Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Programação Cultural da Biblioteca Castro Alves - Janeiro
Dança Circular - com a UBS Vila Arapuá
Todas as segundas-feiras, das 08h30 às 09h30
Classificação: Livre
Em roda, damos as mãos e nos conectamos com o ritmo, com o outro e com nós mesmos. A Dança Circular é uma prática coletiva que valoriza a cooperação, a escuta e o respeito mútuo, promovendo bem-estar físico, emocional e espiritual. Inspirada em danças tradicionais de diversos povos, essa atividade convida à vivência da união, da alegria e da presença, por meio de movimentos simples e significativos. Uma experiência de acolhimento e celebração da vida, onde cada passo é um convite à harmonia.
Oficina de artesanato com recicláveis
Quartas-feiras, das 09h às 10h
Classificação: Livre
Venha transformar resíduos em arte! Nesta oficina criativa, os participantes aprenderão técnicas de artesanato utilizando materiais recicláveis, unindo sustentabilidade, terapia ocupacional e diversão. A atividade é realizada em uma parceria especial entre a Biblioteca e os profissionais da UBS Vila Arapuá, promovendo bem-estar e integração comunitária.
Alongamento/ Exercícios - com a UBS Vila Arapuá
Todas as sextas-feiras, das 08h30 às 09h30
Classificação: Livre
Uma pausa revigorante para cuidar do corpo e renovar as energias. A atividade de Alongamento e Exercícios propõe movimentos suaves e acessíveis, voltados para o despertar corporal, o alívio de tensões e a melhoria da flexibilidade, postura e respiração. Por meio de práticas que respeitam os limites individuais, favorece o bem-estar físico e mental, promovendo mais disposição e qualidade de vida. Ideal para todas as idades, é um convite ao autocuidado e à presença no aqui e agora.
PROGRAMAÇÃO DA CASTRO ALVES NO PROGRAMA BIBLIOTECA VIVA JANEIRO
Sarau Memórias, Chá, Bolo e Poesia - Sarau Chá, Bolo e Poesia
Dia 23 de janeiro às 10h | Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre
O Sarau Memórias, Chá, Bolo & Poesia é um sarau intimista, que procura resgatar as lembranças do público, suas histórias de infância e as memórias dos bairros onde cresceram. Para tanto, começamos com a leitura e dramatização de poemas de poetas paulistanos, desde os clássicos como Mário de Andrade e Oswald, passando por Rita Lee e Adoniran Barbosa, até a nova geração de poetas periféricos, de Sérgio Vaz a Mel Duarte, Luz Ribeiro a Alessandro Buzo. entre um poema e outro, vamos conversando com os presentes e puxando o fio da memória. Além dos poemas, temos uma caixa com perguntas. Cada um que se propõe a retirar uma pergunta da caixa e responder, ganha um livro. As perguntas variam desde, “Você se lembra de uma brincadeira ou música da sua infância que lhe marcou?” até, “Qual era seu doce ou sua comida preferida na infância? Conte-nos de algo que sua mãe cozinhava”, etc. Essas perguntas funcionam produzindo um start no público: Por exemplo, em um dos saraus Memórias, Chá, Bolo & Poesia, uma mulher muito tímida, boliviana, a partir da pergunta da comida de infância, compartilhou conosco muitas histórias de sua terra natal.
* Veja mais programações das bibliotecas em: PROGRAMAÇÃO CULTURAL BIBLIOTECA VIVA DE JANEIRO
Serviço:
Biblioteca Pública Municipal Castro Alves
Endereço: Rua Abrahão Mussa, s/nº (altura do nº 50) - Jardim Patente
CEP - 04256-190, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2946-4562
E-mail: bcsp.calves@prefeitura.sp.gov.br
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h, sábado das 10h às 14h
Veja mais informações da Biblioteca na página
Acesse a lista de endereços dos Facebook e Instagram das bibliotecas
Confiram outras atividades da programação cultural no Instagram SMBibliotecas
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
