Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Setembro ainda não acabou: Bibliotecas Públicas Municipais promovem mais de 20 atividades culturais na semana

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, apresenta as bibliotecas que mais se destacam nesta reta final do mês de setembro, com programações culturais, educativas e artísticas. Espalhadas por todas as regiões da cidade, elas oferecem desde oficinas de idiomas até práticas corporais, passando por saraus, rodas de leitura, encontros musicais e atividades de bem-estar. A programação é gratuita e está sujeita a alteração.
As bibliotecas públicas municipais reforçam seu papel como centros vivos de cultura, onde a leitura divide espaço com práticas que estimulam a convivência, o aprendizado e a cidadania.
Confira a seguir a programação que espera o público nos últimos dias de setembro:
Bibliotecas da Zona Norte são destaque da programação
Na Biblioteca Menotti Del Picchia, a agenda é intensa e variada. As aulas de Capoeira acontecem sempre às segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h30. O projeto “Viver Melhor”, em parceria com o Instituto Teko Porã, promove atividades às terças e quintas, das 10h às 11h15. Às quartas, às 15h, o espaço recebe o curso de “Inglês para Crianças”, e às quintas, às 14h, é realizada a terapia comunitária conduzida por Deusa Canzano. Às sextas, os destaques são o grupo “Corpo e Mente”, às 8h30, e o jiu-jitsu com Daniel Cassiano, às 11h. Ainda às sextas, há encontros do “Grupo Jornada da Alimentação”, sempre na 2ª e 4ª semana do mês, das 14h às 15h.
O calendário segue com o “RPG Mutirão Imaginário”, com Breno Alves, aos sábados, das 11h às 14h. Entre os eventos especiais, estão a vivência em capoeira com Rosangela Araujo e Mestre Piaba, no dia 24, das 14h30 às 16h15; o “Clube de Leitura Secreto das Bibliotecárias”, no dia 25, às 20h; e a Oficina de Argila, no dia 26, das 14h às 15h30.
Já na Biblioteca Álvares de Azevedo, o destaque é o evento “Pegue, Leve e Leia – Edição de Aniversário”, marcado para quinta (25) e que começa a partir das 10h. A programação fixa da biblioteca inclui a oficina de Tai Chi Pai Lin, às quartas, às 15h; a oficina “Saindo do Zero”, com a professora Andressa Nicácio, às sextas, às 14h; a oficina de pandeiro com Well Martins, aos sábados, às 14h; e a oficina de dança do ventre, com Aya Rodrigues, aos sábados, às 10h. Na Álvares, há ainda, por fim, o “Sarau dos Imortais” no dia 27 de setembro, a partir das 11h, com a apresentação aberta de artistas locais que queiram divulgar o seu trabalho; e o “Fórum da Pessoa Idosa”, que acontece no dia 26, uma roda de debate sobre inclusão, direitos e políticas públicas da população idosa, às 14h30.
Viriato Côrrea, na Zona Sul, realiza sete oficinas livres
A Biblioteca Viriato Corrêa é um polo cultural com intensa programação semanal. Às segundas, das 10h às 11h, acontece a oficina de Inglês; às terças, das 14h às 15h, é realizada a oficina de coral com o Instituto Pinheiro. Às quintas, das 13h30 às 15h30, o espaço promove a oficina de redes sociais, e às sextas, a de espanhol, das 10h às 11h, além da oficina de criatividade, às 15h. Aos sábados, das 10h30 às 11h30, há sessões de meditação com o professor Kevin.
Zona Leste se destaca pelas bibliotecas Hans Christian Andersen a Affonso Taunay
Na Biblioteca Affonso Taunay, a programação contempla diferentes faixas etárias. O “Projeto Octo” acontece às quartas, às 9h, seguido pelas práticas corporais às quartas, a partir das 13h, e às sextas, às 9h. Ainda às quartas, das 10h às 12h, há mediação de leitura, enquanto a oficina de inglês ocorre às sextas, das 10h às 11h. Outro destaque é a exposição “200 do 7 – Releitura dos 200 anos”, aberta até 7 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. O ciclo se completa com contação de histórias e mediação de leitura online, às sextas, às 14h30.
Já a Biblioteca Hans Christian Andersen recebe no dia 22, às 13h, a contação de histórias com a Cia Semeadora. Às terças, das 10h às 11h, há curso de inglês; e no dia 25, às 20h, acontece a edição online do “Clube de Leitura Secreto”. As oficinas de setembro incluem a de pintura em aquarela com Fernanda Renate, no dia 26, às 14h, e a de “Agulha Mágica” com Dona Dolores, aos sábados, às 11h. O dia 27 é reservado para a “FilHans”, a festa literária e cultural da Hans, das 10h às 14h, além de apresentações musicais às 10h, mediação de leitura às 11h30, arteterapia às 11h, e o sarau “Café com Poesia”, às 12h.
Zona Oeste recebe oficina de gamão e encontro de corais
A Biblioteca Alceu Amoroso Lima se destaca com atividades fixas e um grande encontro musical. Às segundas, às 16h, ocorre o projeto “Tempo de Brincar, Tempo de Cuidar”. Às quartas, às 14h, é a vez da oficina de memória, enquanto às quintas, também às 14h, o espaço recebe a oficina de gamão. O destaque especial da agenda é o “Encontro de Corais Carlos Cerqueira”, no dia 27, às 11h.
Centro fica mais literário com mediação, oficina de escrita para mulheres e um Clube Secreto
A Biblioteca Raul Bopp reúne oficinas que unem arte e bem-estar. Às terças, das 9h às 11h, acontecem as aulas de crochê, seguidas pela “Oficina de Escrita para Mulheres”, às quartas, às 15h. Às sextas, das 14h30 às 16h30, há encontros de Bordado Livre. No dia 24, a biblioteca recebe a mediação “Mala dos Saberes Deslocados”, às 11h, e a “Vivência de Yoga Terapia”, também às 11h. Fechando o mês, no dia 25, às 20h, acontece o “Clube de Leitura Secreto” em formato online, com a obra “Solitária”, de Eliana Alves Cruz.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Escrito por: Filipe Jaaziel | Revisado por: Enzo Sapio
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk