Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
PodConversar: podcast apresentado por alunos da Rede Municipal de Ensino discute uso abusivo de substâncias psicoativas no 3º episódio
Texto: Gustavo Oliveira
Na última terça-feira (30), com o tema “Uso de substâncias psicoativas entre jovens”, foi ao ar o terceiro episódio do “PodConversar - Adolescência em Pauta”. O podcast é idealizado pelo Núcleo Intersecretarial de Saúde na Escola (NISE) da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU), em parceria com o Programa Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo.
Na transmissão ao vivo, no canal do Youtube do Núcleo de Educomunicação, os estudantes das EMEFs Marli Ferraz Torres Bonfim e Millor Fernandes, da DRE Campo Limpo, receberam a psicóloga, mestre em Saúde Mental e doutora em Psicologia, Dra. Jane de Moraes Lopes, que também atua na formação de educadores e é formadora nacional da metodologia #TamoJunto.
O programa promoveu um diálogo entre a especialista e os estudantes sobre como os adolescentes lidam com o consumo de álcool, cigarros eletrônicos, bebidas e outras substâncias, trazendo para o centro da conversa temas essenciais da adolescência, como cuidado, saúde, bem-estar e protagonismo juvenil.
Além de orientar as famílias sobre qual a melhor abordagem ao se depararem com uma situação de uso de drogas dentro do seu núcleo familiar, a doutora também respondeu perguntas feitas pelos alunos sobre o programa #TamoJunto, sobre os impactos do uso do cigarro eletrônico e o papel da Rede de Ensino e das políticas públicas na prevenção à dependência química de crianças e adolescentes.
"As políticas públicas são as maiores aliadas que a gente tem para reduzir a probabilidade de ocorrência de problemas relacionados ao uso de álcool e drogas por crianças e adolescentes.", destacou a especialista.
Prevenção
A prevenção ao uso abusivo e à dependência química é um dos eixos do Programa Redenção, coordenado pela Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE) da Secretaria de Governo Municipal (SGM), que articula políticas públicas de saúde, assistência social, segurança urbana, cultura, lazer, esportes, educação e trabalho para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
No âmbito da educação, a Prefeitura de São Paulo , por meio do Programa Redenção, desenvolve ações permanentes de prevenção na Rede Municipal de Ensino. Atualmente, dois programas estão em andamento que abrangerão 500 escolas e 56 mil estudantes: o Programa Elos – Construindo Coletivos, para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I, que já beneficia cerca de 1,5 mil alunos em 23 EMEFs; e o Programa #TamoJunto - 3ª Edição, voltado a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II, presente em 53 EMEFs e com previsão de expansão para mais de 155 escolas até o fim de 2025 alcançando 18 mil estudantes ao todo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk