Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025 | Horário: 15:18
Compartilhe:

Boletim CEInfo Saúde em Dados 2025 detalha números da saúde na cidade de São Paulo

Entre outros destaques, publicação anual da SMS confirma que a população idosa superou a jovem na capital

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS-SP) lançou a edição 2025 do Boletim CEInfo Saúde em Dados Ano - 2024. Esta publicação anual é um instrumento essencial para a disseminação de informações vitais sobre nascimentos, mortes, adoecimento e a estrutura da rede SUS no município. O material foi elaborado pela Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo), assessoria técnica da Coordenadoria de Informação em Saúde (CIS), que é integrante da Secretaria Executiva de Regulação, Monitoramento, Avaliação e Parcerias (Sermap), em colaboração com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa)/ Secretaria Executiva da Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) e a Divisão de Ouvidoria do SUS/ Coordenadoria de Controle Interno (Cocin). 

Usando fontes Sistema de Informação Ambulatorial (SIA)/DATASUS, Sistema de Informações Hospitalares – SIH/DATASUS, ambos do Ministério da Saúde, Sistema Integrado de Gestão de Assistência à Saúde (SIGA-Saúde SP), entre outros sistemas oficiais, a publicação traz dados de 2024 referentes a nascidos vivos, mortalidade, doenças e agravos de notificação compulsória, estado nutricional de crianças menores de 5 anos, produção assistencial na rede e informações sobre leitos SUS na cidade.

Um dos destaques da edição 2025 é a análise aprofundada da transição da pirâmide etária que o município de São Paulo atravessa, marcada por baixas taxas de natalidade e mortalidade. Essa mudança resulta em uma população envelhecendo e com menor crescimento, o que impõe desafios às políticas públicas e à demanda por serviços de saúde.

O boletim confirma um marco demográfico da capital: a população idosa (60 anos ou mais) superou a população jovem (menor de 15 anos) no Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A proporção de idosos na população total do município aumentou de 11,9% em 2010 para 17,7% no último censo. O Índice de Envelhecimento (IE) reforça essa tendência, saltando de 57,3 em 2010 para 103,6 em 2022 (indicando 103,6 idosos para cada 100 jovens no município).

“Esse boletim pretende fornecer informações úteis para gestores, trabalhadores e movimentos sociais na discussão e desenvolvimento de políticas públicas de saúde na cidade”, afirma a coordenadora da CEInfo, Iracema Ester do Nascimento Castro. 

Esta edição inclui ainda a proporção de nascidos vivos das parturientes imigrantes/refugiadas. Segundo os dados de 2024, 4,7% do total de nascidos vivos no município de São Paulo são de parturientes classificadas como imigrantes/refugiadas (nascidas fora do Brasil).

E, reforçando o compromisso com a participação social e a transparência, o boletim também apresenta os dados da rede de Ouvidoria do SUS/Cocin no município de São Paulo. Em 2024, a Divisão de Ouvidoria SUS/Cocin recebeu um total de 119.491 manifestações. A análise da tipologia das manifestações revela que a maioria (86,6%) se enquadra em Solicitação/Reclamação, seguida por Elogios (9,5%) e Denúncias (3,1%).

O Boletim CEInfo Saúde em Dados 2025 está disponível em formato eletrônico para livre acesso, desagregado por unidades territoriais, como Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS)/ Supervisões Técnicas de Saúde (STS) e Subprefeituras. 

Acesse a publicação clicando aqui

collections
Galeria de imagens