Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
SMIT participa de reunião com Prefeito e representantes da USP
Na última quinta-feira (24), a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia esteve presente no Gabinete do Prefeito Ricardo Nunes, em conjunto com representantes da Universidade de São Paulo (USP), para uma reunião entre as partes. O intuito do encontro foi o de fomentar parcerias e avanços tecnológicos voltados para o campo da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras.
Além do Prefeito, o encontro contou com a participação do Secretário Adjunto da SMIT, Humberto de Alencar, do Secretário de Governo, Edson Aparecido, e do Presidente da ADE SAMPA, Renan Vieira. Pela USP, vieram ao encontro o Reitor da universidade, Professor Carlos Carlotti, o Vice Coordenador da AUSPIN – Agência USP de Inovação, Emanuel Carrilho, e o Diretor do Centro de Inovação – InovaUSP, Marcelo Zuffo. O Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Professor André Aquino, também marcou presença.
Na abertura da reunião, foi assinado pelo Prefeito o ‘’Ato de Autorizo do Protocolo de Intenções’’, firmando uma maior aproximação entre as entidades e a participação direta nos projetos de pesquisa e inovação para a capital, resultante da colaboração de organizações de alto desempenho em ciência e tecnologia. “Essa é uma parceria que coloca São Paulo no caminho para se tornar uma das maiores referências globais em inovação’’, comenta o Prefeito Ricardo.
Distrito de Inovação de SP
Em julho do ano passado, a SMIT participou da criação do primeiro “Distrito de Inovação de São Paulo’’, que deu início à parceria entre a Prefeitura, USP, Governo do Estado de São Paulo e institutos de pesquisa. A cerimônia ocorreu no Palácio dos Bandeirantes.
Com o encontro, foi estabelecido um espaço físico nas dependências da USP para a instalação do ambiente de inovação aberta, conectando todos os participantes em uma governança conjunta. O Distrito visa um ambiente de troca de experiência entre universidades, setor produtivo e outros órgãos, impulsionando o desenvolvimento de projetos.
Além da criação do “Distrito de Inovação de São Paulo”, a SMIT, em parceria com o INOVA USP, vem trabalhando na estruturação do Centro de Inovação em Smart City, localizado na praça Victor Civita. O projeto visa equipar o prédio em anexo do Green Sampa com tecnologias baseadas em cidades inteligentes e Smart Urban Green Solutions. O projeto auxiliará na capacitação de jovens e startups da periferia, usuários dos FAB LAB’s e demais programas e iniciativas de empreendedorismo da PMSP.
Ecossistemas de inovação
Ecossistemas de Inovação são comunidades que reúnem atores diversos ligados à tecnologia, como universidades, órgãos públicos, startups, empresas de base tecnológica e instituições de ciência e tecnologia. O trabalho da SMIT é incentivar e se posicionar dentro do ecossistema paulistano, promovendo a formação de mão de obra qualificada e o desenvolvimento de soluções inovadoras e de pesquisas aplicadas.
Com a assinatura do protocolo, espera-se que o Distrito de Inovação de São Paulo possibilite ainda mais oportunidades de desenvolvimento tecnológico, elevando o importante cenário de inovação da capital. O foco em jovens da periferia e no fomento da tecnologia nacional será de grande impacto, não apenas para o avanço econômico da cidade, como também para a empregabilidade da população. É a SMIT e a Prefeitura de São Paulo promovendo a inovação e tecnologia em prol da população!
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk