Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Com esvaziamento da área conhecida como Cracolândia, roubos caem mais de 63% na região central da capital
O trabalho integrado entre a Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado, com ações estratégicas que combinam atendimentos de saúde, assistência social e reforço da segurança pública, combatendo o tráfico de drogas e outros crimes, resultou em uma redução de mais de 63% no número de roubos e de 29,9% no de furtos na região conhecida como Cracolândia entre os anos de 2022 e 2025, segundo levantamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, que comparou os meses de maio a setembro com os anos anteriores.
O esvaziamento dessa área foi possível graças aos três pilares implementados pela Prefeitura desde 2021, com medidas de segurança, acolhimento e atendimento de saúde aos dependentes. Além disso, também está sendo preparado um projeto de revitalização da região, que por décadas foi utilizada como cena aberta de uso de drogas.
Os dados consolidados pelos 3º e 77º Distritos Policiais, responsáveis pelas áreas de Campos Elíseos e Santa Cecília, confirmam a efetividade das ações integradas para desarticular o fluxo da Cracolândia e retomar o espaço urbano com segurança e cidadania. Entre maio e setembro de 2022 e o mesmo período de 2025, os roubos tiveram queda de 3.547 para 1.305 ocorrências e os furtos caíram de 6.286 para 4.408 registros. No total, furtos e roubos somados registraram retração de 41,9%, passando de 9.833 casos em 2022 para 5.713 em 2025.
Os números refletem a forte ampliação das forças de segurança na área, com a prisão de mais de 1.500 criminosos, boa parte deles identificados por meio do Smart Sampa, o maior sistema de monitoramento de segurança da América Latina que somente na região central tem 9 mil câmeras, além da diminuição gradativa da presença de usuários de drogas na região onde se localizava a Cena Aberta de Uso (CAU).
O policiamento ostensivo também foi reforçado, com 276 carros e 156 motos em patrulhamento constante, além do aumento do efetivo da GCM, que passou de 1,6 mil agentes no início de 2023 para 2.235 atualmente, com presença nas 14 entradas do Triângulo Histórico.
De acordo com a SSP, o efetivo do Centro recebeu reforço de mais 400 policiais militares e são oferecidas mais de 1,7 mil vagas da Atividade Delegada na região.
Com as operações das polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) contra o ecossistema do crime, muitas delas em parceria com o Ministério Público, também foi possível interromper a ação de traficantes e o esquema criminoso que existia no entorno da CAU. Um total de 93 estabelecimentos teve as atividades suspensas por envolvimento com crimes, fazendo com que a região deixasse de ser um local onde se encontrava droga com facilidade.
Acolhimento
Intensificando o trabalho voltado às pessoas que desejam ser acolhidas e/ou receber tratamento de saúde, equipes de assistência social realizam ações diárias e contínuas nos pontos de ocupação momentânea ou periódica, com busca ativa de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Quarenta equipes do Consultório na Rua prestam atendimento em saúde, garantindo encaminhamentos mais assertivos e personalizados, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Nesses locais, abordagens de rotina são realizadas por 1.600 agentes de saúde e assistência social. A GCM complementa esse trabalho com policiamento ostensivo, 24 horas por dia.
Com a maior rede socioassistencial da América Latina, a Prefeitura de São Paulo conta com mais de 26 mil vagas de acolhimento, além de oferecer atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional.
Entre janeiro e setembro de 2025, as equipes registraram 13.327 encaminhamentos para serviços e equipamentos municipais e estaduais, um aumento de 28% em relação ao mesmo período de 2024. Desde 2021, a rede de atendimento em saúde mental foi ampliada com 20 novos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), totalizando atualmente 103 unidades na cidade.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
