Hospital do Servidor Público Municipal
Prevenção à dengue pode salvar vidas
Por Luísa Carvalho
As chuvas de verão impactam diretamente nos casos de dengue, pois favorecem o acúmulo de água parada, condição ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
É importante a conscientização de todos para evitar a proliferação do mosquito em prol da saúde e bem-estar social, pois a grande maioria dos focos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências, em ralos, calhas, caixas-d’água destampadas e pratinhos de vasos de plantas.
Pedimos que a população esteja junto com o HSPM para combatermos a dengue com medidas simples, como: evitar deixar água parada em recipientes em qualquer época do ano; manter bem tampados tonéis, caixas e barris de água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los, com esponja e sabão, uma vez por semana; fazer sempre a manutenção de piscinas; remover água acumulada em bandejas de ar-condicionado; amarrar bem os sacos de lixo; inspecionar a casa semanalmente para encontrar possíveis focos de larvas.
Todos são igualmente suscetíveis à dengue, porém, mulheres grávidas, lactentes, crianças de até dois anos e pessoas com mais de 65 anos têm maiores riscos de desenvolver complicações que podem levar à morte. Fique atento aos sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dor nas articulações, erupção cutânea e, em casos mais graves, dor abdominal, vômitos persistentes, diarreia e sangramento de mucosas.
Para garantir a segurança de nossos pacientes e familiares, o Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) realiza a limpeza de todas as áreas, além de serviços de jardinagem e cuidado com as áreas externas, incluindo rufos, calhas e lajes que possam acumular água. Dia 31 de janeiro o hospital recebeu a equipe da Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS Sé) para uma inspeção e não foram observados potenciais criadouros para mosquitos que transmitem doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk