Hospital do Servidor Público Municipal

Sexta-feira, 29 de Agosto de 2025 | Horário: 15:31
Compartilhe:

HSPM Responde explica sobre as Arboviroses

“Arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”.
#ParaTodosVerem Arte ilustrativa que contém o texto

 Arboviroses são um grupo de doenças virais transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes” Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos de gêneros Aedes, Culex e Anopheles, pois esses insetos portam o vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, o passam para outras pessoas pelas picadas.
 
Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde leves até complicações mais sérias.
 
Para entender mais sobre as Arboviroses, acompanhe a entrevista feita com a Dra. Michele Higa Froes, Médica Infectologista da Clínica de Moléstias Infecciosas do HSPM.
 
1.    Quais doenças são parte do grupo de arboviroses?
Dentre as arboviroses mais conhecidas, destacam-se a dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela.

2.    Qualquer pessoa pode ser contaminada?  
Pessoas de qualquer idade podem se contaminar, porém, as mulheres grávidas, pessoas com mais de 65 anos, indivíduos com doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) e crianças até dois anos têm risco aumentado de desenvolverem a forma mais grave da doença e até mesmo outras complicações.

3.    Quais são os sintomas da arboviroses?
Cada arbovirose apresenta sintomas diferentes, porém febre, dores no corpo e nas articulações, e manchas vermelhas são os mais comuns.

4.    Qual o tratamento?
Não há um tratamento antiviral específico para essas doenças, no geral, a terapia se baseia numa boa hidratação hídrica e em sintomáticos, com algumas particularidades para cada arbovirose, por isso, o tratamento deve ser realizado conforme orientação médica.

5.    Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico pode ser clínico-epidemiológico, pelas manifestações clínicas apresentadas pelo paciente em situações de epidemias e por exames laboratoriais específicos para cada arbovirose (teste rápido, sorologias, RT-PCR).

6.    Como se proteger das arboviroses?
A eliminação de criadouros é a principal estratégia de prevenção, para isso é necessário remover qualquer possível criadouro do mosquito em casa, como vasos de plantas, pneus, garrafas vazias, caixas d'água mal vedadas e recipientes que possa acumular água parada. Calhas entupidas e ralos obstruídos podem se tornar locais de reprodução para os mosquitos. Portanto, é importante mantê-los limpos e desobstruídos, garantindo o escoamento adequado da água. Também é recomendado o uso de repelentes durante atividades ao ar livre, instalação de telas e mosquiteiros.

7.    Existe vacina para as arboviroses?

Para dengue existem duas vacinas disponíveis no Brasil, a mais atual a QDenga indicada para crianças a partir de 4 anos de idade, adolescentes e adultos até 60 anos. E a DengVaxia que é indicada somente para quem já teve dengue anteriormente, com idade entre 6 e 45 anos. Para as demais arboviroses, chikungunya e zika, ainda não há vacinas disponíveis.

collections
Galeria de imagens