Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Prefeitura de São Paulo promove Festival Consciência Negra com shows em Paraisópolis, Cidade Tiradentes e Centro
São Paulo, novembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, realiza o Festival Consciência Negra, com programação especial em Paraisópolis, Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) e Centro Cultural São Paulo (CCSP). Além dos shows, a Prefeitura também promove a Expo Consciência Negra, que acontece no CCSP ao longo da programação.
Em Paraisópolis, o festival movimenta o território com grandes nomes do pagode. O Pagode do PH se apresenta às 14h, seguido pelo grupo Pixote, às 16h, e pelo encontro especial entre Rodriguinho e Gaab, que sobem ao palco às 19h30.
No Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), o público poderá acompanhar uma sequência de shows que destacam a força da música produzida nas periferias. Benzadeus abre a programação às 14h, seguido por Pagode dos Ex às 16h, Junior Marques às 18h e Turma do Pagode, que encerra a noite às 20h.
O Centro Cultural São Paulo (CCSP) recebe atrações em dois dias. No dia 19 de novembro, o palco recebe o show do duo Àvuà (Bruna Black e Jota.pê), às 20h. Já no dia 20, o CCSP apresenta Sampa Charme, às 14h, e Simoninha convida Tássia Reis, às 17h. A programação integra a Expo Consciência Negra que ocorre durante o festival, que conta ainda com Samba de Roda do Recôncavo (dia 19, às 14h30), Cia. Abayomis Brincantes (dia 19, às 15h), Kalunga Erê (dia 19, às 16h), entre outros.
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo oferece também atividades em seus próprios equipamentos culturais, alcançando públicos por território. Acesse o link e confira as atrações: https://prefeitura.sp.gov.br/web/cultura/w/espa%C3%A7os-culturais-da-prefeitura-de-s%C3%A3o-paulo-recebem-atividades-em-celebra%C3%A7%C3%A3o-ao-dia-da-consci%C3%AAncia-negra-20-
Confira outras programações gratuitas:
https://spmaiscultura.prefeitura.sp.gov.br/
SERVIÇO
Centro Cultural São Paulo:
19/11
Atração: Àvua (Bruna Black e Jota. pê)
Horário: 20h
Atração: Samba de Roda do Recôncavo
Horário: 14h30
Atração: Cia. Abayomis Brincantes
Horário: 15h
Atração: Kalunga Erê
Horário: 16h
20/11
Atração: Sampa Charme
Horário: 14h
Atração: Simoninha convida Tássia Reis
Horário: 17h
Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT)
Atração: Benzadeus
Horário: 14h
Atração: Pagode dos Ex
Horário: 16h15
Atração: Junior Marques
Horário: 18h
Atração: Turma do Pagode
Horário: 20h
Paraisópolis
Atração: Pagode do PH
Horário: 14h
Atração: Pixote
Horário: 16h
Atração: Rodriguinho e Gaab
Horário: 19h30
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 21 Casas de Cultura, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa | Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
