Hospital do Servidor Público Municipal

Quarta-feira, 25 de Junho de 2025 | Horário: 15:01
Compartilhe:

25 de junho é o Dia Mundial do Vitiligo

Conscientização da população a respeito do Vitiligo é fundamental para quem tem a doença
#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo  25 de junho Dia Mundial do Vitiligo O vitiligo é uma condição dermatológica que causa a perda da coloração da pele. Ocorre porque o sistema imune da pessoa afetada passa a destruir as células que produzem a melanina, responsável por dar a nossa cor. Cerca de um milhão de brasileiros são acometidos pela doença, segundo o Ministério da Saúde. Apesar da maioria dos pacientes não apresentar nenhum sintoma ou complicação, o vitiligo não impacta apenas a pele, mas também afeta a autoestima e a saúde mental de quem o tem. Não é possível prevenir essa doença, mas existem alguns tratamentos, como o uso de medicamentos, para interromper o ataque pelo sistema imune, fototerapia e técnicas cirúrgicas (como o transplante de melanócitos) para estimular a repigmentação. É importante garantir a assistência médica logo nas fases iniciais para conseguir uma boa resposta, pois casos antigos costumam ser resistentes ao tratamento. Comemorado desde 2011, o Dia Mundial do Vitiligo tem como objetivo conscientizar as pessoas e mostrar que, independente da cor ou do padrão da pele, todos merecem respeito. Colaboração: Dra. Patrícia Suzuki, Médica da Clínica de Dermatologia do HSPM Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Abaixo à direita, temos uma fotografia das mãos de uma mulher com vitiligo . O cartaz tem o bege como cor predominante.   No rodapé:  Lembre-se:

O vitiligo é uma condição dermatológica que causa a perda da coloração da pele. Ocorre porque o sistema imune da pessoa afetada passa a destruir as células que produzem a melanina, responsável por dar a nossa cor.  Cerca de um milhão de brasileiros são acometidos pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

Apesar da maioria dos pacientes não apresentar nenhum sintoma ou complicação, o vitiligo não impacta apenas a pele, mas também afeta a autoestima e a saúde mental de quem o tem.

Não é possível prevenir essa doença, mas existem alguns tratamentos, como o uso de medicamentos para interromper o ataque pelo sistema imune e fototerapia e técnicas cirúrgicas (como o transplante de melanócitos) para estimular a repigmentação. É importante garantir a assistência médica logo nas fases iniciais para conseguir uma boa resposta, pois casos antigos costumam ser resistentes ao tratamento.

Comemorado desde 2011, o Dia Mundial do Vitiligo tem como objetivo conscientizar as pessoas e mostrar que, independente da cor ou do padrão da pele, todos merecem respeito.

Colaboração: Dra. Patrícia Suzuki, Médica da Clínica de Dermatologia do HSPM.
Produzido por: Assessoria de Relações Institucionais

collections
Galeria de imagens