Subprefeitura Santo Amaro
Prefeitura tem abordagem humanizada para casos de acumulação compulsiva
Equipes intersetoriais unem saúde, assistência social e limpeza urbana para oferecer cuidado seguro e respeitoso aos moradores.
Por: Elioneide Silva
A Prefeitura reforça que o transtorno de acumulação compulsiva é uma condição real e complexa, que exige atenção especializada e apoio integrado. Para isso, a limpeza nos imóveis é feita pela Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), em parceria com a Subprefeitura responsável pelo território do imóvel.
Esses procedimentos são sempre planejados com antecedência e acompanhados pela equipe de saúde da UBS responsável pelo caso, garantindo que a intervenção seja segura e respeitosa. “O trabalho de limpeza é feito em várias etapas, pois a pessoa geralmente precisa primeiro de acolhimento e acompanhamento”, explica Luciana Ribeiro, coordenadora da vigilância em saúde ambiental de Santana/Tucuruvi, que participou de uma ação de limpeza no dia 05/09/2025.
O trabalho é coordenado pelo Comitê Regional de Atenção à Pessoa em Situação de Acumulação (CRASA), que articula ações integradas de saúde, assistência social e limpeza urbana, priorizando o bem-estar, a saúde mental e a dignidade das pessoas.
Quem convive com o transtorno ou conhece alguém que precise de ajuda pode procurar atendimento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) próximo à residência.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk