Recursos de acessibilidade:
Criação: 04/02/26 21:48

Após alerta do Smart Sampa, GCM encontra idoso de Guarulhos que estava desaparecido há 35 dias

Segundo a família, homem, de 61 anos, estava fora de casa desde 30 de dezembro de 2025; morador de Guarulhos, ele disse à GCM que não se lembrava de onde havia saído
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

Após receber alerta do Smart Sampa, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo localizou no Terminal Parque Dom Pedro um idoso de Guarulhos que estava desaparecido há 35 dias. Conforme informações da GCM, uma equipe realizava patrulhamento pelos arredores do terminal na segunda-feira (2) quando recebeu o alerta de que o Smart Sampa, maior sistema de monitoramento da América Latina, havia identificado um homem desaparecido desde o dia 30 de dezembro do ano passado.

Identificado como Etenilson dos Santos Nogueira, de 60 anos, morador do Parque Cecap, em Guarulhos, ele estava sentado em um dos bancos do local.

 

Abordado pela equipe da GCM, Etenilson informou que não se lembrava de onde havia saído, mas disse que aguardava um ônibus para embarcar. Questionado se desejava acompanhar os agentes, o idoso aceitou e entrou espontaneamente na viatura.

Os agentes conduziram Etenilson ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), na região da Luz, onde a GCM e a Polícia Civil realizaram contato com os familiares para informar que tinham encontrado o homem. A sobrinha, Fernanda Nogueira Temporini, compareceu ao local e o levou de volta para casa.

Segundo a família, Etenilson sofre de esquizofrenia, demência senil e retardo mental. Ele mora com a irmã e a sobrinha, Fernanda, que relatou que o idoso saiu de casa enquanto ela tomava banho e não retornou mais.

“O Smart Sampa é muito eficiente para encontrar desaparecidos. Gratidão por isso. Agora ele está em casa e está bem, com seus familiares”, declarou Fernanda.

Tecnologia a serviço da proteção da vida
Além de atuar de forma decisiva no combate à criminalidade e na captura de foragidos da Justiça, com 3.650 presos em flagrante e 2.719 foragidos capturados, o Smart Sampa tem se consolidado como uma importante ferramenta na localização de pessoas desaparecidas. Desde o início do programa, 156 pessoas já foram encontradas com o apoio da tecnologia de reconhecimento facial, reforçando o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a segurança, a proteção da vida e o acolhimento das famílias.

Os dados e fotos da pessoa a ser localizada são inseridos no sistema pela Coordenação de Desaparecidos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que atua a partir do cruzamento de dados da rede pública, da Delegacia de Pessoas Desaparecidas e do Ministério Público, por meio do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID), responsável por apoiar as buscas em diferentes frentes. 

Além disso, as  buscas também contam com apoio das 40 mil câmeras do Smart Sampa distribuídas por toda a cidade.

Entre 2021 e 2025, a Prefeitura de São Paulo possibilitou o reencontro de 3.765 pessoas. Somente em 2025, foram 2.732 solicitações, que resultaram na localização de 1.024 pessoas.

Links úteis

Formulário para cadastramento de desaparecidos:
https://prefeitura.sp.gov.br/web/direitos_humanos/w/desaparecidos/formulario_de_cadastramento/254691

Boletim de Ocorrência (BO) online:
https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Dados importantes que precisam ser informados no registro do Boletim de Ocorrência:
* Características físicas;
* Cicatrizes, marcas de nascença, tatuagens, piercings, pintas visíveis, próteses etc.;
* Roupas e pertences pessoais usados na última vez em que foi visto(a);
* Hábitos e estado emocional recente;
* Último lugar em que foi visto(a);
* Dados do aparelho celular;
* Contexto do desaparecimento: para onde a pessoa estava indo, com quem ela estava etc.


Tags relacionadas

×
Exibindo 1 para 1 de 3
Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020