Hospital do Servidor Público Municipal
10 de julho é o Dia da Saúde Ocular

Por Alessandra Ueno
Uma pesquisa com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostrou que 34% dos brasileiros nunca foram ao Oftalmologista. Também segundo o Conselho, quase 75% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados ou curados.
Essa é a importância do dia 10 de julho: conscientizar e estimular a população sobre a importância de cuidar dos olhos e ir às consultas oftalmológicas.
Para começar com esse cuidado, aqui estão algumas recomendações:
1) Evitar coçar os olhos, pelo risco de levar impurezas e bactérias para os olhos, trauma ocular e deformação na córnea, com comprometimento da visão e em casos extremos, indicação de transplante de córnea;
2) Proteger os olhos contra a exposição solar excessiva, com uso de óculos de sol, eficientes na proteção contra os raios UVA e UVB;
3) Não utilizar colírios sem a indicação oftalmológica, principalmente colírios corticoides, cujo uso crônico e abusivo poderá ter efeitos colaterais, como o glaucoma e catarata;
4) Para usuários de lentes de contato, é importante a higiene das mãos antes do seu manuseio, além da higiene das lentes e do estojo diariamente, para a prevenção de infecções e/ou de alergias oculares.
São diversas as condições que podem afetar os olhos: vão desde a miopia, astigmatismo, até o glaucoma, cataratas; sendo que estas últimas, se não tratadas, podem causar cegueira.
A primeira avaliação oftalmológica deverá ser efetuada no berçário, para as crianças prematuras. A primeira visita ambulatorial oftalmológica, deverá ser efetuada na idade de 2 a 3 anos, para que o médico oftalmologista avalie se a criança é portadora de alguma doença oftalmológica. Na sua ausência, deverá fazer avaliações somente quando necessário e quando presente, avaliações periódicas conforme a indicação.
O diagnóstico do médico é fundamental para dar início ao tratamento e evitar que as doenças progridam. Uma descoberta inicial pode ser a diferença entre recuperar a saúde ocular e danificar a visão de forma permanente.
Colaboração: Dr. José Carlos Minaguti, Coordenador da Clínica de Oftalmologia do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk