Secretaria Municipal de Segurança Urbana
São Paulo registra queda de 22% nos roubos em setembro de 2026, na comparação com o mesmo mês do ano passado
A cidade de São Paulo registrou queda de 22% nas ocorrências de roubo em setembro de 2026, na comparação com o mesmo mês de 2025. Neste ano, foram contabilizados 6.213 registros, ante 7.966 no ano passado. O resultado representa o menor índice da série histórica, iniciada em 2011, conforme dados compilados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP).
Os números refletem os resultados das ações integradas da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo com as demais forças policiais do Estado, especialmente a Polícia Militar (PM). A redução das ocorrências também coincide com a atuação das Rondas Ostensivas Municipais (ROMU), da GCM, que atuam como força de pronta resposta no combate à criminalidade na cidade. Além disso, São Paulo conta com o Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da América Latina, com mais de 50 mil câmeras distribuídas em pontos estratégicos da capital.
Os registros de furto também apresentaram redução em 2026, na comparação com o ano anterior. Em setembro deste ano, foram contabilizadas 18.469 ocorrências, ante 22.171 em 2025. Os dados representam uma queda de 16,7% nesse tipo de crime.
Ainda entre os crimes contra o patrimônio, os roubos de veículos também registraram queda expressiva. Em setembro de 2025, foram contabilizados 800 casos. No mesmo mês deste ano, o número caiu para 592, uma redução de 26%.
Entre os crimes contra a pessoa, os homicídios dolosos apresentaram recuo de 12%. Em setembro de 2025, foram registrados 50 casos, enquanto, no mesmo período deste ano, foram contabilizadas 44 ocorrências.
Roubos caem 66% na região da antiga Cracolândia
Os roubos na região da antiga Cracolândia, no centro de São Paulo, caíram 66,3% entre janeiro e setembro de 2023 e o mesmo período de 2026. Quando o fluxo de usuários ainda estava concentrado na região, foram registradas 6.439 ocorrências. Neste ano, o número caiu para 2.168, o menor da série histórica, uma diferença de aproximadamente 4,3 mil casos. Na comparação com 2025, quando foram registrados 2.663 casos, a redução foi de 18,5%.
Outros indicadores criminais também apresentaram redução nas áreas atendidas pelo 3º Distrito Policial (Campos Elíseos) e pelo 77º Distrito Policial (Santa Cecília). Entre janeiro e setembro, os homicídios dolosos caíram de 15 para cinco ocorrências, uma redução de 66,7%. O resultado representa o menor índice da série histórica, com exceção de 2020, ano da pandemia de Covid-19, quando também foram registrados cinco casos. Os latrocínios, por sua vez, passaram de três ocorrências para nenhuma.
Os roubos de veículos recuaram de 16 para cinco casos, enquanto os furtos diminuíram 5,8%, passando de 8.837 para 8.318 registros. Os furtos de veículos também atingiram o menor patamar em 26 anos, com 148 ocorrências, ante 215 no mesmo período do ano anterior.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), intensificou as ações e operações voltadas à dispersão do fluxo na região anteriormente conhecida como Cracolândia.
A Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, mantém rondas constantes na região, com o objetivo de prevenir e combater atividades criminosas, além de reforçar a segurança para moradores, comerciantes e pessoas que circulam pelo local.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk