Notícia na íntegra

Sábado, 9 de Agosto de 2025 | Horário: 15:12
Compartilhe:

Unidade móvel de testagem para ISTs estará na Zona Leste e na região central da capital neste fim de semana

No CTA da Cidade, o munícipe pode iniciar profilaxias de prevenção ao HIV, distribuição de preservativos, entre outros serviços

A Prefeitura de São Paulo, neste final de semana, leva a unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade, para as regiões central e leste da capital. No sábado (09), o equipamento estará na Praça Brasil e, no domingo (10), na Praça Roosevelt, ambos realizarão atendimentos das 17h às 22h. O serviço tem como foco ampliar o acesso à saúde, especialmente para as populações em situação de maior vulnerabilidade.

A iniciativa realizada pela Coordenadoria de IST/Aids, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem uma estrutura completa de atendimento diretamente a locais estratégicos, em dias e horários alternativos. O objetivo é facilitar o diagnóstico e o início do tratamento para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), promovendo cuidado integral e acessível.

Com estrutura robusta, a unidade oferece testagens rápidas para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de exames para clamídia e gonorreia. Pessoas que testarem positivo para HIV já podem retirar a primeira dose da terapia antirretroviral (Tarv) no local e iniciar o acompanhamento conforme os protocolos do SUS.

O equipamento também possibilita o início das profilaxias PrEP (profilaxia pré-exposição) e PEP (profilaxia pós-exposição), além da distribuição gratuita de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes de HIV. A unidade conta ainda com triagem, coleta de exames e laboratório próprio, oferecendo atendimento completo e seguro, semelhante ao das unidades fixas da Rede Municipal Especializada (RME).

SERVIÇO — CTA da Cidade
O quê: Testagem rápida para HIV e sífilis; exames para hepatites B e C, clamídia e gonorreia; cadastro para PrEP e PEP; distribuição gratuita de preservativos (interno e externo), gel lubrificante e autoteste de HIV.

Data, horário e Local

  • 09/08 - sábado 
  • das 17h às 22h
  • Praça Brasil, Zona Leste
  • Av. Nagib Farah Maluf, 1.093 (esq. com a Rua Cecília Porto), Cohab José Bonifácio
     
  • 10/08 - domingo
  • das 17h às 22h
  • Praça Roosevelt, Centro
  • Rua João Guimarães Rosa, 137 – Consolação 

Saiba mais sobre ISTs na página da Coordenadoria de IST/Aids.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn