Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Quarta-feira, 1 de Outubro de 2025 | Horário: 17:21
Compartilhe:

Câmera do Smart Sampa flagra invasão em escola municipal e GCM prende autor em flagrante

Sistema de monitoramento inteligente da Prefeitura de São Paulo emitiu alerta de intrusão que levou à rápida ação da Guarda Civil Metropolitana

O sistema de videomonitoramento inteligente do Programa Smart Sampa flagrou na madrugada desta terça-feira (1º) um rapaz encapuzado, identificado como Lucas Rodrigues, ao invadir a EMEI Maria Vitória da Cunha, na Zona Leste da capital. O homem depredou um quadro fixado na parede para remover e furtar a moldura de alumínio. Após pular o muro da unidade em tentativa de fuga, o suspeito foi detido em flagrante por agentes da Inspetoria Regional Penha nas imediações da escola.


A ação teve início após os operadores da Central de Monitoramento do Smart Sampa identificarem o alerta de intrusão gerado pelas câmeras inteligentes instaladas na unidade de ensino. Os agentes foram acionados via rádio e realizaram a abordagem de forma pacífica. A ocorrência foi registrada no 24º Distrito Policial, onde foi realizado um boletim de ocorrência por furto. O suspeito foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e permanece à disposição da Justiça.

Atualmente, o Smart Sampa conta com mais de 40 mil câmeras, sendo o maior sistema de videomonitoramento da América Latina. Os equipamentos estão posicionados estrategicamente pela cidade, com prioridade para unidades escolares e de saúde, terminais de transporte e áreas de grande circulação, reforçando a segurança da população e a proteção do patrimônio público.

Desenvolvido com tecnologias de ponta, o sistema utiliza algoritmos avançados que geram alertas em tempo real, capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. Desde novembro de 2024, o programa já contribuiu para a prisão em flagrante de 3.245 criminosos.

O Smart Sampa também conta com recursos de leitura automática de placas de veículos furtados ou roubados, além de um sistema de reconhecimento facial usado na localização de pessoas desaparecidas e na captura de foragidos da Justiça. Desde a implantação do programa, a atuação integrada da GCM com o suporte da tecnologia já resultou na prisão de 1.992 foragidos, na localização de 90 pessoas desaparecidas e na recuperação de 466 veículos envolvidos em ocorrências.

collections
Galeria de imagens