Secretaria Municipal da Saúde
Rede de Ouvidorias SUS - Quem somos
A Ouvidoria SUS da cidade de São Paulo é o espaço de interação do cidadão com a administração pública, por meio de suas manifestações (sugestões, reclamações, solicitações, denúncias, elogios e informações) de forma célere, responsável e ética.
Nosso compromisso é com a construção de um padrão de atenção por meio da escuta humanizada, reforçando a participação popular e o controle social para o fortalecimento da gestão participativa do SUS.
A Rede de Ouvidorias SUS é gerenciada pela Divisão de Ouvidoria do SUS da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS). Faz parte da Coordenadoria de Controle Interno (COCin), que está inserida na Secretaria Executiva de Regulação, Monitoramento, Avaliação e Parcerias (SERMAP), conforme Decreto nº 59.685 de 13/08/2020. A Divisão de Ouvidoria é uma instância administrativa, portanto não realiza atendimento presencial ou por telefone.
A Rede de Ouvidorias SUS é composta por 58 Unidades de Ouvidoria, localizadas nas Coordenadorias Regionais de Saúde, nas Supervisões Técnicas de Saúde, nos Hospitais Municipais, no SAMU e no Hospital do Servidor Público Municipal. As Unidades de Ouvidoria nas Supervisões Técnicas de Saúde e nos Hospitais Municipais realizam atendimento presencial. Para saber como fazer uma manifestação na Ouvidoria clique aqui.
Clique aqui para conhecer o Mapa da Rede de Ouvidorias.
O objetivo da Rede é garantir que os cidadãos possam exercer seus direitos, permitindo a participação social por meio de suas manifestações individuais ou coletivas relacionadas aos serviços prestados pelo SUS.
Não são funções da Ouvidoria:
- Agendamento de consultas e exames
- Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC
- Serviço Social
- Órgão de fiscalização
- Assessoria Jurídica
- Cadastro de currículos
Missão, Visão e Valores
Missão:
Atuar como um canal de comunicação entre o cidadão e a instituição, por meio da participação social, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de saúde prestados pelo SUS na Cidade de São Paulo.
Visão: Ser referência de qualidade em ouvidorias públicas de saúde e transparência passiva, fortalecer o acolhimento nas ouvidorias locais, orientar o cidadão na busca de seus direitos e deveres e legitimar a Ouvidoria como ferramenta de gestão.
Valores:
- Ética;
- Confidencialidade;
- Transparência;
- Integração;
- Trabalho em Rede;
- Padronização de Processos;
- Respeito ao Cidadão, às Diretrizes do SUS e aos Princípios da Administração Pública.
HAND TALK
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