Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Após análise de imagens do Smart Sampa, GCM prende suspeito de homicídio de morador de rua no Centro
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu, nesta sexta-feira (12), um homem suspeito de assassinar uma pessoa em situação de rua no último sábado (6), na Praça General Osório, região central de São Paulo. A identificação foi possível graças às imagens captadas pelo programa de monitoramento Smart Sampa, que registraram o suspeito circulando pela Rua Mauá, nas imediações do local do crime, minutos antes da ocorrência.
Veja o momento da prisão
Após análise das imagens, agentes da GCM em patrulhamento pela Rua Barão de Piracicaba reconheceram o indivíduo e efetuaram a prisão, conduzindo-o ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foi registrada a ocorrência e decretada sua prisão preventiva.
No dia do crime, guardas em policiamento fixo na Praça General Osório foram acionados por um munícipe que encontrou a vítima ferida em frente ao restaurante Bom Prato. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, mas o homem não resistiu.
Considerado o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina, o Smart Sampa é administrado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU). A iniciativa integra câmeras públicas e privadas e utiliza tecnologia de reconhecimento facial para apoiar a atuação das forças de segurança. Desde sua implantação, o programa já possibilitou a captura de 1.860 foragidos, a prisão em flagrante de 3.231 pessoas e a localização de 87 desaparecidos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk