Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025 | Horário: 15:46
Compartilhe:

Agentes da GCM Ambiental participam de palestra sobre procedimentos do Termo de Resgate de Animais Silvestres

Corporação conta com uma programação mensal voltada à capacitação contínua dos profissionais para otimizar as atuações

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Divisão de Defesa e Vigilância Ambiental, realizou nesta quarta-feira (10), uma palestra voltada aos agentes da Guarda Civil Metropolitana Ambiental. O encontro aconteceu no auditório da sede da SMSU e teve como objetivo a padronização de procedimentos e a elucidação de dúvidas relacionadas ao preenchimento do Termo de Resgate de Animais Silvestres (TRAS).

A reunião integra o Programa Vigilância pela Biodiversidade (Vigibio), que desenvolve ações de resgate, manejo e conservação da fauna no município de São Paulo. Durante a programação, foram apresentadas orientações práticas, mapas georreferenciados e protocolos de registro, além de um panorama sobre os números de ocorrências de resgates de animais em 2023 e 2024.

Presença ostensiva na preservação do meio ambiente
Uma operação realizada pela corporação nesta terça-feira (9) reforçou a importância do treinamento que aprimora a atuação dos agentes nas ocorrências dessa natureza. Na ocasião, a GCM Ambiental resgatou oito pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro no Jardim Damasceno, zona norte de São Paulo. A ocorrência foi registrada pela Inspetoria de Defesa Ambiental (IDAM) Anhanguera durante patrulhamento de rotina.

As aves de cinco espécies diferentes, nativas da fauna brasileira e comumente visadas pelo tráfico de animais silvestres, foram encontradas em gaiolas próximas a uma oficina mecânica. O proprietário do estabelecimento assumiu ser responsável pelos animais, mas não apresentou documentação legal para a posse. Ele foi conduzido à Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente (DIIMA), onde a autoridade policial lavrou boletim de ocorrência. O indivíduo responderá por crime ambiental, previsto na Lei Federal nº 9.605/1998, além de infração administrativa conforme o Decreto Federal nº 6.514/2008. Após o resgate, as aves foram encaminhadas ao Centro de Manejo e Reabilitação de Animais Silvestres (Cemacas), onde receberam atendimento especializado.

A SMSU reforça seu compromisso de garantir ainda mais eficiência nas ações de proteção à fauna silvestre, tanto por meio da qualificação contínua dos agentes da GCM Ambiental, quanto pela intensificação das ações de fiscalização e conscientização da população.

collections
Galeria de imagens