Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Jornada do Patrimônio oferece mais de 20 roteiros gratuitos para os paulistanos redescobrirem a história dos seus bairros

Escrito por Giovanna Leite
São Paulo, agosto de 2026 - A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, promove nos dias 15 e 16 de agosto, a 12ª Jornada do Patrimônio: cada olhar, uma história. Dentre as opções de atividades gratuitas, roteiros que contam de forma interativa, a história dos bairros da capital, passando por locais operários, comunidades negras, regiões marcadas pela imigração e áreas que ajudam a compreender as transformações de São Paulo ao longo do tempo.
Santo Amaro já foi considerado uma cidade independente, e o roteiro "O Centro Histórico de Santo Amaro, o Bairro Cidade da Zona Sul", resgata essa história e conta como foi o processo até ele ser incorporado à capital em 1935 no sábado (15), às 09h. No mesmo horário e dia, o roteiro "Jabaquara Negro: caminhos de quilombo e memória na zona sul de São Paulo", no Jabaquara, destaca a presença afro-brasileira na formação do bairro.
No centro da cidade, acontecem dois roteiros no sábado (15), às 10h. Na Bela Vista, a atividade "A resistência cultural e a memória feminina no Bixiga!" apresenta o papel das mulheres na preservação da história e da identidade do bairro. Já na região da Luz, o passeio "Nova Luz? Histórias, memórias e resistências de um bairro paulistano" propõe uma reflexão sobre as transformações urbanas, os movimentos sociais e os diferentes momentos que marcaram a construção do território.
A zona norte recebe no sábado (15), às 10h, o roteiro "Tecendo Memórias no Pico: Os Construtores do Jaraguá, Território de Resistência", que mostra a presença indígena e a história da ocupação da região. Já no domingo (16), às 9h, a atividade "Roteiro de Memória na Brasilândia: Arte e Cultura Periféricas", na Brasilândia, propõe uma caminhada pelos bairros da região para apresentar a atuação de coletivos culturais, organizações comunitárias e movimentos sociais.
A zona leste também reúne atividades que exploram a memória do trabalho e da industrialização. No domingo (16), às 9h, o roteiro "Entre Fábrica e Memória: Caminhos em São Miguel Paulista" apresenta a formação de um dos principais bairros operários da cidade. No mesmo dia, às 15h, a atividade "Vila Maria Zélia: cenário da memória paulista", no Belenzinho, conta como aconteceu a transformação de um patrimônio operário em cenário para produções audiovisuais.
Os famosos becos da Vila Madalena, recebem no sábado (15), às 10h, o roteiro "Pelos Becos da Vila Madalena", uma caminhada que percorre a história do bairro, desde a presença indígena e dos quilombos até a consolidação do grafite como expressão artística e ferramenta de transformação social. No domingo (16), também às 10h, o roteiro "Pinheiros Antes do Concreto: Um Passeio pelas Origens do Largo da Batata" mostra as origens do bairro e a influência da imigração japonesa na formação da região.
Confira a programação completa de Roteiros, Cursos e Museus:
-
Confira os roteiros de memória da Jornada do Patrimônio 2026
-
Museu da Cidade de São Paulo integra a Jornada do Patrimônio 2026
SERVIÇO
O Ipiranga dos Jafet - trabalho, poder e cidade
Local: R. Bom Pastor, 822 - Ipiranga, São Paulo - SP, 04203-001 - em frente ao SESC Ipiranga
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Neste roteiro, vamos conhecer a história do Ipiranga acompanhando os passos de um carteiro. Ele percorre as ruas carregando em sua bolsa cartas e encomendas, ele carrega as histórias e os sonhos dos moradores. Vamos viajar no tempo para entender como o bairro deixou de ser apenas um lugar histórico e se transformou em um grande polo de fábricas. Descobriremos as pessoas que nos ajudaram nessa mudança e como São Paulo deixou de ser uma vila para virar uma megalópole, movida pelo trabalho das máquinas e dos imigrantes. Nosso ponto de partida será a história da família Jafet, imigrantes que ajudaram a construir as casas e as fábricas, mudando para sempre a paisagem do bairro e a vida de quem morava ali.
A resistência cultural e a memória feminina no Bixiga!
Local: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 1438 - Bela Vista, São Paulo - Frente Pizzaria Moraes
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Escreviver sobre o Bairro do Bixiga é uma viagem que faz parte de um cotidiano em que estou inserida, falar de mulheres. As mulheres do Bixiga, em São Paulo, desempenham papéis fundamentais na preservação da memória, cultura e resistência comunitária do bairro, agindo como mulheres que foram lavadeiras, líderes comunitárias e ativistas, especialmente nas comunidades negras e na escola de samba Vai-Vai, que deixou o bairro há alguns anos. Durante escavações para a construção da nova Estação 14 Bis do Metrô, foram encontrados vestígios arqueológicos considerados de alta relevância para a memória do Quilombo do Saracura e arqueólogos, urbanistas e movimentos sociais reivindicam que a chegada do Metrô ao tradicional bairro paulistano não apague a história de um dos maiores e mais antigos quilombos urbanos de São Paulo. E esses movimentos têm tido uma grande força devido à presença de mulheres ativistas no Bixiga.
Arsenal da esperança: há 30 anos ocupando e transformando o território da Mooca
Local: Portaria do Arsenal da Esperança - Rua Doutor Almeida Lima, 900 - Mooca
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 11h
Inscrição: Não informada
Sinopse: A visita ao Arsenal da Esperança pretende mostrar aos participantes um pouco da história e do funcionamento da instituição. O prédio que antes funcionava como hospedaria para imigrantes, hoje recebe cerca de 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade social por dia.
O Centro Histórico de Santo Amaro, o Bairro Cidade da Zona Sul
Local: Av. Adolfo Pinheiro, 307, São Paulo, SP, 04734-000, na saída da estação Adolfo Pinheiro, da linha 5-Lilás do Metrô
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Santo Amaro já foi uma cidade independente e talvez por isso lembre tanto o centro de São Paulo. Por aqui, você encontra uma Igreja da Sé, Mercado Municipal, Teatro Municipal, Marco Zero e até a Biblioteca Municipal, tudo com o charme único da zona sul. Coincidência ou herança histórica? Venha conferir esse centro histórico alternativo e embarque nesse roteiro cheio de histórias, conexões e descentralizadas.
Tecendo Memórias no Pico: Os Construtores do Jaraguá, Território de Resistência
Local: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, bairro do Jaraguá, zona noroeste de São Paulo - Encontro na frente do lago do parque
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Este curso foca no eixo "Os Construtores da Cidade", explorando quem são as figuras humanas por trás da preservação e ocupação da área. História do Parque Estadual do Jaraguá desde 1570 até os dias atuais. O conteúdo aborda a história da presença indígena Guarani Mbya e o impacto da mineração de ouro no ciclo bandeirista (Afonso Sardinha). A atividade também propõe uma discussão sobre como esses grupos moldaram a identidade da Zona Noroeste, além de apresentar a história de Afonso Sardinha, figura que nomeia o Casarão Afonso Sardinha, e de Pai Zé, curador que dá nome à Trilha do Pai Zé.
Entre Trilhos e Silêncios: Memórias da Vila e Estação Ferroviária Evangelista de Souza
Local: Estr. Evangelista de Souza, 185, São Paulo - ponto final do ônibus Barragem 6L05-10
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Entre trilhos e silêncios revela histórias escondidas na Estação e na Vila Ferroviária Evangelista de Souza, no extremo sul de São Paulo. A atividade convida o público a mergulhar em memórias de trabalho e vida que ainda ecoam no lugar. Por meio da arte, os participantes refletem sobre as transformações do território e criam imagens inspiradas nesse espaço.
Tiquatira: memória viva, natureza e transformação na Zona Leste
Local: Quadra de Basquete Tiquatira (Av. Governador Carvalho Pinto, 879-911)
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 14h
Inscrição: Não informada
Sinopse: A proposta é uma caminhada pelo Parque Linear Tiquatira, na Zona Leste de São Paulo. Um lugar que já foi área degradada e virou espaço de encontro, lazer e natureza dentro da cidade. A atividade apresenta o parque como um território de memória e uso coletivo, destacando histórias do lugar, práticas sociais e a relação entre cidade, natureza e população.
Ibirapuera: Cada Olhar, Uma História no Coração de São Paulo
Local: Portão 10 - Entrada Museu Afro (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n)
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: O Parque Ibirapuera é um dos principais símbolos de São Paulo. Neste roteiro, vamos conhecer sua história, desde sua criação até os dias de hoje, destacando personagens que contribuíram para sua construção e transformação. Ao longo do percurso, o público será convidado a observar como diferentes pessoas vivem e se relacionam com o parque, percebendo que cada olhar revela uma história e um modo de viver a cidade.
Entre Fábrica e Memória: Caminhos em São Miguel Paulista
Local: Av. Dr. José Artur Nova, 626 - Parque Paulistano, São Paulo - SP
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Este roteiro propõe uma caminhada por São Miguel Paulista a partir de suas camadas históricas e sociais, observando o bairro como território vivo, onde trabalho, memória e cultura se entrelaçam. A presença da Companhia Nitro Química Brasileira impulsionou a formação de um bairro operário, marcado por migrantes e redes de solidariedade. O percurso convida a refletir sobre o passado e o presente, reconhecendo as relações entre pessoas, espaços e práticas sociais.
Pinheiros Antes do Concreto: Um Passeio pelas Origens do Largo da Batata
Local: Estação Faria Lima, em frente às catracas
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Um passeio a pé pelo Largo da Batata, em Pinheiros, próximo à Avenida Faria Lima e ao Mercado de Pinheiros, revelando histórias pouco conhecidas da região. O roteiro apresenta as transformações do bairro ao longo do tempo, desde sua relação com a atividade agrícola até a urbanização, destacando a presença da imigração japonesa e a importância da Cooperativa Agrícola de Cotia.
Entre Trilhos e Memórias: Histórias que habitam o Jardim São Paulo
Local: Catraca do Metrô Jardim São Paulo - Ayrton Senna. Av. Leôncio de Magalhães, 1000 - Jardim São Paulo
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Uma caminhada pelo Jardim São Paulo que convida o público a descobrir as histórias escondidas no cotidiano do bairro. Entre ruas, praça, igreja e metrô, o roteiro revela memórias, encontros e transformações que fazem parte da vida de quem habita esse território. Uma experiência sensível para enxergar a cidade além do que se vê.
PELOS BECOS DA VILA MADALENA
Local: Metrô Linha Amarela - Estação Fradique Coutinho - saída para a Rua Fradique Coutinho. R. dos Pinheiros, 623 - Pinheiros - SP/SP
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Evolução histórica do bairro de Pinheiros, de uma vila indígena e território de quilombos, até o surgimento da Vila Madalena. O roteiro também apresenta o projeto Aprendiz, criado para desenvolver talentos no Beco do Aprendiz e transformado em um projeto social reconhecido nacional e internacionalmente. A atividade aborda ainda a arte do grafite como instrumento de transformação social, destacando o Beco do Batman e o Beco do Aprendiz.
Baixo Pinheiros em transformação: do casario aos arranha-céus
Local: Catracas da estação Faria Lima, Linha Amarela do Metrô
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 13h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Pinheiros, um dos bairros mais antigos de São Paulo, passa por intensas transformações com a nova onda de verticalização. A caminhada fotográfica, com início na estação Faria Lima, convida os participantes a explorar e registrar o Baixo Pinheiros, observando o contraste entre o casario dos anos 1950 e os novos arranha-céus. A proposta é refletir sobre essas camadas urbanas, abordando memória, território e patrimônio, e os diferentes modos de viver na cidade.
Eliza Maria: Bairro de Resistências
Local: Rua Carlos Marighella, 14 - Jardim Elisa Maria, São Paulo - SP, 02875-000
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 13h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Jardim Eliza Maria é um bairro marcado por diversos movimentos de resistência e sonhos. O nome de algumas ruas deste local já aponta que esse território foi e é pensado para ser um lugar de luta, acolhimento e união popular. Em nosso roteiro iremos percorrer algumas de suas vias e contar a história daqueles que tiveram seus nomes batizados como nome de ruas e realizar um paralelo entre a disputa pela memória, história social brasileira e as lutas sociais de territórios periféricos.
Patrimônios da Vila Leopoldina: história, cultura e transformações de um bairro
Local: Praça Augusto Ruschi — Alto da Lapa, São Paulo, SP. 05085-120 (Ponto de referência: no centro da praça, junto aos equipamentos esportivos)
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: A partir da história da expansão urbana da cidade de São Paulo, da história do bairro e do cotidiano de seus moradores, este roteiro busca sensibilizar o público para observar permanências e transformações na paisagem da Vila Leopoldina. Assim, vamos construir reflexões sobre os desafios enfrentados pela cidade e pelo bairro na relação com seus patrimônios — afinal, quais são os patrimônios da Vila Leopoldina?
Vila Maria Zélia: cenário da memória paulista
Local: Rua dos Prazeres, 362 - Vila Maria Zélia, Belenzinho. Ponto de encontro: Praça principal, em frente à capela.
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 15h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Nesta visita à Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, iremos investigar a forma como o patrimônio tombado pode receber outros usos e significados a partir do exercício visual e do registro audiovisual. A partir de uma caminhada pelas ruas da vila, o objetivo é perceber como algumas casas e prédios históricos deixaram de ser apenas patrimônio operário para fazer parte de cenários de clipes, séries e novelas, reinventando as percepções e as memórias desses espaços na contemporaneidade.
Vila Mariana em camadas históricas
Local: Catracas da estação do metrô Vila Mariana (Linha 1-Azul) - Rua Dr. Pinto Ferraz, 252
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Uma vivência imersiva histórica no desenvolvimento da Vila Mariana. O guia e comunicador, Rafa Gushi, caminhará por lugares que mapeiam essa cronologia do que se tornou o bairro. Ele resgatará as origens geográficas: a nascente do córrego do Sapateiro e a chácara das Jabuticabeiras; as raízes socioeconômicas da ocupação local: a antiga estrada da Cia. Carris de Ferro e o antigo matadouro (Cinemateca); e alguns protagonistas relevantes desse enredo da evolução: Manequinho Lopes e Rita Lee.
Jabaquara Negro: caminhos de quilombo e memória na zona sul de São Paulo
Local: Metrô Jabaquara/catracas - Avenida dos Jequitibás, 80 - Vila Parque Jabaquara, São Paulo - 04321-090
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: O roteiro de caminhada proposto tem como objetivo apresentar ao público aspectos da história negra do bairro do Jabaquara, destacando elementos do território que revelam a presença afro-brasileira na formação da cidade de São Paulo. A proposta busca convidar os participantes a observar o bairro para além de sua paisagem urbana atual, reconhecendo camadas históricas relacionadas à circulação de populações negras, às redes de solidariedade e às práticas culturais e religiosas presentes na região.
Guaianases entre Trilhos: o trem, os trabalhadores e a construção do bairro
Local: Catraca (linha de bloqueio) da Estação Guaianases CPTM linha 11-Coral. Av. Salvador Gianetti, s/n
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 11h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Um roteiro de memória pelo bairro de Guaianases que revela como a ferrovia ajudou a formar o território e o cotidiano local. A partir da estação e de seus arredores, o roteiro apresenta histórias de trabalhadores, moradores e das transformações do bairro ao longo do tempo. Uma caminhada para conhecer memórias, trajetórias e o papel do trem na construção da vida na região.
Nas trilhas do tempo: memórias urbanas entre o Triângulo Histórico e o Bom Retiro
Local: Estação de Metrô São Bento
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: O percurso que vai de São Bento até o Bom Retiro resgata a história através dos prédios existentes, conectando passado e presente. Tendo como fio condutor a modernidade, abordaremos o cotidiano dos paulistas em diferentes épocas, as reformas urbanas que atenderam os desejos das sociedades e o “progresso” alcançado pelos transportes. Um exercício para imaginarmos São Paulo do futuro, percorrendo a antiga trilha indígena que se adaptou para receber o trilho do bonde que conectou São Paulo ao trem.
Entre Ruas e Memórias da Vila Guilherme
Local: Praça Stélio Machado Loureiro, 1 - Vila Guilherme, São Paulo - SP, 02052-050 - Em frente à Paróquia de São Sebastião
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 15h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Percurso histórico, a pé, pela Vila Guilherme, da 1ª Paróquia até a Praça Oscar, onde fica a Casa de Cultura do bairro. A proposta tem território como elemento central, caminhando vamos acompanhar transformação do bairro ao longo do tempo. Ao percorrer ruas com nomes de antigos moradores, o público é convidado a compreender a construção do espaço urbano. Com contextualização histórica e esquete teatral, a atividade promove a leitura do território e fortalece vínculos com o lugar.
ROTEIRO DE MEMÓRIA NA BRASILÂNDIA: ARTE E CULTURA PERIFÉRICAS
Local: Ponto de partida: Igreja Santo Antônio (Rua Parapuã, 1903)
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: As condições de vida da população negra, periférica e favelada na Brasilândia, Zona Noroeste de São Paulo (SP), refletem um cotidiano marcado por habitações precárias, à beira de córregos, becos e morros, mas também por manifestações culturais e organizações políticas que refazem este território-abrigo. Por meio de visita guiada, o Centro de Memória Nascentes da Brasa busca realizar uma incursão na história dos bairros de Vila Terezinha, Jd. Paulistano e Jd. Guarani, onde atuam os coletivos Rádio Cantareira, Viela 4 e Quilombo Sambaqui. O roteiro tem o intuito de contemplar os conhecimentos adquiridos na labuta dos mais velhos, resgatados no convívio com os mais jovens, os quais, por meio de grupos culturais e veículos de mídia comunitária, cumprem a função de catalisar potencialidades, enraizando a autoestima e o amor próprio, transformando a rotina exaustiva do trabalho precarizado, dos problemas urbanos e financeiros, das tarefas de cuidado doméstico e familiar, em expressões artísticas, cheias de significados e solidariedade.
A Dualidade do Tatuapé
Local: Parque CERET - R. Canuto Abreu, 100 - Vila Reg. Feijó, São Paulo - SP, 03336-060, Brasil
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 15h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Restaurantes, prédios comerciais, ostentação, ambientes instagramáveis. Essas devem ser algumas palavras que você associa com o Tatuapé; uma pena que talvez você não pense em história ou patrimônio. A ideia desse passeio é apresentar um lado mais histórico desse bairro que fica cada vez mais viral nas redes e menos presente em livros de história. O passeio vai apresentar as diferentes temporalidades e arquiteturas da região. Começando pelo parque CERET e indo até perto da Casa do Regente Feijó.
A cidade de cima - viadutos e visões do Bixiga (Andarilhagem Urbana)
Local: Em frente à Biblioteca Mário de Andrade, R. da Consolação, 94 - República, São Paulo - SP, 01302-000
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: O roteiro, que tem em torno de 3 km, explora a vista emblemática da cidade através de alguns pontos clássicos da região do Bixiga: Viaduto Maria Paula, Viaduto 9 de julho, a caminhada sob os Arcos do Bixiga e a Passarela do Piques. Toda a caminhada é permeada por diálogos sobre o que se sente e vê: as grandes empenas (graffitis) e suas mensagens, os restos de cortiços, os prédios. O que era rio? O que era mato? O que sente ao observar tudo de cima? E assim, constroem-se novas pontes entre ideias e a materialidade da cidade.
A Avenida Paulista além de seus casarões
Local: Av. Paulista, 900 - em frente à Gazeta
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Caminharemos pela Avenida Paulista, conversando sobre algumas de suas histórias, personagens e eventos marcantes que ocorreram nessa importante avenida da cidade de São Paulo.
Sabor São Miguel Paulista: Saberes e Fazeres
Local: Estação de Trem São Miguel Paulista em frente às catracas. R. Salvador de Medeiros, 449 - São Miguel Paulista, São Paulo - SP, 08010-020
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Convidamos os interessados a conhecerem nosso bairro que está intimamente ligado à fundação da nossa Cidade de São Paulo. Desde os tempos de nossos Povos Originários, até os dias de hoje passaremos pelo tempo contando sobre nossa jornada e esse ano dando ênfase ao nosso saber fazer e sabores que atravessam os séculos.
Penha: entre passos, trilhos e memórias
Local: Bloqueio da Estação do Metrô Penha - Besni
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 09h
Inscrição: Não informada
Sinopse: Será realizado uma caminhada pelo bairro da Penha, na Zona Leste de São Paulo, que convida o público a olhar o território de um jeito diferente. A ideia é entender como o bairro foi sendo construído ao longo do tempo, juntando histórias de diferentes pessoas, culturas e momentos. Seguindo o traçado do antigo ramal ferroviário, mostrarei como os trilhos influenciaram o desenho do bairro e o dia a dia das pessoas. Ao longo do trajeto, ganham destaque os trabalhadores, migrantes e moradores comuns que ajudaram a construir a Penha, mesmo sem aparecer nos registros oficiais. O roteiro passa por lugares importantes como o Centro Cultural da Penha e a Basílica da Penha, além de igrejas tradicionais como a Igreja do Rosário dos Homens Pretos, que ajudam a contar a história da fé e da presença negra no bairro. Também entram na conversa as romarias, as festas, o comércio e o cotidiano da Penha, mostrando que o bairro é vivo e está sempre em transformação. No fim, a proposta é simples: caminhar, observar e perceber que cada rua, cada pessoa e cada lugar têm uma história e que a cidade é construída por todos nós, todos os dias.
Nova Luz? Histórias, memórias e resistências de um bairro paulistano
Local: Rua Mauá, 236, Ap. 1203, Centro, 01028000, São Paulo, SP
Data: Sábado - 15/08/2026
Horário: 10h
Inscrição: Não informada
Duração: 3h
Sinopse: Conhecido como um bairro de edifícios históricos, a Luz é historicamente identificada pela sua associação com o mosteiro e a estação de trens e de metrô em São Paulo. É também conhecido como um bairro de conflitos, sobretudo pela memória dos impactos urbanos e sociais agregados ao longo do tempo, como da época da ditadura civil-militar. Assim, tem-se uma impressão coletiva de que o bairro está abandonado, permeado por ocupações de moradia em seus edifícios e em constante conflito com o poder público e a iniciativa privada. Assim, nos últimos anos, a sociedade paulistana conheceu uma série de projetos urbanos que se utilizavam de palavras como renovação, melhoramentos, inovação e outros qualificativos ao bairro, visando sua transformação. O roteiro busca historicizar o bairro da Luz como um território de conflitos e interesses, traçando, assim, diferentes episódios que marcaram sua história e como lugares de memória, como movimentos sociais e políticos da classe trabalhadora, ligados à liberdade de gênero e sexual, de moradia e de contestação. Visitaremos o interior de edifícios e nos deteremos sobretudo aos nomes que batizam as ruas do bairro e os ícones da memória ali presentes.
Belenzinho: Entre Trilhos, Vilas e Memórias
Local: Rua Janauira, 38, Jardim Peri, 02650140, São Paulo, SP
Data: Domingo - 16/08/2026
Horário: 14h
Inscrição: Não informada
Duração: 2h
Sinopse: Roteiro de memória mediado por historiadora, focado nas múltiplas camadas históricas do bairro do Belenzinho. A caminhada percorre o território investigando desde o urbanismo higienista da Vila Maria Zélia até a ressignificação do Parque Belém. O percurso utiliza a metodologia de "história aberta", confrontando a iconografia antiga com a paisagem urbana contemporânea, estimulando o público a identificar as marcas da industrialização e das lutas sociais sob o asfalto da Zona Leste.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
