Secretaria Municipal da Saúde
Hospital M’Boi Mirim promove 2º Simpósio de Aleitamento Humano

Puérpera recebe suporte à amamentação na maternidade do Hospital M’Boi Mirim (Acervo/SMS)
O Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – Hospital M’Boi Mirim realiza, na próxima quinta-feira (20), o 2º Simpósio de Aleitamento Humano, com uma programação voltada à promoção, proteção e apoio à amamentação. O evento será realizado das 8h às 17h e reunirá profissionais para discutir diferentes aspectos do aleitamento, desde a gestação e a produção do leite até os desafios enfrentados pelas famílias e pelos serviços de saúde.
A iniciativa busca ampliar a troca de conhecimentos e fortalecer estratégias de apoio à amamentação nos diferentes pontos da rede de atenção à saúde primária. De acordo com a enfermeira Sheyla Guimarães Oliveira, coordenadora assistencial do Centro de Parto e Maternidade do HMBM, a estimativa é de que participem cerca de 200 profissionais de saúde, principalmente das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do território e do próprio hospital.
A programação será dividida em quatro mesas temáticas. Entre os assuntos abordados estão os fatores que influenciam a produção do leite, o frênulo lingual, a relação entre aleitamento humano, nutrição e segurança alimentar, além da importância da amamentação para a redução do desmame precoce entre recém-nascidos prematuros. Também serão discutidas políticas públicas e ambientes favoráveis à amamentação e estratégias para ampliar o impacto das ações de promoção do aleitamento humano.
Outro destaque será a discussão sobre a chamada “Warm Chain” (cadeia de apoio ao aleitamento humano), que abordará a integração entre políticas, serviços de saúde e comunidades por meio do Banco de Leite Humano. A mesa também apresentará experiências do IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança) na promoção e no apoio ao aleitamento humano, reforçando a importância de uma rede articulada de cuidado.
Ao longo do dia, o evento contará com a participação de profissionais do próprio HMBM, como a gerente médica Mariana Granado, o gerente assistencial Wagner Macedo, a coordenadora de nutrição Hanna Bárbara, a coordenadora médica Soraia Ambrosio e a coordenadora da equipe multiprofissional Talita Magalhães. Entre os convidados estarão a pediatra e neonatologista Patrícia Marañon Terrivel, a enfermeira obstétrica Anatalia Basile e a pediatra Maria José, coordenadora da Rede Paulista de Bancos de Leite Humano.
Aleitamento na maternidade
A discussão sobre aleitamento humano tem importância estratégica para o HMBM, que conta com Centro de Parto e Maternidade, com 4.474 partos realizados em 2025 e outros 2.608 em 2026. Nesse contexto, o hospital desenvolve iniciativas para preparar as gestantes, apoiar as mulheres no período pós-parto e fortalecer a continuidade do cuidado após a alta.
Entre as ações está a Roda de Gestantes, realizada bimestralmente, com orientações sobre aleitamento e preparação para o parto, além do Grupo de Alta da Maternidade. O hospital também conta com uma enfermeira obstetra de navegação, que atua na interface com a rede de saúde na prevenção das principais Condições Potencialmente Ameaçadoras da Vida (CPAV).
Bancos de leite na capital
O aleitamento feito a partir de leite humano doado também salva vidas daqueles bebês prematuros ou de baixo peso internados nas UTSs neonatais e que temporariamente não conseguem ser amamentados por suas mães. A rede municipal de saúde possui três Bancos de Leite Humano para coleta e doação, localizados no Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha (zona norte), no Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto, em Ermelino Matarazzo, zona leste, e no Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, no Campo Limpo, zona sul. Além disso, o HM Tide Setúbal, localizado em São Miguel Paulista (zona leste), possui um posto de coleta de leite humano, que também atua na captação, orientação e apoio às doadoras.
Em 2025, os três bancos de leite humano municipais receberam 3.860 litros de leite de 2.484 doadoras, um gesto de generosidade e amor que beneficiou 3.447 bebês nas UTIs neonatais das maternidades municipais.
LEIA TAMBÉM: Quase 3.500 bebês prematuros foram beneficiados pelos bancos de leite da capital em 2025
Acompanhe as principais divulgações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nas nossas redes sociais:
Facebook - saudeprefsp
Instagram - @saudeprefsp
Twitter - @saudeprefsp
TikTok - saudeprefsp
LinkedIn - saudeprefsp
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
