Hospital do Servidor Público Municipal

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2025 | Horário: 15:20
Compartilhe:

Câncer de Pulmão, de Laringe e Combate ao Fumo têm datas importantes em agosto

Tabagismo é responsável por grande parte dos cânceres e demais doenças pulmonares
#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo  Câncer de Pulmão, de Laringe e Combate ao Fumo têm datas importantes em agosto  Em agosto são lembradas três datas importantes para alertar quanto ao tabagismo e estimular o abandono desse vício: o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Pulmão (1º), o Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Laringe (11) e o Dia Nacional do Combate ao Fumo (29). O tabagismo é uma doença caracterizada pela dependência da nicotina, uma substância presente no tabaco que interfere no sistema de recompensa cerebral. O processo envolve a liberação de neurotransmissores responsáveis pelo humor, prazer, e é por isso que o fumo é frequentemente associado à motivação e alívio. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, 477 brasileiros morrem por dia em decorrência do fumo. O tabagismo pode causar diversos cânceres, mas os mais relacionados são aqueles em locais da via respiratória que possuem contato direto com a fumaça e as substâncias tóxicas.  De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos dobram as chances de se tornarem fumantes na vida adulta. Além disso, relatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária pontuam que os jovens usuários de cigarros eletrônicos podem migrar para os cigarros convencionais posteriormente. Para conservar a saúde, evite fumar e procure ajuda caso não consiga parar. Consumir o tabaco por status, pressão social e/ou alívio momentâneo, não substitui a vida.  Colaboração: Dra. Fátima Regina de Abreu Alves - Coordenadora da Clínica de Otorrinolaringologia do HSPM Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Ao lado esquerdo, temos a imagem ilustrativa de um perfil masculino e, em destaque, dentro dele o sistema respiratório. O cartaz tem o verde como cor predominante.    No rodapé:  Lembre-se:  

Texto: Alessandra Ueno
Arte: Jessika Amorim


Tabaco, cigarro, pod, narguilé, vape. Esses fumáveis têm várias coisas em comum, dentre elas a nicotina e a capacidade de causarem câncer. 
O tabagismo é uma doença caracterizada pela dependência da nicotina, uma substância presente no tabaco que interfere no sistema de recompensa cerebral. O processo envolve a liberação de neurotransmissores responsáveis pelo humor, prazer, e é por isso que o fumo é frequentemente associado à motivação e alívio.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, 477 brasileiros morrem por dia em decorrência do fumo. O tabagismo pode causar diversos cânceres, mas os mais relacionados são aqueles em locais da via respiratória que possuem contato direto com a fumaça e as substâncias tóxicas.

Ainda, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, crianças e adolescentes que usam cigarros eletrônicos dobram as chances de se tornarem fumantes na vida adulta. Além disso, relatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária a respeito do tema pontuam que os jovens usuários de cigarros eletrônicos podem migrar para os cigarros convencionais posteriormente. 

Em agosto são lembradas três datas importantes para alertar quanto ao tabagismo e estimular o abandono desse vício: o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Pulmão (1º), o Dia Nacional de Prevenção do Câncer de Laringe (11) e o Dia Nacional do Combate ao Fumo (29). Hoje em dia, a nicotina e a toxicidade não se limitam ao tabaco em si, mas também podem estar presentes na forma líquida como nos cigarros eletrônicos. A queima ainda ocorre e as consequências estão lá.

É importante explicar que não é a nicotina que causa câncer, o que ocasiona a doença são outras substâncias. São cerca de 40 comumente encontradas nos fumáveis e caracterizadas como cancerígenas, sendo decorrentes da queima do tabaco e derivados. Alguns exemplos são o arsênio, níquel, chumbo, entre outras 4,7 mil substâncias tóxicas como alcatrão, monóxido de carbono, amônia.

Para conservar a saúde, evite fumar e procure ajuda caso não consiga parar. Consumir o tabaco por status, pressão social e/ou alívio momentâneo, não substitui a vida.

Dra. Fátima Regina de Abreu Alves
Coordenadora da Clínica de Otorrinolaringologia do HSPM

collections
Galeria de imagens