A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo desmantelou um laboratório clandestino de drogas escondido em uma área de mata no Parque dos Bancários, em São Miguel Paulista, na Zona Leste da capital, e apreendeu mais de 55 quilos de cocaína. A ação resultou ainda na prisão de um suspeito e na descoberta de uma estrutura montada para refinar, armazenar e ocultar drogas em uma área verde da cidade.
Veja a ação da GCM
A ocorrência foi registrada nas imediações da Rua Garça Morena, durante patrulhamento da GCM pela região. Os agentes avistaram dois homens em atitude suspeita, que fugiram ao perceber a aproximação da viatura. Um deles foi alcançado carregando uma mochila com diferentes tipos de drogas. O outro conseguiu escapar em direção à mata.
Durante as buscas na área, os agentes localizaram um barracão improvisado, montado no meio da vegetação, que funcionava como um laboratório de refino. No local, foram encontrados equipamentos, insumos e drogas já processadas e prontas para a distribuição. Ao todo, a GCM apreendeu 46 quilos de pasta base de cocaína — substância que, segundo a corporação, pode gerar até 30 quilos de cocaína por quilo refinado — além de nove quilos de drogas já prontas para o consumo.
Outro ponto que chamou a atenção dos agentes foi a presença de tonéis enterrados, usados para esconder matéria-prima destinada à produção de cocaína e crack. A estratégia evidenciava a tentativa de camuflar a atividade ilegal e dificultar a localização do material pelas forças de segurança.
Todo o material apreendido foi recolhido, e a ocorrência, encaminhada ao Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que dará prosseguimento às investigações.
Mais vídeos da operação