Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Mais uma: Biblioteca Chácara do Castelo, na Vila Mariana, reabre após restauros

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, realizou uma cerimônia de entrega da Biblioteca Pública Municipal Chácara do Castelo, na Vila Mariana, nesta terça (30). A Biblioteca passou por 5 anos em reformas, e agora retoma suas atividades como ponto de leitura e cultura para o bairro, inclusive recebendo uma atividade cultural especial durante a inauguração.
Na presença de autoridades da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Subprefeito da Vila Mariana, a Biblioteca Chácara do Castelo começou com o pé direito, sediando o mini espetáculo teatral infantil “A raposinha e o fruto”, peça imersiva livremente inspirada no livro “Enquanto Ana Espera”, de Fernanda Witwytzky e que conta a história de Ana, uma pequena raposa que aprende, com a ajuda da passarinha Elisa, sobre o valor da paciência e da amizade, com músicas originais, cenários encantadores e participação ativa do público. A atração fez parte do projeto Fluxo SP.
E, para todos os públicos, ainda rolou uma versão contida da feira de doação de livros “Pegue, Leve e Leia”, distribuindo gratuitamente dezenas de exemplares aos interessados o “Cadernos de Rima do João”, de Lázaro Ramos, “Macunaíma em Quadrinhos”, por Angelo Abu e Dan X, e “Becos da Memória”, de Conceição Evaristo – todas com o selo “De Mão em Mão”, projeto de coleção de livros da SMC em parceria com a Fundação Editora da Unesp e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que republica de forma especial clássicos literários brasileiros com objetivo de distribuir gratuitamente os volumes em regiões periféricas ou prejudicadas de atividades e consumo literário.
Chácara do Castelo é a quinta biblioteca reformada entregue este ano
Autoridades presentes na cerimônia de descerramento da placa de reformas e melhorias da Biblioeteca Chácara do Castelo. (Foto: Reprodução)
Com quatro dias apenas de intervalo, após a entrega da Biblioteca Castro Alves (Jardim Patente), também na zona sul da cidade e por reformas e melhorias, a Biblioteca Pública Municipal Chácara do Castelo se torna a quinta biblioteca entregue 100% reformada e atualizada neste ano, após, além da Castro, as reinaugurações das bibliotecas Aureliano Leite, Milton Santos e Roberto Santos.
Vale destacar que um pacote de reformas destinada exclusivamente a restauros e manutenções em 21 bibliotecas da capital paulista já tinha sido anunciado pelo Secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente, em agosto, junto com a apresentação oficial da nova coordenadora da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), Juliana Lazarim, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade. A expectativa é que 11 iniciem as obras ainda em 2025 e mais duas entrem em reformas logo em janeiro de 2026.
Foto da sala de leitura da Biblioteca. (Foto: Reprodução)
“Para mim é um motivo de muito orgulho e muita honra poder estar aqui menos de uma semana, requalificando mais uma outra biblioteca. A partir de agora, vai ser uma coisa rotineira. Isso é uma determinação clara do prefeito Ricardo Nunes: até o final do nosso mandato, nós vamos requalificar as 54 bibliotecas da cidade de São Paulo”, disse Totó Parente, Secretário de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo. O secretário ainda lembra do ano cheio de 2025 recheada por celebrações especiais, como o centenário da Biblioteca Mário de Andrade e dos 90 anos da criação da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB):
“Já criei esse convite a todos os bibliotecários, nós vamos fazer um seminário, para a gente parar e pensar qual o modelo de biblioteca que nós queremos manter aberta. Qual é a biblioteca que as pessoas do território querem ter? Qual é a biblioteca que as pessoas, sejam eles jovens, idosos ou crianças, da Vila Mariana querem participar? Uma biblioteca mais interativa? Uma biblioteca mais aconchegante?. Eu sei que o livro liberta, o livro nos leva a lugares que nós nunca fomos. O livro é fundamental para a nossa vida, para a formação do pensamento crítico, o único que possibilita conversar consigo. Então, incentivar a literatura, fortalecer o hábito e o consumo literário é um dever e um compromisso nosso”, finaliza Totó Parente.
Foto de crianças brincando na sala de primeira infância da Biblioteca. (Foto: Reprodução)
Atualmente, as bibliotecas Cora Coralina (Guaianases) e Menotti Del Picchia (Limão) já estão fechadas para reformas, e a Affonso Taunay (Mooca) entra em obras de melhorias a partir do dia 13 de outubro – veja o comunicado. As próximas que devem entrar na lista, por enquanto sem datas anunciadas, são as bibliotecas Adelpha Figueiredo (Pari), Vicente de Carvalho (Itaquera), Vicente Paulo Guimarães (Vila Curuçá), Sérgio Buarque de Holanda (Itaquera) e Gilberto Freyre (Sapopemba), todas da zona leste.
Mais sobre a Biblioteca Chácara do Castelo
Foto do letreiro da Biblioteca Chácara do Castelo. (Foto: Reprodução)
A Biblioteca Pública Municipal Chácara do Castelo conta com salas de leitura, sala de primeira infância com mobiliário novo e auditório para 30 pessoas aproximadamente, além de uma ampla área externa multiuso com muito verde. Em outubro, a Chácara do Castelo volta a receber programação cultural pelo Biblioteca Viva, revitalizando o seu espaço para trazer cultura e entretenimento a quem mais precisa. A biblioteca conta com aproximadamente 40 mil exemplares entre livros de literatura e informação, revistas, atlas, multimídia etc; e abre todas às segundas e sextas, das 09h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Inaugurada em 7 de setembro de 1956, a Biblioteca Chácara do Castelo é uma das mais antigas em atividade e praticamente ajudou a definir o ensino municipal, ação da prefeitura que delegou que as bibliotecas e escolas deveriam estar próximas fisicamente para que pudessem complementar a educação das crianças. E assim fez: ao longo de décadas, a Chácara do Castelo funcionava como sala de pesquisa e leitura e a sala de jogos, e se especializou com as atividades artísticas, em destaque para as oficinas de artes plásticas e teatro de bonecos.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Escrito por: Enzo Sapio
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk