Hospital do Servidor Público Municipal
8 de julho é o Dia Mundial da Alergia

Por Alessandra Ueno
O dia 8 de julho é uma data importante para conscientizar a população sobre as doenças alérgicas e a importância do diagnóstico e tratamento adequados.
Poeira, pólen, medicamentos, alimentos (ovo, trigo, amendoim, castanhas, peixes e frutos do mar): todos esses elementos têm a capacidade de causar alergia em algumas pessoas, sendo uma doença responsável pela manifestação de uma resposta imune exagerada a substâncias geralmente inofensivas, chamadas alérgenos.
Essa hipersensibilidade gerada pela patologia é muito comum: cerca de 30% dos brasileiros tem, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia. Algumas pessoas podem ter sintomas leves ao entrar em contato com o que desencadeia essa manifestação, enquanto, outras, podem ter sintomas graves e até fatais, caso não haja tratamento imediato.
Essas reações ocorrem em diversas doenças, como rinite, que provoca congestão, espirros e coceira no nariz; a conjuntivite alérgica, que provoca irritação e coceira nos olhos; asma, que causa dificuldade para respirar; dermatite de contato, que provoca eczema na pele; urticária, que causa manchas vermelhas e coceira. As alergias alimentares e a medicamentos podem ocasionar reações locais e, em alguns casos, reações sistêmicas graves. Uma curiosidade é a possibilidade de uma alergia cruzada, que acontece, por exemplo, quando uma pessoa tem alergia a látex pode também ser alérgico a diversas frutas, como abacate, kiwi e banana.
O diagnóstico dessas condições é realizado por meio de testes alérgicos e exames de sangue para dosagem de IgE específica. O tratamento varia conforme o tipo, porém, no geral, é importante o controle ambiental, evitando o contato com o alérgeno e uso de medicação indicada para o controle dos sintomas e, em alguns casos, é possível tratamento com imunoterapia (vacinas para alergia).
Se você suspeita ter alergia, agende com um médico alergologista para poder ajudar você a viver melhor e de forma controlada.
Colaboração: Dra. Márcia Regina de Melo Costa, Coordenadora da Clínica de Alergia do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk