Hospital do Servidor Público Municipal

Quinta-feira, 26 de Junho de 2025 | Horário: 17:26
Compartilhe:

26 de junho é o Dia Nacional do Diabetes

Brasil ocupa o sexto lugar no ranking de país com mais diabéticos do mundo
#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo  26 de junho Dia nacional do Diabetes  O Diabetes Mellitus é uma doença frequentemente relacionada ao consumo de açúcar, mas o ponto importante está em como esse açúcar é regulado no organismo. Quem está responsável pelo metabolismo dele é a insulina: um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando há algum problema, a taxa de açúcar no sangue sobe já que a tarefa de quebrá-lo para que entre nas células não está sendo feita da forma correta. Dessa forma, o paciente não tem energia necessária para as atividades do dia a dia e, ao mesmo tempo, o açúcar alto no sangue vai progressivamente prejudicando a função de órgãos vitais como os olhos, rins e coração. De forma simplificada, os tipos mais comuns de diabetes são: o diabetes tipo 1, relacionado à destruição das células produtoras de insulina, e o tipo 2, ligado principalmente à resistência à insulina causada por sedentarismo e dieta inadequada, que levam ao ganho de peso. Nas gestantes é possível encontrar também o gestacional, caracterizado pela diminuição da tolerância à glicose no período de gestação, podendo ou não persistir. Quase 17 milhões de brasileiros convivem com diabetes, o que coloca o Brasil na sexta posição mundial segundo o Atlas Global de Diabetes 2025 realizado pela Federação Internacional de Diabetes. Por isso, o dia 26 de junho é fundamental para a conscientização da população a respeito desta doença. O diabetes tipo 1 não pode ser prevenido por se tratar de uma doença autoimune, mas é importante estar atento para um diagnóstico precoce para que se possa mantê-la controlada com medicamentos. As chances de desenvolver o tipo 2 podem ser diminuídas ou retardadas por meio da adesão a uma rotina saudável. Hábitos como praticar exercícios, controlar o consumo de açúcar, evitar o sobrepeso, entre outros, são muito importantes na prevenção. Colaboração: Dra. Daniela Iguchi Perez Médica da Clínica de Endocrinologia do HSPM Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Ao lado direito, temos a imagem ilustrativa de um glicosímetro. O cartaz tem o azul como cor predominante.    No rodapé:  Lembre-se:

Por Alessandra Ueno

O Diabetes Mellitus é uma doença frequentemente relacionada ao consumo de açúcar, mas o ponto importante está em como esse açúcar é regulado no organismo. 

Quem está responsável pelo metabolismo dele é a insulina: um hormônio produzido pelo pâncreas. Quando há algum problema, a taxa de açúcar no sangue sobe já que a tarefa de quebrá-lo para que entre nas células não está sendo feita da forma correta. Dessa forma, o paciente não tem energia necessária para as atividades do dia a dia e, ao mesmo tempo, o açúcar alto no sangue vai progressivamente prejudicando a função de órgãos vitais como os olhos, rins e coração.

De forma simplificada, os tipos mais comuns de diabetes são: o diabetes tipo 1, relacionado à destruição das células produtoras de insulina, e o tipo 2, ligado principalmente à resistência à insulina causada por sedentarismo e dieta inadequada, que levam ao ganho de peso. Nas gestantes é possível encontrar também o gestacional, caracterizado pela diminuição da tolerância à glicose no período de gestação, podendo ou não persistir.

Quase 17 milhões de brasileiros convivem com diabetes, o que coloca o Brasil na sexta posição mundial segundo o Atlas Global de Diabetes 2025 realizado pela Federação Internacional de Diabetes. Por isso, o dia 26 de junho é fundamental para a conscientização da população a respeito desta doença.

O diabetes tipo 1 não pode ser prevenido por se tratar de uma doença autoimune, mas é importante estar atento para um diagnóstico precoce para que se possa mantê-la controlada com medicamentos. As chances de desenvolver o tipo 2 podem ser diminuídas ou retardadas por meio da adesão a uma rotina saudável. Hábitos como praticar exercícios, controlar o consumo de açúcar, evitar o sobrepeso, entre outros, são muito importantes na prevenção. 

collections
Galeria de imagens