Notícia na íntegra

Sábado, 17 de Janeiro de 2026 | Horário: 14:23
Compartilhe:

Bibliotecas das zonas Leste, Norte, Sul e do Centro realizam feiras de doação de livros a partir desta segunda-feira (19)

Na semana do aniversário da capital, 11 bibliotecas municipais recebem as primeiras edições do ano da feira Pegue, Leve e Leia

A partir desta segunda-feira (19), 11 bibliotecas públicas municipais das zonas Norte, Leste, Sul e do Centro recebem as primeiras edições do ano da feira de doação de livros Pegue, Leve e Leia. Ao todo, mais de 2 mil livros poderão ganhar um novo lar. Para participar, não é necessária inscrição prévia, e a retirada é definitiva, limitada a dois exemplares por pessoa.

Na segunda-feira (19), a Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet (Vila Regente Feijó) realiza sua edição do projeto das 10h às 16h. A próxima feira acontece na quinta-feira (22), a partir das 11h, na Biblioteca Marcos Rey (Campo Limpo).

Na sexta-feira (23), em pré-comemoração aos 472 anos da cidade de São Paulo, sete bibliotecas aderem à iniciativa: Affonso Taunay (Mooca), das 10h às 14h; e Aureliano Leite (Parque São Lucas), Chácara do Castelo (Vila Mariana), Jamil Almansur Haddad (Guaianases), Malba Tahan (Jardim Ipanema), Pedro Nava (Mandaqui), Hans Christian Andersen (Tatuapé) e Prefeito Prestes Maia (Santo Amaro), todas a partir das 11h.

Encerrando a programação, no dia 24 de janeiro, das 11h às 13h, a Biblioteca Raul Bopp realiza a última edição da rodada de feiras dentro do Parque da Aclimação.

Durante todo o mês, as bibliotecas Narbal Fontes e Nuto Sant’Anna, em Santana, mantêm o projeto Estante Livre: Traga, Pegue, Leve e Leia, com um armário instalado na entrada das unidades e disponível durante todo o horário de funcionamento, das 9h às 18h. Nessa modalidade, o leitor pode retirar gratuitamente livros disponíveis e, se desejar, deixar outros exemplares em bom estado para novos leitores.

O programa Pegue, Leve e Leia, da Prefeitura de São Paulo, tem como objetivo difundir e estimular o hábito da leitura em toda a cidade, além de incentivar o uso contínuo das bibliotecas públicas.

Os livros doados são parte do acervo das bibliotecas públicas municipais parados, em conjunto com doações da sociedade civil e de entidades parceiras. Todos os livros estarão em ótimo estado, participando da feira, além de diversos gêneros, quadrinhos, revistas e materiais audiovisuais.

As feiras estão sujeitas a alteração de data, horário ou local, que serão informadas previamente pelos canais oficiais. Caso os exemplares disponíveis se esgotem, as atividades poderão ser encerradas antes do horário previsto. A recomendação é chegar cedo. 

 

SERVIÇO

 

19/01

Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet - das 10h às 16h

Endereço: Pça. Ituzaingó, s/n° - Vila Regente Feijó

 

22/01

Biblioteca Marcos Rey - a partir das 11h

Endereço: Av. Anacé, 92 - Jardim Umarizal

 

23/01

Biblioteca Affonso Taunay - das 10h às 14h

Endereço: Rua Taquari, 549 - Mooca

Biblioteca Aureliano Leite - a partir das 11h

Endereço: Rua Otto Shubart, 196 - Parque São Lucas

Biblioteca Chácara do Castelo - a partir das 11h

Endereço: Rua Brás Lourenço, 333 - Vila Mariana

Biblioteca Jamil Almansur Haddad - a partir das 11h

Endereço: Rua Andes, 491-A - Guaianases

Biblioteca Malba Tahan - a partir das 11h

Endereço: Rua Brás Pires Meira, 100 - Jardim Ipanema

Biblioteca Pedro Nava - a partir das 11h

Endereço: Avenida Engenheiro Caetano Álvares, 5903 - Imirim

Biblioteca Hans Christian Andersen - a partir das 11h

Endereço: Avenida Celso Garcia, 4142 - Tatuapé

Biblioteca Prefeito Prestes Maia - a partir das 11h

Endereço: Av. João Dias, 822 - Santo Amaro

 

24/01

Biblioteca Raul Bopp - das 11h às 13h

Endereço: Rua Muniz de Sousa, 1155 - Aclimação

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn