Hospital do Servidor Público Municipal

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025 | Horário: 10:10
Compartilhe:

16 de novembro é o Dia Nacional dos Ostomizados

Reconhecimento e conscientização são ensinamentos da data
#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Prefeitura de São Paulo  16 de novembro Dia Nacional dos Ostomizados  A ostomia ou estomia é uma abertura que permite desobstrução de um canal. Por exemplo, na traqueostomia, o objetivo é auxiliar na passagem do ar para que a respiração ocorra; na colostomia, é permitir a eliminação de fezes; na gastrostomia, a alimentação; entre outros. A ostomia pode ser permanente ou não, mas, independente da duração, todos os ostomizados merecem um atendimento acessível e a conscientização da população a respeito da condição. Segundo dados do Ministério da Saúde, existem cerca de 400 mil brasileiros com estomia.  Esse procedimento pode ser realizado por conta de diversas causas: desde malformação congênita, doenças degenerativas ou inflamatórias, traumas no trato responsável, e até doenças neurológicas. Para a realização de uma estomia, o pré-operatório é fundamental, já que é quando o paciente será informado sobre o procedimento e sua necessidade, como cuidar, e ele saberá que é possível ter qualidade de vida ainda que nesta condição. É também durante o pré-operatório que será realizada a demarcação do local da estomia.  Ao sair da cirurgia e retornar à rotina, o ostomizado terá direito a ter acesso aos materiais e atendimento necessários oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de dar o suporte necessário para continuidade do cuidado com a ostomia e, assim, manter sua autonomia e vivências cotidianas.  Colaboração: Dr. Thiago Agostini Braga Diretor da Divisão de Assistência ao Paciente Cirúrgico Produção: Assessoria de Relações Institucionais Ao final do texto, do lado direito, temos a imagem ilustrativa de uma paciente ostomizada. o Cartaz tem o lilás como cor predominante.  No rodapé:  Lembre-se:  

Texto: Alessandra Ueno
Arte: Milena Francisco


A ostomia ou estomia é uma abertura que permite desobstrução de um canal. Por exemplo, na traqueostomia, o objetivo é auxiliar na passagem do ar para que a respiração ocorra; na colostomia, é permitir a eliminação de fezes; na gastrostomia, a alimentação; entre outros.

A ostomia pode ser permanente ou não, mas, independente da duração, todos os ostomizados merecem um atendimento acessível e a conscientização da população a respeito da condição. Segundo dados do Ministério da Saúde, existem cerca de 400 mil brasileiros com estomia.

Esse procedimento pode ser realizado por conta de diversas causas: desde malformação congênita, doenças degenerativas ou inflamatórias, traumas no trato responsável, e até doenças neurológicas.

Para a realização de uma estomia, o pré-operatório é fundamental, já que é quando o paciente será informado sobre o procedimento e sua necessidade, como cuidar, e ele saberá que é possível ter qualidade de vida ainda que nesta condição. É também durante o pré-operatório que será realizada a demarcação do local da estomia.

Ao sair da cirurgia e retornar à rotina, o ostomizado terá direito a ter acesso aos materiais e atendimento necessários oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de dar o suporte necessário para continuidade do cuidado com a ostomia e, assim, manter sua autonomia e vivências cotidianas.

Colaboração: Dr. Thiago Agostini Braga - Diretor da Divisão de Assistência ao Paciente Cirúrgico

Produção: Assessoria de Relações Institucionais

collections
Galeria de imagens