Hospital do Servidor Público Municipal
Estomia: informações favorecem reabilitação dos pacientes

Texto: Alessandra Ueno
Ao realizar qualquer cirurgia é preciso uma preparação: médicos especializados, equipe de apoio, instrumentos adequados, sala higienizada. Dentre esses processos está o planejamento do procedimento, como, no caso da realização de uma estomia, a demarcação pré-cirúrgica.
Em relação a isso, a Comissão de Curativos do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) preparou um treinamento para profissionais da saúde sobre a demarcação pré-cirúrgica, que contou com a participação de 21 médicos e enfermeiros.
A estomia é uma passagem criada cirurgicamente no abdômen que permite a saída de fezes ou urina quando o fluxo pelo percurso normal é impedido. A importância da demarcação prévia está na diminuição da possibilidade de complicações pós-operatórias, melhora na adaptação aos equipamentos e na reabilitação facilitada.
Em caso de descuido na confecção de uma estomia, há o risco de complicações como necrose, sangramento, infecção, edema, dermatites, além de dificuldades no acoplamento da bolsa e diminuição da qualidade de vida do paciente. O profissional e a equipe responsável pela cirurgia devem ser treinados na área da estomaterapia.
A atenção à pessoa com estomia vem desde antes da cirurgia, com o processo de demarcação, mas também com a preparação do paciente por meio do esclarecimento de dúvidas, com informações importantes. Difundir a implementação de protocolos como esse melhoram a execução dos procedimentos e sinalizam que o foco é a garantia da qualidade de vida do paciente.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk