Secretaria Municipal da Saúde
Sobre a Rede de Ouvidoria
A Ouvidoria SUS da cidade de São Paulo é o espaço de interação do cidadão com a administração pública, por meio de suas manifestações (sugestões, reclamações, solicitações, denúncias, elogios e informações) de forma célere, responsável e ética.
Nosso compromisso é com a construção de um padrão de atenção por meio da escuta humanizada, reforçando a participação popular e o controle social para o fortalecimento da gestão participativa do SUS.
A Rede de Ouvidorias SUS é gerenciada pela Divisão de Ouvidoria do SUS da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS). Faz parte da Coordenadoria de Controle Interno (COCin), que está inserida na Secretaria Executiva de Regulação, Monitoramento, Avaliação e Parcerias (SERMAP), conforme Decreto nº 59.685 de 13/08/2020. A Divisão de Ouvidoria é uma instância administrativa, portanto não realiza atendimento presencial ou por telefone.
A Rede de Ouvidorias SUS é composta por 58 Unidades de Ouvidoria, localizadas nas Coordenadorias Regionais de Saúde, nas Supervisões Técnicas de Saúde, nos Hospitais Municipais, no SAMU e no Hospital do Servidor Público Municipal. As Unidades de Ouvidoria nas Supervisões Técnicas de Saúde e nos Hospitais Municipais realizam atendimento presencial. Para saber como fazer uma manifestação na Ouvidoria clique aqui.
O objetivo da Rede é garantir que os cidadãos possam exercer seus direitos, permitindo a participação social por meio de suas manifestações individuais ou coletivas relacionadas aos serviços prestados pelo SUS.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk