Subprefeitura Santo Amaro
Subprefeitura de Santo Amaro e SMSUB definem obras e ações prioritárias

Durante a reunião, o subprefeito Silvinho destacou a importância de avançar em obras importantes para a região como, a revitalização do eixo histórico de Santo Amaro, projeto já apresentado ao prefeito Ricardo Nunes por meio do vereador Gabriel Abreu e do próprio subprefeito. A iniciativa prevê a modernização da região e a implantação de um projeto-piloto de acessibilidade urbana, incluindo a substituição da fiação aérea por cabeamento subterrâneo.
Outro tema abordado foi a possível transformação do antigo Clube Banespa em parque municipal, conforme anunciado pela Prefeitura de São Paulo, com a perspectiva de criação de um espaço voltado também ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Silvinho e o chefe de gabinete Tiago de Almeida também mencionaram a necessidade de otimizar o uso da sede da Subprefeitura de Santo Amaro, um prédio de seis andares, para integrar equipes de outras secretarias, ampliando a eficiência e melhorando o atendimento à população.
Na área de zeladoria, a equipe apresentou avanços significativos: o número de solicitações de poda e remoção de árvores caiu de 2 mil, em fevereiro, para 386. O subprefeito destacou que 170 árvores já possuem laudo de remoção, e o secretário Jesse Latance avaliou a possibilidade de reforçar as equipes para agilizar o trabalho. Também foi discutido um mutirão para a retirada de veículos apreendidos.
Em relação ao meio ambiente, foram identificados os córregos Galeno de Castro e Poli como os pontos mais críticos, demandando intervenções emergenciais. Latance destacou a necessidade de criação dos Comitês de Governo Local, formados por representantes das subprefeituras, secretarias e órgãos regionais, como Defesa Civil, CET, Educação e SMADS, entre outros, com o objetivo de agilizar decisões e respostas às demandas territoriais. Cada subprefeito será o coordenador local do comitê, com apoio de seus chefes de gabinete e equipes técnicas.
Também foi discutido o andamento do Programa Operação Trabalho (POT). A subprefeitura informou possuir atualmente 80 pontos de descarte irregular que necessitam de monitoramento além de 196 praças, reforçando a necessidade de ampliação de equipes de zeladoria.
Entre as próximas etapas definidas estão a visita técnica de Luciano Santos Araújo à subprefeitura para alinhamento do monitoramento de descartes e do POT, a indicação das três obras prioritárias da região a serem executadas pela Subprefeitura ou pela SMSUB, a revisão da equipe de remoção de árvores e a formalização dos nomes para o Comitê de Governo Local.
A reunião reforçou o compromisso conjunto entre a Subprefeitura de Santo Amaro e a Secretaria Municipal das Subprefeituras em promover uma gestão mais integrada, eficiente e próxima da população.
Créditos da imagem: Kennedy Silva
Descritiva da imagem: Dois homens sentados à mesa analisam documentos impressos. Um deles aponta para o papel enquanto o outro faz anotações com uma caneta. Ambos vestem jaquetas e parecem concentrados em uma reunião de trabalho.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk