Subprefeitura Santo Amaro

Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025 | Horário: 14:55
Compartilhe:

Subprefeitura de Santo Amaro e Polícia Militar avançam em parceria para reforçar segurança e fiscalização no Largo 13

A Subprefeitura de Santo Amaro participou, nesta quarta-feira (17), da reunião bimestral no 1º Batalhão da Polícia Militar Metropolitana (PMESP) para avaliar os avanços da Operação Delegada, iniciada em 25 de junho, e alinhar os próximos passos para fortalecer a segurança e a organização do centro comercial do distrito.

O Tenente Coronel PM Francisco Neto abriu a reunião destacando os resultados positivos da operação, que tem se pautado pelo diálogo e pela ação preventiva evitando confrontos com ambulantes e garantindo a livre circulação da população. Segundo ele, a estratégia implantada em Santo Amaro tem servido de referência para outras regiões da cidade.

Entre os principais encaminhamentos, foi reafirmado o compromisso da Subprefeitura em regularizar aproximadamente mil profissionais ambulantes, definindo locais ordenados para seu trabalho. Para isso, a comissão de ambulantes terá papel central na organização, em conjunto com o mapeamento da Subprefeitura, que estuda e define quais áreas poderão ser destinadas, com acompanhamento da associação representativa da categoria.

O chefe de gabinete da Subprefeitura de Santo Amaro, Tiago Almeida, elogiou a atuação da PM, ressaltando o “trabalho brilhante que vem sendo feito”, e destacou que a união entre as forças policiais, a Subprefeitura e a sociedade é o que permite avanços concretos.

No Terminal Santo Amaro, a estratégia segue em evolução: atualmente, 9 policiais municipais atuam diariamente no espaço, com a meta de dobrar esse número para 18, ampliando também a cobertura no período noturno. Já a Guarda Civil Metropolitana (GCM) reforçou o pedido de aumento de efetivo, para que seja possível manter equipes fixas em cada plataforma. O Inspetor Delson também solicitou apoio de zeladoria no entorno do terminal, medida que contribui para inibir a permanência de pessoas em situação de rua.

Outro ponto de destaque é o trabalho de orientação diária aos ambulantes sobre o programa “Tô Legal”, da Prefeitura de São Paulo, que possibilita a regularização das atividades. Com isso, mesmo em situações de apreensão, não há resistência por parte dos vendedores, fruto de um processo contínuo de conscientização.

O Capitão PM Braga reforçou que o Largo 13 de Maio pode ser considerado o segundo centro da cidade de São Paulo e que a melhoria na organização e segurança da região é resultado direto da integração entre a Subprefeitura, a PMESP, a GCM e a Polícia Civil.

O vereador Gabriel também contribuiu com a segurança local, ao encaminhar no mês passado uma lista com 30 pontos estratégicos para instalação de câmeras do programa Smart Sampa. Já o subprefeito Silvinho esteve com o secretário municipal de Segurança Urbana, Orlando Morando, solicitando a ampliação do efetivo da Operação Delegada de 40 para 80 policiais militares, além do aumento do contingente da GCM, para reforçar o policiamento no distrito e ampliar a cobertura no centro comercial de Santo Amaro.

“Aos poucos estamos conseguindo restabelecer a ordem na região. Nosso objetivo é avançar de forma conjunta, organizando o trabalho dos ambulantes, reforçando a segurança e garantindo que todos tenham seu espaço de maneira legal e segura”, afirmou o subprefeito Silvinho.

A reunião foi encerrada com o compromisso de formalizar os pedidos por meio de ofícios e dar continuidade às ações conjuntas, que têm gerado resultados reconhecidos pela população e transformado a realidade do Largo 13 de Maio e arredores.

Descritivo das imagens:

1ª imagem: Pessoas uniformizadas e civis estão reunidas em torno de uma mesa em uma sala de reuniões.
2ª imagem: Grupo de guardas e policiais posa para foto em frente a um prédio da Polícia Militar com viaturas ao fundo.

collections
Galeria de imagens