Secretaria Municipal da Saúde
Ouvidoria SUS cidade de São Paulo comemora 20 anos e divulga pesquisa de qualidade
No dia 21/05/2025, a Divisão de Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu a comemoração dos 20 anos da Ouvidoria SUS da Cidade de São Paulo. O evento reuniu equipes de ouvidores de todas as regiões da capital, no auditório da Univer- sidade Nove de Julho (Uninove), campus Ver- gueiro. "A nossa ouvidoria é a primeira e úni- ca, até o momento, acreditada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e sabemos o quão criterioso é um processo de acreditação", afir- mou o chefe de gabinete da Saúde, Luiz Artur Vieira Caldeira, na abertura do evento.
O público assistiu a palestras sobre temas como ética, percepção do trabalho do ouvi- dor, da função desse canal de comunicação com o cidadão e os desafios no exercicio des- sa função na área da saúde. No encerramento das atividades, o coral do Museu de Arte Sacra prestou uma homenagem aos profissionais presentes.
Canais de escuta têm 77% de aprovação e 81% de recomendação pelo público
No painel “Percepção sobre a Rede de Ouvidorias SUS da cidade de São Paulo como ferramenta de gestão da SMS” foram apresentados os resultados parciais de uma pesquisa feita com o público interno da SMS, que ouviu gestores das seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), áreas técnicas da Saúde e Secretarias- Executivas, entre os dias 17 de março e 10 de abril. O questionário abordava os canais de ouvidoria e o funcionamento da rede. Segundo o levantamento, 77% do público ouvido considera os serviços ótimos ou bons, e 81% recomenda a ouvidoria aos cidadãos. “A intenção é saber se os instrumentos ofertados atualmente são suficientes para o trabalho que realizam e o que podemos aprimorar para tornar ainda melhor a escuta da população”, explicou a diretora da Divisão de Ouvidoria SUS, Rosane Jacy Fretes.
"A celebração desses 20 anos da Ouvidoria da saúde em São Paulo é mais do que uma data comemorativa. É o reconhecimento de um percurso marcado pelo compromisso com a escuta ativa, pela defesa dos direitos dos usuários e pela construção de uma gestão pública cada vez mais participativa, transparente e eficaz."
Secretário Municipal da Saúde, Dr. Luiz Carlos Zamarco
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk