Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Quarta-feira, 5 de Agosto de 2026 | Horário: 09:27
Compartilhe:

Roteiros de Memória apresentam histórias desconhecidas de São Paulo em diversas regiões da capital paulista

Programação promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa é realizada nos dias 15 e 16 de agosto

Vale do Anhangabaú vira “Vale do Umbralgabaú” em roteiro com histórias de assombração no domingo (16). (Foto: Jose Cordeiro/SPTuris)

Escrito por Marcelo Lustosa

São Paulo, agosto de 2026 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), oferece nos dias 15 e 16 de agosto a programação dos Roteiros de Memória da Jornada do Patrimônio, que são passeios culturais gratuitos em diferentes regiões de São Paulo. Com o tema “Festival do Patrimônio - São Paulo: cada olhar, uma história”, cada uma das histórias da metrópole serão contadas por meio da gastronomia, arquitetura e até das próprias calçadas.

Uma das histórias de destaque é o roteiro “Tecendo Memórias no Pico: Os Construtores do Jaraguá, Território de Resistência”, que acontece no sábado (15), às 10h que conta sobre as pessoas que estão por trás da preservação do Parque Estadual do Jaraguá desde 1570 até os dias atuais.

No mesmo dia, outro ponto de vista da cidade: “Skate como Patrimônio da Cidade”, às 14h, mostra o skate além do esporte. O passeio busca debater o reconhecimento do esporte como patrimônio cultural e a valorização dos espaços públicos.

Confira mais sobre o Festival do Patrimônio:

Para finalizar a programação do sábado (15), às 15h, “Avenida 1: Samba, Feira e Encontros” conta a história da Vila Mangalot. Com partida da esquina da Rua Raimundo Trajano de Vasconcelos, nº 16, com a Av. Elísio Cordeiro de Siqueira, será feita uma caminhada com conversas sobre a cultura local e as transformações do espaço ao longo do tempo.

No domingo (16), às 10h, “Pinheiros Antes do Concreto: Um Passeio pelas Origens do Largo da Batata” é uma oportunidade para conhecer fatos históricos poucos conhecidos do bairro, como a origem agrícola, urbanização e a imigração japonesa.

No coração da cidade, relatos macabros de lendas, tragédias e mistérios viram um passeio que começa em frente ao Theatro Municipal. Chamado de “Roteiro Assombrado no Vale do Umbralgabaú”, o Vale do Anhangabaú será o palco de contações de histórias sobrenaturais esquecidas debaixo do Viaduto do Chá e o Viaduto Santa Efigênia, no domingo (16), às 12h.

Na zona leste, no mesmo dia, às 14h, o Parque Linear Tiquatira vira o tema da atração “Tiquatira: memória viva, natureza e transformação na Zona Leste”. O espaço de encontro e lazer carrega histórias sobre a cidade, natureza e população.

 

Confira programação completa de Roteiros, Cursos e Museus:

 

SERVIÇO

 

Atração: Tecendo Memórias no Pico: Os Construtores do Jaraguá, Território de Resistência

Quando: Sábado (15/08), às 10h

Onde: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, bairro do Jaraguá, zona noroeste de São Paulo - Encontro na frente do Lago do Parque

Sinopse: Este curso foca no eixo "Os Construtores da Cidade", explorando quem são as figuras humanas por trás da preservação e ocupação da área. História do Parque Estadual do Jaraguá desde 1570 até os dias atuais. Conteúdo: A história da presença indígena Guarani Mbya e o impacto da mineração de ouro no ciclo bandeirista (Afonso Sardinha). Prática Social: Discussão sobre como esses grupos moldaram a identidade da Zona Noroeste. História de Afonso Sardinha (figura que nomeia o Casarão Afonso Sardinha) e Pai Zé (Curador que dá nome à Trilha do Pai Zé).

Classificação indicativa: 8 anos

Inscrição: Não é necessária inscrição prévia

 

Atração: Skate como Patrimônio da Cidade

Quando: Sábado (15/08), às 14h

Onde: Casa da Memória de Itaquera - Rua Antônio Carlos de Oliveira César, 97 - Itaquera, São Paulo - SP, 08220-530 (Sub Itaquera)

Sinopse: O skate vai além do esporte, sendo uma expressão cultural que transforma espaços urbanos e conecta comunidades. Seu reconhecimento como patrimônio valoriza a ocupação dos espaços públicos, impulsiona a economia local e promove a inclusão. O debate pode abordar sua importância, desafios e o papel das políticas públicas na valorização dessa cultura.

Classificação indicativa: Livre

Inscrição: Não é necessária inscrição prévia

 

Atração: Avenida 1: Samba, Feira e Encontros

Quando: Sábado (15/08), às 15h

Onde: Esquina da Rua Raimundo Trajano de Vasconcelos, nº 16, com a Av. Elísio Cordeiro de Siqueira, na Vila Mangalot. Ponto de encontro na esquina, em área visível e de fácil acesso.

Sinopse: Adoro contar histórias. E quantas histórias existem na Avenida 1, na Vila Mangalot, que a gente nem conhece? Nesta caminhada, vamos percorrer um trecho especial para descobrir suas transformações ao longo do tempo, a cultura local e as memórias do cotidiano. Um convite para caminhar, observar e trocar percepções sobre esse território vivo.

Classificação indicativa: Livre

Inscrição: Não é necessária inscrição prévia

 

Atração: Pinheiros Antes do Concreto: Um Passeio pelas Origens do Largo da Batata

Quando: Domingo (16/08), às 10h

Onde: Estação Faria Lima, em frente às catracas (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3729 - Itaim Bibi, São Paulo - 04538133)
Sinopse: Um passeio a pé pelo Largo da Batata, em Pinheiros, próximo à Av. Faria Lima e ao Mercado de Pinheiros, revelando histórias pouco conhecidas da região. O roteiro apresenta as transformações do bairro ao longo do tempo, desde sua relação com a atividade agrícola até a urbanização, destacando a presença da imigração japonesa e a importância da Cooperativa Agrícola de Cotia.

Classificação indicativa: Livre

Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/jornada-do-patrimonio/3483377

 

Atração: Roteiro Assombrado no Vale do Umbralgabaú

Quando: Domingo (16/08), às 12h

Onde: Em frente ao Theatro Municipal.

Sinopse: No seio do Vale do Anhangabaú, o “Umbralgabaú” revela suas sombras. O passeio conduz relatos de almas, lendas, tragédias e mistérios, onde passado e presente se confundem em uma experiência arrepiante. Entre a Fonte dos Desejos e o Viaduto Santa Efigênia, vozes antigas ecoam, sussurrando histórias esquecidas sob a cidade.

Classificação indicativa: Livre

Inscrição: (11) 92035-0828 (whatsapp)

 

Atração: Tiquatira: memória viva, natureza e transformação na Zona Leste

Quando: Domingo (16/08), às 14h

Onde: Quadra Basquete Tiquatira (Av. Governador Carvalho Pinto, 879-911)

Sinopse: A proposta é uma caminhada pelo Parque Linear Tiquatira, na Zona Leste de São Paulo. Um lugar que já foi área degradada e virou espaço de encontro, lazer e natureza dentro da cidade. A atividade apresenta o parque como um território de memória e uso coletivo, destacando histórias do lugar, práticas sociais e a relação entre cidade, natureza e população.

Classificação indicativa: Livre

Inscrição: https://forms.gle/BNxXLq7M3Fjf86KC8

collections
Galeria de imagens