Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025 | Horário: 19:09
Compartilhe:

Festival de samba Saudosa Maloca recebe mais de 5 mil pessoas, recorde de público no Centro Cultural Vila Itororó

Primeira edição do evento foi realizada neste sábado (9), com Pagode da 27 e Luiz Ayrão
Na imagem, evento Saudosa Maloca na Vila Itororó

São Paulo, 11 de agosto de 2025 – A primeira edição do festival de samba Saudosa Maloca teve público recorde neste sábado (9), com a presença de 5.293 mil pessoas no Centro Cultural Vila Itororó, além do grupo Pagode da 27 e o cantor e compositor Luiz Ayrão, convidado da Roda Saudosa, que comandaram a roda de samba, a partir das 14h.

É fundamental essa iniciativa, principalmente vindo do Poder Público. Eventos como esse já acontecem nas periferias e é importante acontecer em outros espaços. Com certeza vai fortalecer demais o samba em São Paulo”, disse Jefferson Santiago, um dos fundadores do Pagode da 27.

O Pagode da 27, tradicional roda de samba do bairro do Grajaú, na zona Sul da capital, animou a roda de samba a partir das 15h cantando os sucessos “Revolta Olodum”, “Retrato Cantado de Um Amor”, “Samba Dos Ancestrais”, entre outros. Após às 17h, Luiz Ayrão cantou músicas como “Nossa canção”, “Ciúmes de você”, “Palavra de rapaz”, “Bonequinha”, “Mulher à brasileira”, e outras faixas.

O projeto é inspirado no clássico samba “Saudosa Maloca”, composto por Adoniran em 1951, e busca celebrar a tradição do samba paulistano e suas diversas expressões, conectando artistas da nova geração com nomes consagrados da chamada “Velha Guarda”.

A gente está no território do samba, no coração da Bela Vista com a Liberdade e isso é muita cultura, muito samba, música boa e alegria de todo o público”, afirmou Ellie Kazakos, gestora do Centro Cultural Vila Itororó.

Também inspirado em “Um samba no bixiga”, outra canção de Adoniran, o evento será sempre realizado aos segundos sábados do mês, na Vila Itororó, que fica na Bela Vista, na conhecida região do “Bixiga”, com seis horas de música e confraternização.

A Roda Saudosa é o núcleo artístico que se apresentará em todas as edições. Desta vez, trouxe o Pagode da 27 e, nas próximas, reunirá grandes nomes da cena do samba paulistano, como Raquel Tobias, Maíra da Rosa, Rodrigo Campos, Thiago França, Matheus Crippa, além de percussionistas de grupos como Batuqueiros e Sua Gente, Tirambaço, Samba da Revoada e Samba de Dandara.

A primeira edição do Saudosa Maloca foi um sucesso, o público abraçou a iniciativa e tudo promete que as próximas edições serão ainda maiores, com encontros que reafirmam São Paulo como um dos grandes centros do samba no Brasil”, afirmou Totó Parente, Secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo.

Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

Informações à imprensa

Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br

 

collections
Galeria de imagens