Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025 | Horário: 10:14
Compartilhe:

Foragido por tráfico internacional é preso em São Paulo após identificação pelas câmeras do Smart Sampa

Sul-africano de 53 anos foi preso no centro da cidade; câmeras já haviam ajudado na prisão de um integrante da máfia chinesa

As câmeras do Smart Sampa da Prefeitura auxiliaram a Guarda Civil Metropolitana (GCM) na localização e prisão de um condenado foragido por tráfico internacional de drogas nesta quinta-feira (25). Depois de o sistema já ter identificado o chinês Lin Xianbin, preso em janeiro deste ano, a plataforma detectou o sul-africano Sunny Okoro Ogbonnausava, de 53 anos, andando pelas ruas do Centro de São Paulo. Na abordagem feita pelos agentes da GCM, o criminoso chegou a apresentar documentos falsos, mas um detalhe, no entanto, ajudou no reconhecimento do criminoso. Ele tinha em mãos um cartão em seu nome, o mesmo que aparece nos registros de foragido da Justiça.

 

Depois de confirmar a identidade, ele foi levado para a sede da Polícia Federal. Sunny Okoro possuía seis mandados de prisão em aberto e mais de cinco anos de pena a cumprir em regime fechado. Previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, o crime é considerado um dos mais graves no âmbito do tráfico de entorpecentes.

Uma viatura da GCM foi direcionada ao local após as câmeras de segurança da via identificarem a presença do foragido na Rua Vieira de Carvalho, na região da Praça da República. 

Sunny Okoro Ogbonnausava usava o nome falso de Victor Samuel quando foi abordado. Havia dois mandados de prisão em regime fechado contra ele, ambos da semana passada. 

O Smart Sampa já foi responsável por ajudar na prisão de 1.970 foragidos desde novembro do ano passado. Em janeiro deste ano, o chinês Lin Xianbin foi preso na região da 25 de Março, condenado a 18 anos por extorsão mediante sequestro e associação criminosa.

Desde o início do funcionamento do Smart Sampa, voltaram para cadeia estupradores, traficantes, assassinos, estelionatários, ladrões, entre outros crimes.

collections
Galeria de imagens