Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Terça-feira, 28 de Julho de 2026 | Horário: 12:14
Compartilhe:

Programação Cultural da Biblioteca Cassiano Ricardo - Agosto

Saiba mais da programação interna presencial de agosto da Biblioteca

Projeto Ginastikamente- Saúde Mental e Física - com Professora Motta
Todas as Sextas| Duração:  60 minutos
Classificação: +55
Atualmente, temos muitas opções para exercitar o corpo, mas a nossa proposta é fazer a
junção dos exercícios físicos com exercícios cognitivos e a socialização. Promovendo um trabalho de forma integral.


Aulas de Ritmo - com Professora Motta
Todas as terças | Duração:  60 minutos
Classificação: +55
Porque aumenta a coordenação motora, a resistência do corpo, fortalece os músculos, estimula a memória, a queima de calorias, reduz o estresse, combate à
depressão, melhora a autoestima e a postura. Aumenta o repertório de estilos musicais e atualiza você em relação às músicas mais tocadas.

Musicalizando em Libras - Jovens Monitoras
Dias:05,12,19 e 26/08 às 9h30 e 14h| Duração:  60 minutos
Classificação: Terceira Infância
A atividade “Musicalizando em Libras” tem como objetivo apresentar às
crianças a Língua Brasileira de Sinais por meio da música. Os alunos aprendem sinais relacionados às canções, desenvolvendo a comunicação, a atenção, a coordenação motora e a interação em grupo. A proposta também contribui para o respeito à inclusão e à diversidade.

Entrelãçadas 
Dias 29/08 | Duração:  60 minutos
Classificação:Livre
O projeto tem como atividade a prática de crochê em conjunto, criando peças
diferentes e momentos de conhecimento entre as participantes

Encontro/ Literatura - com Katia Pawlowskij
Todas sextas das 14h às 17h | Duração:  240 minutos
Classificação: A partir de 14 anos
A proposta une escrita, leitura, contação de histórias e práticas criativas,
explorando temas como questões socioambientais, culturas indígenas, culturas negras e mulheridades.

 

PROGRAMAÇÃO DA CASSIANO RICARDO NO PROGRAMA BIBLIOTECA VIVA AGOSTO

Vivência Artístico Cultural - Histórias em Xeque - DOUGLAS LEME JUSTINO
18 e 25 agosto às 10h| Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 10 anos - Adolescente
"Histórias em Xeque" é uma vivência cultural composta por três encontros que utiliza o xadrez como instrumento de mediação de leitura, valorização histórica e incentivo à curiosidade intelectual. A atividade apresenta a origem do jogo, suas lendas, sua trajetória entre diferentes civilizações e sua presença na cultura brasileira, culminando em uma experiência prática, participativa e lúdica. O projeto aproxima o público do universo dos livros ao relacionar cada encontro com obras do acervo da biblioteca. Mais do que ensinar as regras do jogo, a vivência compartilha a trajetória do proponente como praticante e estudioso do xadrez, trazendo experiências construídas ao longo de anos de dedicação ao esporte e ao seu potencial educativo. Os participantes são convidados a experimentar o tabuleiro como espaço de aprendizado, convivência e descoberta, compreendendo como o xadrez pode estimular a leitura, a memória, a criatividade e o pensamento crítico. 
O xadrez atravessou séculos, fronteiras e culturas. Muito antes de ser reconhecido como esporte ou ferramenta educacional, foi transmitido por histórias, manuscritos, tradições orais e livros que registraram sua evolução desde a Índia até o restante do mundo. "Histórias em Xeque" transforma a biblioteca em um ambiente onde o tabuleiro dialoga com as estantes, articulando literatura, história, matemática, linguagem e cultura em encontros participativos que despertam a curiosidade, incentivam a leitura e promovem a troca de saberes entre os participantes.
 

* Veja mais programações das bibliotecas em: PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA VIVA DE AGOSTO


Serviço:

Biblioteca Pública Municipal Cassiano Ricardo
Endereço: Av. Celso Garcia, 4200 - Tatuapé
CEP - 03064-000, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2092-4570 e (11) 2942-9952
E-mail: bcsp.cricardo@prefeitura.sp.gov.br
Horário: 2ª a 6ª feira das 10h às 19h, sábado das 10h às 14h
Veja mais informações da Biblioteca na página.


Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas

Confiram outras atividades da programação cultural no Instagram @csmbibliotecas


 

collections
Galeria de imagens