promover a cultura urbana por meio de bailes abertos. Nestes encontros, oferecemos aulas de dança para todos os níveis, apresentações de grupos, e a energia contagiante de DJs e cantores convidados. Afinal, a dança se aprende na prática!Não há limite de idade para o charme. Nossa meta é levar essa arte para todos os cantos de São Paulo e cidades vizinhas, compartilhando essa cultura e criando um espaço de união e aprendizado para todos que amam a dança.

Atração: Africanse Dança corpo memória

Local: Centro de Referência da Dança, Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo

Horário: 19h às 20h

Sinopse: Artista e pensadores imigrantes africanos no Brasil em particular na cidade de São Paulo reúnem -se pelo ofício da dança e afins, para celebrarem

o mês da conciencia negra pelo projeto AFRIKANSE Dança – Corpo e Memória

Uma proposta que vem para completar a apresentação do 1º balé afrikano em São Paulo, Mesa de conversa com principais nomes da dança africana na cidade junto de afro-brasileiros, fazedores e pensadores da dança na diáspora. Assim como também uma cerimônia de entrega de troféus para agentes e bailarinos da arte e cultura africana.


Atração: Theodoro Nagô

Local: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 - Bela Vista

Horário: 19h às 20h

Sinopse: O cantor e compositor Theodoro Nagô apresenta o show “Coisa de Pele”, um espetáculo intimista em voz e violão em homenagem à obra de Jorge Aragão, um dos grandes mestres do samba. Em cena, Theodoro revisita sucessos como “Coisa de Pele”, “Identidade” e “Já É”, trazendo novas roupagens da discografia de Aragão. A escolha do repertório se conecta à sua trajetória familiar e artística, especialmente à influência do pai, fã de longa data do sambista. Além de intérprete, Theodoro reafirma sua relevância como compositor, já tendo colaborado com nomes de destaque da música brasileira contemporânea.


Atração: Sexta do Riso - Especial mês da consciência negra

Local: Centro Cultural da Penha, Largo do Rosário, 20 - Penha de França

Horário: 20h às 21h

Sinopse: O humorista Elson Santana Ferreira (Ingrid Bryan) é uma drag queen humorista que tem seu show todo voltado a interação com o público, arrancando gargalhadas com seu humor e irreverência. A mesma (Ingrid) dá a vida a outras criações do ator, tais como Iemanjá, Professora Internada, Sexóloga, Madame Zulu e A desempregada e a preta de neve. Desde 2005 Ingrid vem ganhando espaço e fãs pelas suas interpretações com as personagens e também pelo seu lado do improviso com o público, possibilitando assim ser contratada sempre para inúmeros eventos fechados e articulares, e outros como feiras e eventos públicos. De aparições em aparições foi convidada a fazer parte em peças de teatros, programas de TV, filmes, temas de livros e shows e elencos de casas LGBTQIA +.


22/11

Atração: Batizado de Capoeira(Grupo Cativeiro)

Local: Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental

Horário: 11h às 13h

Sinopse: :A capoeira apresenta uma grande relevância diante dos seus fatores: cultural, histórico, educacional, e os estudiosos que abordam sobre a sua existência, atestam que a capoeira teve a influência dos negros africanos trazidos para o Brasil, a partir da luta pela sobrevivência, tornando-a um símbolo de resistência. Por encontrar dificuldades em relação aos registros da capoeira referente à sua origem e por preservar as transmissões dos saberes, temos exemplos das figuras ilustres dos mestres e mestras, responsáveis por passar os seus ensinamentos de geração a geração, dentre os grandes mestres mais falados na história são estes: Mestre Bimba e o Mestre Pastinha, sem desconsiderar os destaques também de vários mestres, mestras e

capoeiristas nesse universo. Dessa forma, a capoeira é uma marcante manifestação cultural afrobrasileira, e vem crescendo tanto nos campos de pesquisa, educacional quanto ao número de praticantes no Brasil e nos diversos países. A roda de capoeira, embora possui diferentes significados e interpretações, nela acontece o jogo, a dança, a luta e há uma possível e importante conexão com o passado. A palavra batismo quer dizer mergulho, na capoeira este nome é dado à admissão de alguém na comunidade da capoeira depois de um período de treinamento e estudo da cultura, nesta cerimônia o aluno recebe o seu primeiro cordão, sua primeira graduação e eventualmente um apelido que tornará conhecido no mundo da capoeira, este aluno joga com um Mestre, Contramestre ou Professor e escolhe em seu âmbito familiar um padrinho ou uma madrinha para acompanhar a sua evolução na capoeira. Evolução esta que pode tornar este simples aluno em um agente multiplicador vindo a ser um futuro Professor, Contramestre e Mestre de Capoeira, este evento integra toda comunidade da capoeira de vários lugares, futros cantos tradicionais e de domínio popular. Depois uma apresentação da Capoeira Regional onde os jogadores demonstram as suas destrezas e habilidades em alta performance e velocidade finalizando assim com Samba de Roda com muita alegria e ginga. familiares, crianças, adultos, jovens e idosos, homens e mulheres integrando toda comunidade local, através de sua herança cultural de matriz africana em uma grande festa. Faremos uma tradicional roda de Capoeira, no formato da Capoeira Angola com a tradição rítmica de bateria formada pelo Grupo Cativeiro Capoeira, três berimbaus, Berra Boi, Médio Gunga e Viola, dois pandeiros, um atabaque, um reco-reco e um agogô, e seus cantos tradicionais como: paranaue, manteiga derramou, camugerê, aidê, tempo do cativeiro, sai Catarina, Canoa virou entre outros.

 

Atração: Encontro Quilombinho - Trança e Afeto, Raízes que Contam Histórias

Local: Centro Cultural Vila Formosa, Av. Renata, 163 - Vila Formosa

Horário: 14h às 17h

Sinopse: No mês da Consciência Negra, o Quilombinho realiza um encontro especial para crianças e famílias, com o tema “Raízes que Contam, Tranças que Curam”, celebrando a beleza, a ancestralidade e a identidade negra através de momentos de afeto, arte e resistência.


Atração: Flash Balanço celebra décadas 70, 80, 90 e atualidades - Destaque Dia da Consciência Negra

Local: Centro Cultural Grajaú - Rua Prof. Oscar Barreto Filho, 252 - Parque América, São Paulo

Horário: 18h às 19h

Sinopse: O Flash Balanço é um mergulho nostálgico e vibrante na essência da Black Music, celebrando as décadas de 70, 80, 90 e suas influências nas batidas atuais. O projeto resgata as pérolas da Soul Music, Funk Soul, R&B, Charme e Black Pop Soul — sons que embalaram gerações e seguem pulsando no coração da cultura urbana.


Atração: Celsinho Mody

Local: Centro Cultural da Juventude - Ruth Cardoso, Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila Nova Cachoeirinha

Horário: 18h

Sinopse: O show do artista Celsinho Mody "NA VOZ DO POVÃO" conduz o público a uma imersão direta ao que existe de melhor na memória do repertório popular do samba e a explosão do sentimento de felicidade que existe em cada coração. Mody abraça todos os públicos com a mistura do samba tradicional e as inovações da modernização do ritmo musical e transita da raiz profunda do mestre Candeia até a modernidade das composições de

 

Atração: Independência ou continuaremos mortos a luta de Palmares

Local: Centro Cultural Olido, Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo

Horário: 18h às 21h

Sinopse: Palestra Independência ou continuaremos mortos a luta de Palmares não é uma citação histórica literal, mas uma junção de duas ideias distintas que ressignificam a história do Brasil. Ela mescla a famosa frase de Dom Pedro I, "Independência ou Morte", com a referência à resistência do Quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi. A frase reflete uma crítica à narrativa oficial da independência e busca evidenciar a longa luta do povo negro pela liberdade.
 

Atração: Rahessa

Local: Centro Cultural Vila Itororó, Rua Maestro Cardim, n° 60 - Bela Vista

Horário: 19h às 20h

Sinopse: o EP: "Labirinto Místico" mergulha dentro de suas experiências como ser, desde as mazelas do cotidiano de uma preta melaninada, onde, ao mesmo tempo, traz força com um amor de cura e o reencontro consigo mesma. A construção das músicas são com influências afro contemporâneas, como: R&B, Samba, Funk e Afrobeat entoados em sua voz mezzo soprano/contralto, além de contar a trilha de sua trajetória com elementos clássicos ancestrais como Ijexá, um ritmo originário de práticas religiosas de matriz africana.
 

Atração: Africanse Dança corpo memória
Local: Centro de Referência da Dança, Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo
Horário: 19h às 20h
Sinopse: Artista e pensadores imigrantes africanos no Brasil em particular na cidade de São Paulo reúnem -se pelo ofício da dança e afins, para celebraremo mês da conciencia negra pelo projeto AFRIKANSE Dança – Corpo e Memória Uma proposta que vem para completar a apresentação do 1º balé afrikano em São Paulo, Mesa de conversa com principais nomes da dança africana na cidade junto de afro-brasileiros, fazedores e pensadores da dança na diáspora. Assim como também uma cerimônia de entrega de troféus para agentes e bailarinos da arte e cultura africana.
 

23/11
Atração: Black Piquenique
Local: Teatro Flávio Império, R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaiba, São Paulo - SP, 03721-010
Horário: 15h às 18h
Sinopse: O Coletivo Cultural Dream Team do Guetto tem o prazer de apresentar o Dream Team Black Piquenique, um evento que celebra a cultura da Black Music e promove a interação entre diferentes públicos em um ambiente descontraído e acolhedor. Este piquenique será uma oportunidade única para reunir pessoas que apreciam a música e a arte, criando um espaço de troca e convivência.
 

Atração: Di Quebrada

Local: Centro de Culturas Negras - Rua Arsênio Tavolieri, 45 - Jd. Oriental

Horário: 15h às 17h

Sinopse: A história do projeto Samba Rock Di Quebrada tem origem na realização de um evento no primeiro dia do ano de 2015, sugerido via Facebook pelo DJ Fox, morador do bairro da Brasilândia. Muitas pessoas, que não tinham ido viajar no Réveillon, foram ao evento que aconteceu na rua mesmo. Fox improvisou na instalação do som, articulou a realização com alguns moradores e comerciantes e tudo correu na mais pura tranquilidade, diversão e balanço.

TEATROS

15/11
Atração:
MITOLOGIA TROPIKAL
Local: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Horário: 20h as 21h40
Sinopse: Entre entidades mal assombradas, Sinhás Brancas, CEOs, Xica Da Silva e cidadãos comuns - MITOLOGIA TROPIKAL narra histórias que interligam o passado histórico Brasil Colônia escravocrata, a jornada de exploração da Uberização contemporânea, misturando conflitos do nosso país, a partir do legado das lendas e folclores afro-indígena-cristão, numa visão adulta de terror-político.

Atração: Mostra Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos em três atos
Local:Teatro Arthur Azevedo, Av. Paes de Barros, 955 - Alto da Mooca, São Paulo - SP, 03115-020
Horário: 21h às 22h45
Sinopse: Afrotranstopia - Movimentos Coreográficos é uma obra em três atos complementares, que estrearam em tempos e contextos diferentes. Os Movimentos I, II e III se aprofundam em uma pesquisa extensa realizada pelo artista, coreógrafo e pesquisador Mario Lopes. A obra é ativada juntamente com o grupo Afrotranstopia Coletividade composto por quatro artistas: Mario Lopes, Verônica Santos, Malu Avelar e Guinho Nascimento.No primeiro, trata-se de dar sonoridade ao corpo e corpo ao instrumento. Dá vazão ao que começa nas sonoridades do passado e continua a gritar no presente. Os movimentos seguem o compasso do comando, que deprime o batimento cardíaco; as palavras silenciadas que buscam se manifestar; e a capacidade de contar e recontar. O segundo reflete sobre o impacto no corpo em contextos estranhos, códigos sociais de comportamento, processos de adaptação física e momentos de confronto com o corpo percebido como estranho pela linguagem, cor da pele ou modos de ser. Aqueles que são reconhecidos como estrangeiros (pelo idioma, aparência e hábitos) buscam estratégias de camuflagem que lhes permitem entrar e penetrar nas “normas"

Atração: O Território do Samba
Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Horário: 21h às 22h30
Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

19/11

 

Atração: O Território do Samba

Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Horário: 21h às 22h30

Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

 

20/11

Atração: O Território do Samba

Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Horário: 21h às 22h30

Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.


 

21/11
Atração: O Território do Samba

Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Horário: 21h às 22h30

Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

 

Atração: A Solitária é Preta

Local: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Horário: 20h às 20h50

Sinopse: Um homem preto, preso por um crime que não cometeu, divaga sobre as questões que o deixaram nessa situação. Será que a igualdade racial é uma utopia?

 

22/11
Atração: O Território do Samba

Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Horário: 21h às 22h30

Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

Atração: A Solitária é Preta

Local: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Horário: 20h às 20h50

Sinopse: Um homem preto, preso por um crime que não cometeu, divaga sobre as questões que o deixaram nessa situação. Será que a igualdade racial é uma utopia?


23/11
Atração: O Território do Samba

Local: Teatro Paulo Eiró, Avenida Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Horário: 19h às 20h30

Sinopse: Após um rebaixamento, uma escola de samba enfrenta dificuldades. Uma proposta surge, prometendo mudar seu destino, mas que também pode ameaçar sua tradição. A comunidade se une para decidir o futuro, lutando entre a resistência e a transformação. Em cena, o orgulho, a história e o sonho de um território inteiro.

 

Atração: A Solitária é Preta

Local: Teatro Alfredo Mesquita, Av. Santos Dumont, 1770 - Santana

Horário: 20h às 20h50

Sinopse: Um homem preto, preso por um crime que não cometeu, divaga sobre as questões que o deixaram nessa situação. Será que a igualdade racial é uma utopia?

Biblioteca Mário de Andrade
11/11 a 19/11
Atração:Clube de Leitura Tereza de Benguela
Local:Biblioteca Mário de Andrade
Sinopse: Encabeçado pela Coleção Circulante da Biblioteca Mário de Andrade

 

20/11
Atração:
Mix Brasil - Conferências "Diálogo entre temática Queer e a Negritude"
Local: Biblioteca Mário de Andrade
Horário: 14h e 16h

MUSEUS
15/11
Atração:
Dos bailes da Marquesa aos bailes black Com Ananda Castilho
Local: Solar da Marquesa de Santos
Horário: 14h
Sinopse: O Baile Black é uma das principais formas de sociabilidade cultural nas periferias de São Paulo, constituindo-se como um espaço de resistência, afirmação identitária e celebração da cultura negra. Nesse contexto, os passinhos Flash Black surgem como uma das expressões mais vibrantes e representativas desses bailes.A vivência proposta proporcionará não apenas uma introdução à prática dessa dança, mas também uma reflexão sobre o papel dos bailes black na construção da identidade e da memória negra em São Paulo. Ao realizar este projeto no Solar da Marquesa de Santos, busca-se ocupar simbolicamente um espaço histórico da cidade com a energia e a vitalidade da cultura negra contemporânea.
 

19/11
Atração: Empreendedorismo racial, precarização do trabalho e a herança da exploração colonial Com Wellington Conegundes
Local: Solar da Marquesa de Santos
Horário: 14h
Sinopse: A atividade consiste em uma mediação realizada no Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e Casa nº 1, com o objetivo de debater questões históricas relacionadas ao trabalho da população negra no período colonial, bem como refletir sobre suas continuidades e transformações na contemporaneidade, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho atual. Um dos principais pontos de interesse da atividade é discutir as construções históricas e sociais que relacionam as populações negras à precarização, tanto salarial quanto social.


20/11
Atração: Escrever e reimaginar: experiências negras em São Paulo Com henrique male
Local: Casa da Imagem
Horário: 14h
Sinopse: A experiência negra na capital paulista é rica, complexa e diversa, abrangendo resistência, afetos, cultura e a construção de territórios e identidades em meio aos desafios urbanos.Inspirada no conceito de Escrevivência, de Conceição Evaristo, esta oficina convida os participantes a utilizarem a escrita como ferramenta de autoconhecimento — um exercício de olhar para a própria história e transformá-la em narrativa, seja ela factual, memorialística ou autoficcional. cada participante deverá trazer para o encontro uma fotografia pessoal que possua algum vínculo afetivo, em formato físico ou digital.

CASAS DE CULTURA

16/11
Atração:
Intervenção Infantil Zumbabe
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 11h às 16h
Sinopse: Somos um grupo de intervenção artística com bailarinos e animadores infantis, e apresentamos espetáculos divertidos e coloridos onde a imaginação das crianças as inspiram a dançar e a se divertir de uma forma emocionante e inesquecível.Levamos nosso trabalho a qualquer lugar e ocasião em que a diversão e a criatividade possa entreter, emocionar e cativar esses jovens espectadores atraídos pelo poder das histórias e da imaginação.


Atração: Galocantô
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 16h
Sinopse: O projeto “Galo de Rua” é um evento gratuito idealizado pelo Grupo Galocanto, em parceria com a Prefeitura, que tem como propósito reverenciar e difundir a história e a essência do samba de raiz, fortalecendo o elo entre tradição e contemporaneidade. A iniciativa busca valorizar artistas da nova geração e, ao mesmo tempo, prestar homenagem a nomes já consagrados, mostrando ao grande público que o samba continua sendo um símbolo de identidade, resistência e união.Mais do que um espetáculo musical, o “Galo de Rua” é uma celebração da cultura popular brasileira em sua forma mais autêntica. O projeto propõe um encontro de gerações, onde as batidas dos tambores, os versos poéticos e o canto coletivo se transformam em uma experiência viva de memória e pertencimento.Com um repertório que passeia por clássicos e composições autorais, o evento traz à tona o poder do samba como manifestação social, histórica e afetiva — um espaço de convivência, partilha e alegria que reafirma o valor das ruas, das praças e das comunidades como berços culturais do nosso país.O “Galo de Rua” nasce para ecoar a voz do povo, celebrar suas raízes e manter acesa a chama do samba, promovendo arte, diversidade e inclusão em um ambiente aberto, acessível e cheio de significado.


Atração: Serginho Madureira
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário:17h30
Sinopse: Neste show, Serginho Madureira, reconhecido como grande compositor, canta suas composições que foram gravadas por intérpretes consagrados (Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Diogo Nogueira, Dudu Nobre, Leci Brandão, Renato da Rocinha …) e outros sucessos do mundo do samba


Atração: Nenê Amaral canta Tim Maia
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 19h30
Sinopse: Nenê Amaral que está na estrada desde 1992, passando pela Banda Prisioneiros do Rock e Banda Acesso Rock, tocando em eventos e casas de show, agora apresenta o espetáculo Nenê Amaral Canta TimMaia, acompanhado de Susana Goularte (backing vocal), Edson Ferreira (bateria), Elvis Goularte do Amaral (guitarra), Leo Luzzi Lima (baixo) e Acesso Rock Big Band (teclado, trompete e trombone), relembra os sucessos inesquecíveis de Tim Maia, passando pela fase racional, sucessos dos anos 70 e 80, trazendo um show com muita energia neste tributo imperdível

Atração: DJ Xuxa
Local: Casa de Cultura São Miguel
Horário: 14h às 20h
Sinopse: A DJ Ana Xuxa apresenta um espetáculo musical envolvente, explorando a origem da black music, suas vertentes e a influência desse movimento na cultura brasileira ao longo do tempo, até as produções contemporâneas. Relembrando momentos, artistas e mulheres de destaque que narram a história da black music e de nossa cultura através do som, da batida e da resistência.
 

20/11
Atração:
Auto do Boi Prateado
Local: Casa de Cultura M’Boi Mirim
Horário: 19h
Sinopse: O Auto do Boi Prateado é uma criação artística nascida no Terreiro do Asé Barulépè, em Duque de Caxias (RJ). O espetáculo ressignifica a tradição do Bumba-Meu-Boi, unindo fé, ancestralidade e arte cênica. O Boi Prateado simboliza encantamento, fertilidade e resistência, sendo iluminado pela prata que representa a força de Òsógìyán — senhor da cura e da persistência. Misturando canto, dança, música e liturgia, o Auto transforma o terreiro em palco vivo da memória afro-brasileira, celebrando o encontro entre o sagrado e o popular. É uma afirmação do protagonismo dos povos de terreiro e a continuidade da ancestralidade através da arte.

collections
Galeria de imagens