Secretaria Municipal da Saúde

Linha de Cuidado: IAM

A Linha de Cuidado do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) se constitui em um “fluxo” que toda pessoa que sofre um infarto segue ao chegar em qualquer das unidades de urgência formada por hospitais gerais, Samu, unidades pré-hospitalares e de alta complexidade.

A rede pré-hospitalar é hoje a principal porta de entrada para urgência e emergência da cidade. Compreendida pela Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros (PSs), ela é responsável pelo encaminhamento dos casos urgentes para os grandes hospitais da cidade, e possui capacidade estrutural, equipe de profissionais, insumos de medicamentos e ambulâncias que possibilitam realizar os procedimentos necessários em tempo oportuno.

Uma vez que um paciente chega à unidade com queixa de dor toráxica, ele passa pelo acolhimento e classificação de risco, sendo imediatamente encaminhado para a realização de um eletrocardiograma, que permite ao médico confirmar se ocorreu o infarto. A partir daí os pacientes podem seguir dois caminhos: os casos de infarto com supra de ST (condição médica grave que ocorre quando há um bloqueio repentino do fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco) considerados elegíveis realizam trombólise com o trombolítico Tenecteplase, sendo encaminhados para o cateterismo em até 24 horas. O Infarto sem supra, o menos grave, também necessita de cateterismo, mas com menos urgência, por isso o paciente é encaminhado para o hospital de referência para realizar o procedimento em até 72 horas.

Documentos:

Protocolo do atendimento da Síndrome Coronariana Aguda - Clique aqui