Notícia na íntegra

Sexta-feira, 24 de Abril de 2015 | Horário: 13:28
Compartilhe:

Cidade Tiradentes recebe primeira Semana do Bebê

Até 30 de abril, Cidade Tiradentes, na zona leste, receberá a primeira Semana do Bebê, com mais de 20 atividades de mobilização e de conscientização sobre a importância dos cuidados com as crianças na primeira infância, de zero a seis anos. A semana é uma parceria da Prefeitura com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A primeira-dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa abriu o evento nesta sexta-feira (24), em encontro no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

Durante a semana, escolas, equipamentos de saúde, culturais e de educação receberão atividades como rodas de conversa sobre temas como gravidez na adolescência e aleitamento materno, exibição de filmes, oficinas sobre direitos das crianças e dos adolescentes e sobre a importância de brincar. Equipes de saúde realizarão avaliações antropométricas, que avaliam a situação nutricional das crianças, e verificação da carteira de vacinação. A programação completa da 1ª Semana do Bebê está disponível na internet.

“Cidade Tiradentes é um dos territórios prioritários para ações para a primeira infância tendo em vista indicadores sociais, de saúde e de educação. Temos aqui muitas crianças pequenas e alguns desafios. Uma informação importante é que o indicador de presença de gravidez na adolescência em Cidade Tiradentes ainda está em 18%. Se compararmos com o Centro ou Pinheiros, tem menos de 1%. Então são questões que temos que enfrentar”, afirmou a primeira-dama Ana Estela Haddad.

Segundo dados do DATASUS de 2012, o percentual de gravidez na adolescência (mulheres de 10 a 19 anos) no bairro é de 18,5%. Na região de Santa Cecília, por exemplo, este número é de 0,7%. Em Cidade Tiradentes vivem atualmente 17,5 mil crianças com até 4 anos. A taxa de mortalidade neonatal é de 11,49 por mil nascidos vivos, enquanto a média da cidade é de 7,65.

A semana de atividades foi elaborada em diálogo com a sociedade civil e com a administração municipal por meio do programa plataforma dos Centros Urbanos, da Unicef. A ação analisa indicadores sobre os direitos das crianças e dos adolescentes de um território e elabora um plano de enfrentamento das desigualdades. “Tivemos uma trajetória de construção da semana com movimentos sociais, animadores culturais, organizações não governamentais. A semana é uma estratégia de sensibilização e mobilização em torno da primeira infância”, disse Silvio Kaloustian, Coordenador do escritório do Unicef para os estados de São Paulo e Minas Gerais.

Realizada pelo Unicef em mais de 600 cidades brasileiras, a Semana do Bebê reúne mães e filhos com especialistas nas áreas de saúde, educação e assistência social. Um dos destaques da programação é um mamaço organizado para comemorar a sanção na semana passada da lei nº 16.161, que permite que a amamentação ocorra em qualquer estabelecimento comercial, cultural, recreativo ou de prestação de serviço.

As atividades desta manhã começaram com uma apresentação do grupo musical Materno em Canto. Após a solenidade de abertura, mães acompanharam uma apresentação da cantora Fafá de Belém e uma palestra com a médica Ana Escobar, pediatra especialista em desenvolvimento infantil e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

“A maternidade é para ser prazerosa. Quando a gente é mãe, dizem que não tem mais futuro, não vai conseguir fazer mais nada. Mas nós somos mulheres, além de mães. Precisamos de apoio e informação. Políticas para os pequenos são muito importantes, porque eles também precisam de vivências, de estímulos”, avaliou Alice Pereira da Rocha, 17 anos, mãe da bebê Luisa.

Também estiveram presentes os secretários municipais Eduardo Suplicy (Direitos Humanos e Cidadania), Luciana Temer (Assistência Social) e Mariane Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida).


São Paulo Carinhosa
O Programa São Paulo Carinhosa é a política municipal voltada para a primeira infância e tem por objetivo defender o desenvolvimento das crianças. O programa já nasce inovador ao traçar diretrizes na proteção integral dos pequenos com ações no plano de educação alimentar, moradia, saúde e atividades infantis em espaços públicos com foco em aprendizagem e sustentabilidade.

As ações do programa são desenvolvidas em parceria com 14 secretarias municipais desde agosto de 2013. No total, 900 mil crianças de 0 a 6 anos vivem na Capital, sendo 3 mil crianças em situação de abrigamento.




Imagens para download:


Crédito: Eduardo Ogata /SP Carinhosa


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6


 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn