Notícia na íntegra

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2016 | Horário: 11:23
Compartilhe:

Hospital de Parelheiros está com obras em fase avançada

O prefeito Fernando Haddad vistoriou na manhã desta terça-feira (12) as obras do Hospital de Parelheiros, o primeiro da Prefeitura no bairro e que vai beneficiar mais de 200 mil pessoas. Com investimento de R$ 148,3 milhões, o novo equipamento tem previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano. Depois de concluído, contará com 255 novos leitos, maternidade, pronto-socorro, Hospital Dia, Hospital Escola e Centro de Apoio e Diagnóstico, gerando aproximadamente 2.000 vagas de empregos.

“O ritmo das obras está muito acelerado. O esforço que a construtora está fazendo é notável. A própria comunidade está percebendo que é para valer”, comentou Haddad durante a visita ao local. “É uma demanda de mais de 20 anos, que vai aliviar toda a rede de saúde da zona sul”, acrescentou.

Segundo o prefeito, junto com o novo Hospital Municipal Vila Santa Catarina, serão colocados à disposição da população da zona sul quase 500 leitos. “Com a reabertura de leitos existentes, vamos atingir a meta de 1.000 novos leitos”, disse Haddad.

A nova unidade está em construção no extremo sul da cidade e irá atender aos moradores dos distritos de Parelheiros e Marsilac.

"Obras como esta levam condições de trabalho para os médicos e profissionais de saúde, exames e leitos para a periferia da nossa cidade. A zona sul é a região que tem menos leitos por habitante. Hoje ouvi que as pessoas da região já estão estudando para enfermagem e para área administrativa para trabalhar neste hospital. Vai ser o cuidado da saúde com uma geração de emprego e renda muito importante", disse o secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha.

Andamento da obra
O novo equipamento terá 34,8 mil metros quadrados e está localizado em um terreno com 70 mil metros quadrados, entre as ruas Euzébio Coghi e Cacoal, no centro de Parelheiros.


Os blocos 1, 2, e 3 estão com a estrutura erguida, já em fase de execução de alvenaria, instalações hidráulica e elétrica, além da rede de gases medicinais. Os blocos 4 e 5 estão com 50% da estrutura concluída, e o bloco 6, com 30% da estrutura executada.

O hospital é constituído no total pelos seis blocos, ligados por amplas passarelas cobertas, que formarão os corredores de interligação. Contará também com estacionamento, portaria e paisagismo. A área era totalmente desnivelada, o que demandou uma grande quantidade de escavações e movimentação de terra.

As áreas de talude (morro) passaram por tratamento de contenção, com telas de aço e jateamento de concreto. O projeto prevê o uso de 1.200 toneladas de ferro, 14 mil metros cúbicos de concreto e 12 mil viagens de caminhão para movimentação de terra, totalizando 180 mil metros cúbicos.

Além de ser um empreendimento necessário para o atendimento da população, as obras do Hospital de Parelheiros geram empregos para região, pois 50% do total de funcionários são de mão de obra do bairro.

A obra, que conta com cerca de 300 empregados, está sendo realizada com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do PAC Mananciais do governo federal. O financiamento junto ao governo federal foi obtido dentro de um programa de reurbanização da região, que inclui também a construção de novos equipamentos públicos, como escolas, creches e postos de saúde.



Atendimento
O hospital oferecerá 41 leitos para obstetrícia, dez salas de cirurgia, 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, infantil e adulto, além de leitos psiquiátricos.


No local, a população poderá realizar exames de mamografia, endoscopia, raio-x, tomografia, ultrassom e ressonância. Também serão oferecidos atendimentos especializados nas áreas de clínica médica, pediatria, ginecologia, neonatologia, cirurgia geral, ortopedia, anestesia, radiologia, entre outros.

O equipamento contará com um sistema de automação predial, que possibilita o monitoramento e o controle dos vários subsistemas visando uso racional da energia, água e climatização. O prédio contará com acessibilidade universal e terá estacionamento, bicicletário, brinquedoteca e um heliponto.

Unidade básica de saúde
Antes da vistoria das obras do hospital, Haddad visitou nesta manhã a Unidade Básica de Saúde (UBS)/ Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jardim Campinas, localizada no Jardim Maria Amália, em Parelheiros. A unidade teve uma reforma, concluída em abril de 2015, que permitiu uma reorganização do atendimento de saúde em toda a região, que conta com oito UBSs. Com isso, não há mais espera na unidade para agendamentos de consultas de pediatria e clínica médica.


Atualmente, a equipe da UBS tem 40 médicos, sendo 16 clínicos gerais, dois ginecologistas, 19 pediatras, três psiquiatras e três especialistas em ultrassonografia. O atendimento é administrado pela Associação Saúde da Família.

FOTOS
Crédito: Fábio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10 | Foto 11

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn