Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025 | Horário: 17:31
Compartilhe:

Prefeitura Presente visita as obras do Hospital Municipal Waldomiro de Paula, em Itaquera

Unidade passará a ter 289 leitos, aumentando a capacidade em 33%; região contará ainda com a UPA Itaquera, qualificando a rede de urgência e emergência
A imagem mostra dois homens observando atentamente a planta arquitetônica de uma construção. Um deles está usando capacete branco, indicando que provavelmente é um engenheiro ou técnico de segurança em uma obra. O outro homem, de cabelos grisalhos e óculos, veste um casaco escuro e também demonstra estar envolvido na análise técnica do projeto.  A planta exibida contém diversos compartimentos, corredores e anotações técnicas, sugerindo um projeto de grande porte, possivelmente de um edifício público, hospitalar ou educacional.  A cena retrata um momento de inspeção ou planejamento técnico, evidenciando o cuidado e o detalhamento envolvidos nas etapas de construção civil ou reforma de uma edificação.

O Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), localizado em Itaquera, na zona leste da capital, está passando por obras que integram o programa Avança Saúde II e têm como objetivo adequar e ampliar a capacidade da unidade, modernizando sua infraestrutura. Durante o evento Prefeitura Presente, que esteve no território nesta quinta-feira (10), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitaram as instalações. 

A obra prevê uma série de intervenções estruturais que contemplam o pronto-socorro, enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico, radiologia, laboratório, além de setores administrativos e de apoio. A área total reformada será de aproximadamente 9.811 m², distribuída em cinco pavimentos.

A unidade atende 24 horas por dia, todos os dias da semana, e é referência em maternidade de alto risco. Atualmente, o hospital conta com 217 leitos. Em média, são realizados 8 mil atendimentos por mês, com apoio de uma equipe de mais de 1.800 profissionais de saúde. Com as obras, o equipamento passará a ter 289 leitos aumentando a capacidade em 33%. 

“Trabalham 1.872 colaboradores neste hospital. Olha o tamanho e a importância que esse hospital tem na região leste, na subprefeitura de Itaquera. São mais 72 leitos, toda uma reforma e muitos avanços importantes. Isso beneficia quem frequenta e usa o serviço, mas também quem trabalha, para poder atender melhor os pacientes”, destacou Nunes.

“A cidade de São Paulo está organizando a Saúde. Itaquera vai ficar com duas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento], a 26 de Agosto e uma na José Bonifácio, que estamos construindo. No Hospital Waldomiro de Paula, estamos aumentando os leitos. Teremos no território o Paulistão da Saúde. Nosso foco é melhorar a qualidade para a população da região”, celebrou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Apesar das obras, os atendimentos à população seguirão normalmente, com adaptações planejadas para garantir a continuidade dos serviços com segurança. O investimento da obra é de R$ 63 milhões e a gestão da unidade é feita diretamente pela SMS. 

Nova UPA Itaquera
Na ocasião, o secretário também anunciou a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itaquera, que será implantada na rua Jardim Tamoio, 1.373 – Conjunto Residencial José Bonifácio, também na zona leste. A nova unidade contará com uma área construída de 2.270,11 m² e terá capacidade prevista para 27 leitos, com conclusão prevista para 2026. O investimento total é de mais de R$ 16 milhões. As obras não trarão impacto ao funcionamento das unidades existentes e reforçará a rede de urgência e emergência da região, com estrutura moderna voltada ao atendimento de casos agudos, de acordo com as normativas vigentes.

Lançamento do Paulistão da Saúde
Durante a agenda, foi anunciado ainda o lançamento do Paulistão da Saúde, uma grande mobilização da Prefeitura de São Paulo para intensificar a oferta de serviços e atendimentos em saúde em todas as regiões da cidade. O equipamento contará com consultas e exames, ampliação do acesso a cirurgias eletivas e atividades de promoção à saúde. A proposta é ampliar o acesso da população aos cuidados com a saúde de forma regionalizada. Outro Paulistão da Saúde já está em construção na zona norte da cidade.

Imagens de apoio: https://we.tl/t-JJrGNIcR6K

collections
Galeria de imagens