Hospital do Servidor Público Municipal

Segunda-feira, 29 de Setembro de 2025 | Horário: 09:49
Compartilhe:

Dia 29 de setembro é dedicado ao Coração

Um dos órgãos mais importantes do corpo humano é relembrado mundialmente
#ParaTodosVerem  No cabeçalho:  Logo da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo  29 de setembro Dia Mundial do Coração  Ao lado direito do título, temos a imagem ilustrativa de um estetoscópio passando pelo meio de um coração.  Quebrar, completar, entregar: parecem coisas que fazemos com um objeto, mas frequentemente nos referimos ao nosso coração. Símbolo de sentimentos, sobretudo o amor, esse órgão é o responsável por bombear sangue para todas as partes do corpo. Se o funcionamento dele fica comprometido, todos os outros sistemas também são afetados. E é para destacar e relembrar sua importância que dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. No Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 400 mil brasileiros morrem por ano devido a doenças cardiovasculares. Alterações no ritmo, no formato, na capacidade de circulação, inflamação, acúmulo de gordura, entre outros, são alguns dos problemas comuns quando se fala do coração. Por mais que a função seja “empurrar” o sangue pelos vasos, caso o caminho não esteja propício, o coração também é afetado, pois precisa fazer mais esforço do que o normal. Como uma espécie de mão-dupla, é preciso tomar conta do coração e de tudo que o envolve, portanto, todo o corpo. Para prevenir e minimizar o impacto de complicações como cardiomiopatias, arritmias, infartos e insuficiência, é fundamental manter uma rotina saudável. Alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, evitar consumo de álcool e tabaco, optar por alimentos naturais e pouco processados são todas formas de se precaver de uma doença cardíaca e, caso já tenha problemas com pressão ou com os vasos sanguíneos, diminuir os danos e sintomas.   Colaboração: Dra. Regina Adler - Coordenadora da Clínica de Cardiologia do HSPM Produção: Assessoria de Relações Institucionais  Ao final do texto, do lado direito, temos a imagem ilustrativa de um médico, uma profissional e um coração, todas no mesmo tamanho. O médico está auscultando o coração com um estetoscópio.  No rodapé:  Lembre-se:  

Por Alessandra Ueno

Quebrar, completar, entregar: parecem coisas que fazemos com um objeto, mas frequentemente nos referimos ao nosso coração. Símbolo de sentimentos, sobretudo o amor, esse órgão é o responsável por bombear sangue para todas as partes do corpo. 

Se o funcionamento dele fica comprometido, todos os outros sistemas também são afetados. E é para destacar e relembrar sua importância que dia 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração. No Brasil, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 400 mil brasileiros morrem por ano devido a doenças cardiovasculares.

Alterações no ritmo, no formato, na capacidade de circulação, inflamação, acúmulo de gordura, entre outros, são problemas comuns quando se fala do coração. Por mais que a função seja “empurrar” o sangue pelos vasos, caso o caminho não esteja propício, o coração também é afetado, pois precisa fazer mais esforço do que o normal. 

Como uma espécie de mão dupla, é preciso tomar conta do coração e de tudo que o envolve, portanto, todo o corpo. Para prevenir e minimizar o impacto de complicações como cardiomiopatias, arritmias, infartos e insuficiência, é fundamental manter uma rotina saudável.

Alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, evitar consumo de álcool e tabaco, optar por alimentos naturais e pouco processados são todas formas de se precaver de uma doença cardíaca e, caso já tenha problemas com pressão ou com os vasos sanguíneos, diminuir os danos e sintomas.

Colaboração Dra. Regina Adler – Coordenadora da Clínica de Cardiologia do HSPM
Produção: Assessoria de Relações Institucionais

collections
Galeria de imagens