Secretaria Municipal de Habitação
Sehab usa crédito de carbono em urbanização da favela Bamburral
Projeto do escritório Brasil Arquitetura: pensando a favela no contexto do bairro
Um projeto inédito no mundo está envolvendo as secretarias municipais da Habitação (Sehab) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA), e encontra-se em fase final de elaboração. Pela primeira vez, recursos provenientes da venda de créditos de carbono serão utilizados para financiar obras de urbanização. A favela Bamburral, no distrito de Perus (zona noroeste), com aproximadamente 570 domicílios, será beneficiada com a iniciativa. Isso por ser vizinha ao aterro sanitário Bandeirante, um dos dois que possuem usina de biogás na cidade - o outro é o de São João, em São Mateus (zona leste).
As usinas fazem a extração e a queima do metano emitido pelos aterros e o transforma em energia elétrica para 700 mil habitantes. Esse processo de transformação possibilitou à Prefeitura vender os créditos de carbono por meio de leilões públicos, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Já foram realizados dois leilões, totalizando R$ 71 milhões. Os recursos são depositados no Fundo Especial de Meio Ambiente (Fema) e destinados a projetos socioambientais nas regiões do entorno dos aterros, para compensar locais que por tantos anos sofreram o impacto da presença e do funcionamento de um aterro sanitário. Nesse contexto está a favela Bamburral.
“O tema ambiente está em pauta e é extremamente importante. Tanto que o Banco Mundial (Bird) está formando um grupo de trabalho específico para o tema, além de uma parceria como o C40, grupo de grandes metrópoles que assumiram compromissos com relação a mudanças climáticas. A Prefeitura está envolvida nesse processo”, explica Elisabete França, superintendente de Habitação Popular (Habi). “Com relação à Sehab, a intenção é que o modelo da Bamburral seja replicado para outras áreas. Aliar compromissos com o meio ambiente, sustentabilidade e urbanização é uma ótima ideia”, diz.
Para o local foi desenvolvido um projeto de urbanização pelo escritório Brasil Arquitetura, que prevê implantação de infraestrutura, canalização do córrego e a construção de 4 blocos lineares, que abrigarão 260 unidades (208 de 44 m² e 52 de 34 m²), para atender às famílias que serão removidas das áreas de risco. Além de espaços comunitários, creches e o Parque Linear Perus no entorno ao córrego, com áreas de lazer e esporte. A execução das obras está em fase de licitação por parte da Sehab.
O arquiteto Marcelo Ferraz está ansioso para ver a concretização de seu projeto. “Um processo de intervenção se faz necessário, já que as condições de habitação no Bamburral são precárias. Além disso, o local, geograficamente falando, é muito importante para Perus. Quando assumimos o trabalho sabíamos que eram precisas soluções definitivas, que ultrapassassem a comunidade e atingissem o bairro”, diz. “Concebemos um deck, acompanhando todo o córrego, que fará parte do Parque Linear e facilitará a locomoção local. Os edifícios são inteligentes, existe uma inversão de fachadas e usaremos alvenaria estrutural, que trará economia para as obras”, explica Ferraz.
Créditos de carbono
O mercado de crédito de carbono foi criado como uma medida que permite às indústrias e nações reduzirem seus índices de emissão de gases do efeito estufa por um sistema de compensação. Conforme o Protocolo de Kyoto (1997), as nações industrializadas devem reduzir suas emissões, durante o período de 2008 a 2012, em 5,2% em relação aos níveis de 1990. Quem não consegue atingir esse nível, compra créditos de quem contribui para o desenvolvimento sustentável e adiciona alguma vantagem ao ambiente. É nessa ponta que a Prefeitura de São Paulo se encontra, com a tecnologia desenvolvida nos aterros Bandeirante e São João. Com a captação do metano e sua transformação em energia, a cidade de São Paulo conseguiu reduzir em 20% sua emissão de Gases de Efeito Estufa, meta que está sendo projetada por grandes cidades europeias para 2020.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk