Secretaria Municipal da Saúde
Saúde da capital atualiza esquema vacinal contra a meningite a partir de 1º de julho
A partir desta terça-feira, 1º de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), atualiza o esquema vacinal contra a meningite. Crianças de 12 meses de idade passam a receber a vacina meningocócica conjugada ACWY (MenACWY) como dose de reforço, substituindo a vacina conjugada meningocócica C (MenC) utilizada anteriormente. A medida segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o enfrentamento das meningites.
Com essa mudança, o esquema primário da vacinação meningocócica passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C, aos 3 e 5 meses de idade, seguida do reforço com a vacina meningocócica ACWY aos 12 meses. Crianças que perderem essa dose de reforço poderão ser vacinadas até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Permanece a orientação de uma dose da vacina meningocócica ACWY para adolescentes entre 11 e 14 anos.
O objetivo da atualização é ampliar a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo, principais causadores das doenças meningocócicas. A nova estratégia considera evidências sobre a eficácia das vacinas disponíveis e busca reduzir ainda mais a incidência das meningites bacterianas.
A vacina pode ser aplicada com outros imunizantes do calendário infantil. As crianças que já receberam a primeira e segunda doses, e a dose de reforço os 3, 5 e 12 meses com a vacina meningocócica C, não precisam receber a dose de reforço com a vacina meningocócica ACWY, e são consideradas vacinadas. Adolescentes de 11 a 14 anos continuam recebendo a vacina meningocócica ACWY.
Cobertura vacinal
Em 2025, até o mês de abril, a cobertura da vacina meningocócica C se encontra em 95,65%. No ano de 2024, a cobertura do imunizante foi de 91,57%, e, em 2023, de 89,95%. A meta é atingir 95% de cobertura vacinal no público infantil.
O painel de coberturas vacinais pode ser acessado aqui.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e, aos sábados, nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, no mesmo horário. A população pode encontrar a unidade mais próxima para vacinação por meio da plataforma Busca Saúde.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk