Notícia na íntegra

Terça-feira, 5 de Setembro de 2023 | Horário: 15:10
Compartilhe:

Prefeitura conclui oficinas presenciais para PIU Arco Leste

Foram realizados seis encontros em agosto. População ainda pode contribuir pela internet ou na praça de atendimento da subprefeitura mais próxima até dia 8

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da São Paulo Urbanismo, concluiu, no mês de agosto, a série de seis oficinas presenciais para apresentar e debater com a população o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste. Apesar do fim dos encontros, o munícipe ainda pode contribuir para o plano urbanístico, de forma on-line ou na praça de atendimento subprefeitura mais próxima, até esta sexta-feira (8).

O Plano está em sua segunda fase de desenvolvimento. Nesta etapa, a Prefeitura apresenta à população as intervenções em andamento ou programadas para a região. A lista de ações propostas decorre dos Planos de Ação das Subprefeituras e/ou do planejamento das secretarias e órgãos municipais envolvidos. O objetivo nesta etapa é ouvir os munícipes sobre essas propostas e identificar outras soluções para qualificar esse território.

Após consolidar todas as contribuições recebidas, a Prefeitura vai elaborar Planos de Ação Integrada que qualifiquem essa região tão relevante para a cidade, tendo como prioridade as seguintes diretrizes:

  • Redução da precariedade habitacional;
  • Ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos;
  • Equilíbrio entre empregos e moradias;
  • Fortalecimento e expansão de novas centralidades locais nas áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho;
  • Incentivo a modos de transporte não motorizados (pedestres e cliclistas) e associados ao transporte coletivo.


Sobre as oficinas
As oficinas foram realizadas entre 16 e 30 de agosto, no território das subprefeituras São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Penha, Ermelino Matarazzo, Vila Guilherme/Vila Maria e Mooca. Ao todo, 324 pessoas participaram com 1.448 contribuições entregues.

Durante esses encontros os moradores puderam sinalizar ao município as propostas que gostariam de ver priorizadas pelo PIU Arco Leste para qualificar a região do ponto de vista de habitação, mobilidade, rede de equipamentos públicos, meio ambiente e drenagem, entre outros. O principal objetivo do plano urbanístico é ampliar a geração de emprego e renda na região.

A munícipe Nicolly Pinheiro Mesquita esteve presente na oficina promovida pela Subprefeitura de Itaim Paulista. Ela destacou a importância do processo de escuta à população para o desenvolvimento do plano urbanístico.

“Falar dos problemas dos bairros onde moramos é fundamental para desenvolver um bom projeto. Especificamente sobre o Itaim Paulista, a principal questão é a mobilidade. As pessoas vão ao Centro e perdem de duas a três horas no transporte público. A criação de novos centros e polos econômicos para que haja mais empregos na região é fundamental para que as pessoas não precisem se deslocar em massa à região central”, declarou.

Todas as oficinas tiveram uma apresentação sobre o plano urbanístico realizada pela equipe técnica da SP Urbanismo responsável pela elaboração do PIU. Em seguida, os cidadãos foram convidados a apontar, em um mapa, as intervenções que consideravam prioritárias para sua região.

“A participação da população traz mais evidência para a problemática do nosso bairro. Precisamos de mais políticas públicas, como praças, equipamentos de esporte para juventude e apoio para organizações da sociedade civil”, afirmou Carmelino Luiz Vicente (Luiz Don Diego) na oficina de Ermelino Matarazzo.

A munícipe Thaís Ferreira Costa, que participou da oficina na subprefeitura da Mooca, também deixou sua contribuição.

“A implementação de habitação de interesse social, política de saneamento básico e macrodrenagem e qualificação das nossas áreas verdes são intervenções necessárias. Temos que nos apropriar sobre o que, de fato, é importante para a cidade e trazer aqui as nossas contribuições.”, destaca.


Sugestões
As oficinas foram concluídas, mas a população ainda pode ajudar a aprimorar o PIU Arco Leste. Do celular, computador ou na subprefeitura mais próxima, o munícipe tem a oportunidade de enviar suas sugestões ao plano urbanístico até a próxima sexta-feira (8). Saiba mais abaixo:

Participe+: através desse canal, a população pode acessar a apresentação sobre o PIU, conferir mapas e quadros que mostram as intervenções sugeridas e enviar sua contribuição.

Formulário digital: a população é convidada a responder a um questionário para indicar problemas e soluções para a região onde mora.

Praças de Atendimento das Subprefeituras: o munícipe comparece à praça de atendimento da subprefeitura onde estão expostos os Mapas de Propostas do PIU Arco Leste e preenche manualmente o formulário de contribuições. Também poderá acessar o questionário presente no formulário digital por meio do QR code ou do link do cartaz de divulgação do PIU Arco Leste. Confira abaixo as subprefeituras contempladas:

  • Subprefeitura Itaim Paulista
  • Subprefeitura São Miguel
  • Subprefeitura Ermelino Matarazzo
  • Subprefeitura Penha
  • Subprefeitura Vila Maria-Vila Guilherme
  • Subprefeitura Mooca

O atendimento nessas praças ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Saiba aqui o endereço de cada uma.


O que é PIU Arco Leste?
O PIU Arco Leste é um estudo em elaboração pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo. Seu objetivo é identificar dinâmicas que levem ao desenvolvimento de novas centralidades e, com isso, implementar melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente, entre outras áreas, para 11 distritos da Zona Leste. São eles: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn