Secretaria Municipal de Habitação

Sehab inicia processo dos primeiros 3 prédios do Renova Centro

Artistas comemoram reforma do antigo Hotel Cineasta, que terá 59 apartamentos

Por Fabiano Melato
 

O programa Renova Centro avançou mais uma etapa no dia 20 de abril, quando a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) assinaram a escritura pública do Edifício Cineasta. Depois de reformado, o imóvel dos anos 1920 será o Recanto dos Artistas, com 59 apartamentos, destinados a músicos, cenógrafos, bailarinos e atores, entre outros profissionais aposentados. "É uma alegria atender a essa reivindicação. A prefeitura não está fazendo nenhum favor, a cidade é que é grata a todos vocês", discursou o prefeito Gilberto Kassab aos artistas na plateia do Salão Nobre da Prefeitura, entre eles, a vedete Salomé Parísio, a atriz Vic Militello, o humorista César Macedo e o ator Eudes Carvalho.

Comprado pela Cohab ao custo de R$ 4,2 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal, o antigo hotel da Avenida São João será adaptado para abrigar sala, dormitório, cozinha e banheiro, e as primeiras unidades devem ser entregues no final de 2012.

Com os edifícios Mário de Andrade (antigo Asdrúbal do Nascimento) e o Santo André, o Cineasta soma três imóveis desapropriados pelo Renova Centro, programa da Prefeitura que vai transformar 53 prédios ociosos na região central em moradia para cerca de 2.500 famílias, contribuindo para a revitalização do centro. A maioria dos apartamentos será destinada a locação social – famílias com renda até três salários mínimos. “Faz parte da política urbana a recuperação de prédios de valor histórico”, aponta o secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, lembrando que a fachada do Cineasta foi tombada pelo patrimônio municipal.

Para a atriz Nicete Bruno, a madrinha do Recanto dos Artistas, chegou a hora de "arregaçar as mangas". "Temos de projetar o melhor aproveitamento do espaço para que artistas inativos possam dignamente ser aproveitados no que têm de potencial". Ela não descarta que parcerias e projetos culturais surjam a partir da convivência dos moradores do Recanto. "É o início de uma trajetória feliz e muito longa", comemora. "Os artistas vão morar em um local não só histórico, mas também em um pólo de lazer. Vimos essa vocação do centro na Virada Cultural", completa o secretário Ricardo.